fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Tutorial de como jogar Free fire para iniciantes

Introdução

Se você baixou o Free Fire há pouco tempo e ainda está meio perdido no jogo, este texto pode te ajudar a ter noção de tudo que é necessário para começar a amassar no game. 

O Battle Royale da Garena é um dos jogos que mais crescem no cenário de Esports e já conquistou uma imensa comunidade no Brasil e no mundo. Hoje, já são mais de 100 milhões de usuários ativos.

Mas não se preocupe com esses números porque nós preparamos um tutorial para você começar já se destacando entre esses 100 milhões, vamos lá? 

Prota Games

Se você quer evoluir no Free Fire de um jeito muito mais rápido através de aulas especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games.

Primeiro, vamos começar com requisitos mínimos

Para jogar Free Fire, você precisa ter um celular ou computador, que atenda aos requisitos mínimos para que funcione o battle royale da Garena. 

O Free Fire tem compatibilidade com celulares Android e iOS, mas não são todos que você vai conseguir jogar. 

Para a função Android, o jogo recomenda uma versão 4.03 ou superior, além de 2GB de memória RAM, com pelo menos 1GB de espaço livre no armazenamento. 

Quando se trata do iOS, o battle royale exige, no mínimo, a versão 8.0, além de que o iPhone tenha, pelo menos, 2GB de memória RAM e 1GB de espaço livre no armazenamento, assim como o Android. 

Você deve se atentar às configurações do seu aparelho para que você rode o Free Fire tranquilamente, evitando lentidão ou problemas gráficos no jogo. 

Além disso, não é necessário possuir uma tela grande, caso você jogue no celular. Celulares como o IPHONE SE, por exemplo, não possuem uma tela grande e isso não vai prejudicar seu desempenho.

Lembre-se que treinar é uma das partes fundamentais do Free Fire. 

Além do jogo versão mobile, você pode jogar Free Fire pelo computador (PC), sabia?

No PC você pode baixar um emulador Android, como o Bluestacks, já que a versão original do game da Garena é feita apenas para celulares. 

Ao baixar o emulador e vincular sua conta da Google Play, você pode se tornar um jogador de emulador do Free Fire. 

Segundo: conexão com a Internet

Antes de baixar o jogo, seja via celular, tablet ou PC, você precisará de uma conexão Wi-Fi ou rede de dados, 3G ou 4G; 

Mas não é somente para baixar, você também vai precisar manter a conexão ativa para que consiga desempenhar todas as funções no jogo. 

Mas não se preocupe, uma simples conexão que acesse os aplicativos, Instagram, Twitter ou Tik Tok, já é o suficiente para rodar o Free Fire, ou seja, você não irá precisar da melhor conexão, mas é claro que qualidade sempre é válida! Já que ninguém gosta do famoso lag ( lentidão) ao entrar em uma partida, não é mesmo?!

Como iniciar uma partida?

Assim que você abrir o jogo, será solicitado criar uma conta. Assim que você encerrar o seu cadastro é só clicar em iniciar e será redirecionado a tela inicial do jogo, conhecida como lobby (guarde esse nome)! 

Lá você poderá coletar recompensas diárias, acessar a página de personagens e ir desbloqueando conforme evolui de nível ou adquirindo com diamantes (moeda do jogo), que você compra com dinheiro na loja virtual, que também oferece skins de personagens, incubadoras e outros itens.

Então, vale a pena ficar atento aos eventos especiais que o jogo realiza e demais funcionalidades, tudo disponível na tela inicial do jogo.

Antes de iniciar uma partida, você precisa selecionar o modo de jogo, sendo os seguintes: Modo clássico ( conhecido como casual), Modo ranqueado (para partidas competitivas, a fim de conquistar uma patente no jogo), Hora do Rush (versão menor dos mapas Bermuda e Purgatório), Contra Squad (o famoso 4×4), e a Ilha de treinamento (para você treinar novos personagens, mira, capa, gelo e até jogar x1).

Escolha um local para saltar do avião

O Free Fire é um jogo de sobrevivência, onde o único sobrevivente na zona segura (safe) é o vencedor, ou seja, quem dá o BOOYAH.

Escolher o local de saltar do avião nos mapas do Free Fire: Bermuda, Purgatório e Kalahari é o primeiro passo para jogar uma partida de Free Fire.

Antes de saltar, preste atenção em todos os detalhes do mapa e assim que saltar do avião. Observe em volta buscando por armas, os locais estratégicos e também as rotas para se manter sempre na zona segura (indicada como o círculo vermelho no mapa). Lembre-se também que o drone que sobrevoa o mapa pode revelar sua localização e a zona de perigo, indicada pela cor vermelha, pode te gerar complicações.

Ao priorizar onde você irá saltar de paraquedas, é importante escolher um local com fácil acesso a bons loots, para que você possa conseguir os melhores equipamentos, logo no início do jogo. 

Outro ponto é também priorizar a sua rotação, observando onde a zona segura ( círculo azul) irá se fechar, pois se você estiver fora, será atingido pelo gás e poderá ser fatal. 

Evite também cair muito próximo de outros jogadores. Para saber onde seus inimigos estão caindo, basta observar no mapa, as setas em vermelho indicam a posição dos seus adversários. 

Então, escolha um local onde cairá praticamente sozinho, mas que também encontrará bons equipamentos, que trarão sucesso às trocações com os oponentes. 

Para começar a se movimentar no jogo, você utiliza os botões do analógico ao lado direito da tela do celular, ou as teclas W, A, S e D caso jogue no computador. 

Procure lugares seguros

Seguindo a linha de raciocínio anterior, evitar campos abertos quando for escolher o seu local do mapa é fundamental, até porque ninguém quer ser pego de surpresa e já voltar para o lobby de início, não é mesmo?!

Uma das principais dicas de como começar no Free Fire é se manter sempre em locais seguros, mesmo que no final com a safe fechando, você não consiga controlar tanto essa estratégia. 

Essa dica também inclui que você saia na frente dos seus adversários, ou seja, ao saber que você precisa selecionar um local do mapa que não revele sua localização facilmente, você evita ficar correndo na frente dos seus oponentes e chamando atenção desnecessária. 

Inclusive, no cenário competitivo, as principais trocações das partidas acontecem quando os squads(equipes) tentam dominar locais que elas consideram seguros.

Evite ficar parado

Assim chegamos ao próximo passo de como jogar Free Fire, que é não ficar parado. 

Ficar se movimentando aleatoriamente pode te deixar exposto, inclusive, a tomar o famoso capa. 

Mas não quer dizer que você não precisa andar pelo mapa, apenas para tomar cuidado nos locais que você irá aparecer, observando se os seus inimigos não estão te monitorando.

Vale lembrar que, quando você estiver dentro de alguma casa ou guarita, mexa seu personagem de um lado para o outro, pois alguém pode estar te mirando a distância e pode acabar voltando para o lobby por conta disso. 

Essa técnica também vale para quando você estiver pegando loot de algum inimigo caído, drop ou qualquer outra situação. Sempre se mexa!

Saiba escolher seu arsenal de armas

Como comentamos anteriormente, fazer um bom loot, ou seja, buscar os equipamentos que estão dispostos nas casas, air drops, drops e campo aberto, é algo importante em diversas situações no Free Fire. 

Quando você acessar o seu inventário é possível ver os itens que você adquiriu. Um dos equipamentos essenciais, são as armas, onde cada uma possui seus atributos e são úteis em determinadas situações. Então, vale a pena ler sobre as armas do Free Fire para fazer escolhas que favoreçam as suas gameplays.

Mas de antemão, defina seu estilo de jogo, pois ele facilitará na escolha da arma ideal, ou seja, se você for mais estratégico, procure por armas que ataquem à distância. Já se for jogar no estilo agressivo, procure um conjunto de armas de curto e médio alcance. 

Não seja um alvo fácil

Para escapar, utilize bem o botão de corrida, ele é muito importante, porque é um botão fixo e permite que você descanse os dedos para ficar a postos para mirar e atirar nos inimigos, caso precise. 

Além disso, não fique parado e sempre que pegar um item ou dropar um item, deite-se para não ser notado. Quando atirarem em você, pule ou abaixe para dificultar de ser atingido, como também você retribuir na trocação.

Encerramento

E esses foram os princípios básicos para você conseguir ter um bom começo no jogo, não se tornar um alvo fácil e ensaiar aí as suas primeiras quedas. Pode ter certeza que com um pouco de treino e prática, logo logo você já fará tudo isso intuitivamente.

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares