fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Seeyun, KING BR e Cadu (Análise – Como Ganhar uma FNCS)

Introdução

Fala meus proplayers, como vocês estão? Tudo certo? Já faz alguns dias desde que a última FNCS acabou mas o aprendizado nunca acaba, não é mesmo? Então hoje vamos falar um pouco sobre as partidas do trio vencedor da FNCS e como eles conseguiram vencer o campeonato. Vamos conversar sobre muitos aspectos, até alguns que não se encontram dentro de jogo, mas que são importantíssimos em campeonatos como este.

Teremos mais um campeonato em breve no mesmo formato de Trios e você já pode aproveitar para explorar os melhores pontos dessa season para se dar bem em seus treinos na arena junto com seus amigos! Mas antes de começar, vamos a pergunta do dia: pra quem você torceu na última FNCS? Seu ídolo jogou bem? Superou as expectativas? Não jogou tão bem? Conta pra gente e vamos ver se temos mais fãs felizes do que decepcionados!

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

1.Sobre a estratégia de jogo (Early game)

Antes de começar a falar sobre as rotações e as tomadas de decisão dentro de jogo, vamos falar um pouco sobre o drop deles e o early game. Desde o final da temporada 4, Seeyun vem observado o Penhasco Praiano como um ótimo ponto de interesse para o fim de jogo e conseguiram uma estratégia sólida para levar as partidas para o endgame, que é o que importa nesse tipo de competição, se tratando de uma final.

A estratégia desse trio é acumular muitas fontes de cura com os pontos de pesca. Os jogadores caem splitados, sendo 2 dentro da cidade e o KINGBR em uma cabana/casa próxima do Penhasco Praiano. Obviamente em algumas partidas você não vai conseguir isso, mas quando falamos de partidas profissionais, principalmente em uma final de FNCS, isso é muito comum. Alguns trios simplesmente conseguem muito espaço em um ponto de interesse tal que eles conseguem expandir sua localização e conseguir ainda mais recursos. Um outro ponto que nem precisamos citar é a movimentação até o meio do mapa com os carros que ainda é muito viável nesse estágio de campeonato e por enquanto, no metagame (porque os carros continuam como veículos na Temporada 6).

Uma outra estratégia que vamos citar mais à frente é a jogada do duplo arpão e sniper. Como já falamos em alguns textos, o arpão é um item coringa de muita utilidade e flexibilidade, que você pode tanto usar para conseguir puxar itens, inimigos derrubados e até aliados assim como você pode abusar desse item para quebrar paredes de madeira no lowground para invadir uma box como até essa jogada que citamos acima, onde dois jogadores usam o arpão imediatamente para quebrar paredes e um aliado usa a sniper para tentar uma tag ou eliminação.

Com isso, o inventário deles sempre tem Espingardas e Rifles de Assalto (padrão de qualquer trio), 2 arpões e 1 sniper (que geralmente fica com o Seeyun porque ele joga de uma distância maior comparado com os outros aliados do trio) e itens de cura como Kits médicos e peixinhos, além dos tradicionais minishields, splashes e escudos grandes. Como geralmente não existe contestação em seu ponto de interesse, eles podem lootear tranquilamente seu ponto de interesse para sair com o máximo de recursos para o midgame.

2. Jogando em volta de tags

Um outro ponto muito interessante e importante para citar a você que está vendo esse artigo é que, em um campeonato como esse, pode ser muito comum trios disputarem pontos de interesse, mas existem muitos casos como desse trio, que ninguém contesta nada e eles saem apenas com os recursos do Penhasco Praiano. E aí surge um outro problema quando falamos de lobbys que estão recheados de jogadores: surto da tempestade.

O Surto da Tempestade (também conhecido como Storm Surge) serve como um balanceador do servidor para evitar problemas de performance do jogo e dos jogadores, onde ele limita um número de jogadores por safezone. O jogo soma todo o dano causado por todos os jogadores e cria uma ‘nota de corte’, que é a média de dano de todo o servidor. Se você estiver acima desse número, nada acontece, mas se você está abaixo é um grande problema. 

Vamos supor que o limitador de uma safezone é de 70 jogadores, e temos 88 vivos (o que é absolutamente normal quando falamos de finais de FNCS). O servidor vai começar a lançar raios do céu, fazendo com que todos os jogadores ABAIXO dessa média de dano tomem 25 de dano a cada 5 segundos. Mas você deve estar se perguntando: ok, mas o que o Surto da Tempestade tem a ver com nosso texto? TUDO.

Pelo fato de cair em algum ponto afastado ou simplesmente não ter contestação em seu drop, significa que você está absolutamente zerado, você não causou dano a nenhum jogador e muito provavelmente vai estar abaixo da média do servidor e vai começar a ser punido por isso. Por isso sua movimentação dentro do jogo deve ser RÁPIDA E OBJETIVA.

Verifique seus recursos, o tempo para que a safe comece a se movimentar e principalmente: quantos jogadores ainda estão vivos e quão longe você pode estar da safezone. Por mais que você não consiga abates de início na partida ou até mesmo em algumas trocas, lembre-se que apenas dar tag em seus oponentes é o suficiente para que você consiga sobreviver. Mas como você pode dar tag corretamente?

Geralmente dar tag significa marcar oponentes, então você deve aproveitar qualquer brecha onde você se encontra em uma situação e posicionamento confortável pra isso. Você consegue Tags se posicionando nas safezones antes dos seus oponentes, marcando a rotação de jogadores ou simplesmente punindo algumas brigas que acabam se tornando muito abertas, e aí a jogada dos arpões ou a sniper faz muita diferença, porque ao invés de dar 1 ou 2 tiros no corpo do oponente e dar de 50 a 60 de dano, você com 1 tiro no corpo do oponente de sniper já causa mais de 100 de dano, o que é muito dano falando da média do servidor.

3. A importância da observação e das tomadas de decisão

Já falamos algumas vezes aqui e podemos confirmar: Seeyun é um dos melhores IGLs do nosso servidor e também é destaque no mundo. Ele consegue estudar o jogo, as condições de safe e de posicionamento sempre para dar a melhor chamada e colocar seus companheiros em boa posição. Sua building é muito boa e combinando com sua noção de jogo, ele consegue fazer caminhos com precisão e principalmente com alguma razão. Ele não vai buildar para nada, ele sempre está pensando em alguma maneira de conseguir pegar o higherground ou conseguir se posicionar no lowground ou contestar um posicionamento.

Os melhores momentos de observação são entre as safes 3 e 5. A terceira safe, por mais que seja bem grande, dependendo de como você se posicionar para a safe 4 já é um caminho e tanto para conseguir um higherground ou contestar algum posicionamento. Assistir as partidas desse trio te dá muita noção de jogo e entender quais podem ser bons momentos para garantir um higherground, punir um adversário distraído ou jogar para o lowground. Por isso se você é IGL, se atente e utilize seus cones para ter informação privilegiada e escolher corretamente suas decisões. Você pode ouvir jogadores tomando dano ou tendo o shield quebrado próximos a você, assim como dano do Surto da Tempestade. Isso pode ser o gatilho para entrar em alguma luta ou em alguma box para conseguir refreshes e eliminações, o que é muito importante nesse campeonato, já que cada eliminação garante 2 pontos.

Observe os jogadores à sua volta, onde existe uma quantidade grande de construções, uma grande quantidade de jogadores e terrenos elevados naturais que servirão como base em futuras safezones. Lembre-se que a movimentação entre as safes 4 e 6 são importantíssimas, principalmente com o tempo de descanso entre as safes (tempo onde a safe fica parada e você pode utilizar para tomar alguma decisão ou se curar junto à sua equipe, além de dividir recursos), então não hesite em gastar a maioria dos seus recursos para se conectar a outras builds e garantir espaço.

Um outro ponto muito interessante do endgame deles e da movimentação do Seeyun é quando ele decide mudar de layer (camada) de build. Quando você divide a mesma camada com outro jogador, pode acabar ficando encurralado ou pronto para cair em alguma armadilha, lembrando que muitas vezes a safe acaba voltando e você se movimenta no mesmo lugar onde você construiu. Então tentar isolar sua equipe em uma camada de build (seja descendo uma, subindo uma ou indo um pouco para o lado) sempre vai garantir um bom posicionamento para você e para sua equipe no restante da partida.

4. Jogando no higherground VS jogando no lowground

O mais interessante é ver como o trio consegue se portar em diferentes situações de jogo. O Seeyun é o IGL e Pathmaker, o cara que vai tomar as decisões para a sua equipe e fica responsável por criar os caminhos para os aliados passarem em meio à bagunça que é uma Moving Storm; O KINGBR é o Fragger, jogador que é agressivo e tenta conseguir abates e refreshes para ajudar Seeyun a sempre ter recursos para construir e o Cadu joga como um suporte, mas de uma maneira tão agressiva quanto o KINGBR, tanto é que os dois sempre jogam juntos. O Cadu tem um trabalho muito interessante de usar suas peças para fazer o piece control para que o KINGBR consiga pegar os abates, principalmente com o duplo arpão.

Os recursos de metal e pedra SEMPRE ficam com o Seeyun, enquanto a madeira fica com os outros dois jogadores para conseguirem fazer o piece control. A todo momento quando você assiste os três jogadores juntos no endgame, eles estão sempre fazendo refreshes e dividindo recursos nos tempos de descanso da safe. Mas é claro que nem sempre eles conseguem jogar pelo higherground, e o Seeyun sempre tem ciência de como eles podem jogar. Mesmo jogando no higherground ou no low, a movimentação inicial deles sempre é feita com a Quicante. Claro que na nova temporada teremos novos itens ou maneiras de se movimentar, então aproveite para se movimentar entre a safe 4 e 5 e entre a safe 5 e 6. Quando eles jogam pelo higherground, o Seeyun abusa muito de cabecear a safe (sempre estar andando à frente, junto com a borda da tempestade). Com isso, os outros dois jogadores começam a punir oponentes embaixo deles, com uma dica crucial do Seeyun: sempre atire pulando quando estiver no higherground! Você já está bem posicionado, o que você precisa fazer agora é colocar pressão nos seus oponentes, deixando eles em situação desconfortável para tentar contestar o high e não tomar tiro de snipers de baixo, o que pode ser fatal para uma contestação.

Quando eles estão com poucos recursos ou tem que jogar pelo lowground porque estão longe ou porque a região de cima já está muito povoada, os jogadores jogam juntos, box a box, vendo adversários próximos ou na mesma camada de build para engolir os mesmos e conseguir recursos para continuar no jogo. Nesse ponto o arpão também é muito importante para coletar recursos e tentar avançar em jogadores desprevenidos.

Conclusão

E com isso estamos encerrando o texto de hoje! Se você tá esperando aquele resumão pra entender o que aconteceu na final da FNCS, pode deixar que o resumão tá aí!

  • Faça uma estratégia de jogo consistente fazendo uma leitura do metagame e de quais recursos você precisa para conseguir a vitória;
  • Abuse de se posicionar antes para conseguir tags nos adversários para não ser punido com a storm surge;
  • Observe o mapa ao seu redor na metade do jogo e utilize qualquer movimentação possível para sair na frente. Também abuse das construções vazias adversárias e da deadzone (lugares onde os inimigos não marcam);
  • Assista partidas para ter a noção de como jogar corretamente no higherground ou no low. Não importa seu posicionamento, se você souber jogar sempre terá chance de vitória!

E depois desse resumão, é hora de praticar e melhorar! Quem sabe você não seja o nome vitorioso da próxima FNCS? Basta você querer! Vou indo nessa, até a próxima!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares