fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Ranking de Dificuldade de Todos os Agentes Do Valorant

INTRODUÇÃO

Saudações, jogador! Se tem algo que diferencia Valorant de outros FPS, é a sua variedade de personagens disponíveis para você jogar. Cada um com suas personalidades e habilidades, esses que são chamados de agentes, agregam uma complexidade e background bastante importante para o jogo.

Embora Valorant seja um jogo com regras claras e objetivas, jogar com cada agente requer um tipo diferente de abordagem e organização. A partir disso, iremos no texto de hoje, ranquear por dificuldade, todos os agentes de Valorant, disponíveis até então, do mais fácil ao mais difícil.

Sabemos que cada player tem uma visão e consequentemente uma opinião sobre a dificuldade de cada agente. Visto que suas experiências em jogos anteriores, e até mesmo uma facilidade ou dificuldade pessoal, fazem com que cada jogador tenha suas preferências.

Logo, tentaremos aqui, basearmos em experiências gerais e de práticas, em um contexto onde poderemos avaliar cada agente, de acordo com suas habilidades e gameplays, através de todos os mapas disponíveis até então.

Prota Games

Se você quer evoluir no Valorant de um jeito muito mais rápido com aulas de especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games

SAGE

Apesar de ser uma agente extremamente importante no jogo, Sage pode ser de certa forma considerada bem fácil de se jogar. Isso porque ao abordar um estilo de jogo contido e seguro, suas habilidades pouco requerem uma dinâmica diferenciada de gameplay. Com habilidades extremamente objetivas e diretas, você consegue entender a função da agente ao passar rapidamente o olho pela sua biografia.

Dessa forma, mesmo que você nunca tenha jogado com ela, você conseguirá pegar o jeito da agente muito facilmente. Com uma parede de gelo simples, mas extremamente eficiente, você consegue não só barrar seus inimigos, mas usá-la para reviver personagens com sua Ultimate. E já que estamos falando de uma personagem defensiva, com um simples clique você consegue se curar ou curar seus companheiros de equipe. Para finalizar, essa agente ainda possui um orbe de lentidão, que pode ser facilmente mirado e jogado para o lugar onde você deseja, desde que esteja em seu campo de visão.

Sendo assim, podemos perceber que o motivo de Sage ser uma das agentes mais queridas e mais escolhidas entre os jogadores, não se dá só pela sua extrema importância em uma equipe, mas também pela facilidade e dinâmica simples e objetiva que ela apresenta.

SKYE

Skye é uma agente lançada há não muito tempo. A princípio ela veio para dar uma nova camada ao jogo, mas acabou por se tornar uma personagem com habilidades não muito distintas dos outros. Uma boa pedida principalmente para quem está começando no jogo e não precisa de habilidades que requerem uma técnica e foco maior, Skye dispõe de um arsenal simples, mas nem por isso ineficiente.

Com um amuleto em forma de falcão, Skye garante a você uma típica flashbang para cegar os inimigos desprevenidos. Suas outras habilidades não fogem muito dessa simplicidade, sendo uma gerada por um lobo que explode e causa danos aos inimigos atingidos e o outro um bom e necessária amuleto que serve para curar os companheiros de equipe em um alcance suficientemente bom.

Para finalizar com sua Ultimate, Skye envia três rastreadores que caso atinja algum inimigo, causa visão turva, consequentemente servindo para você ou seus companheiros o pegarem enquanto ele não consegue os ver. De qualquer forma, Skye chegou para garantir mais opções aos players, porém pode ser facilmente usada por novos jogadores, uma vez que não dispõe de habilidades mirabolantes ou complexas demais.

RAZE

A única personagem brasileira de Valorant, caiu nas graças do público não só pelo seu jeito carismático, mas também por ter uma boa dinâmica e habilidades extremamente objetivas. Raze é uma personagem de fácil acesso, principalmente pelo fato de suas habilidades terem um eficiente poder de dano, o que facilita e pode garantir algumas kills para os jogadores iniciantes.

Suas granadas e seu robô são de acessível manuseio, uma vez que eles atingem um espaço extremamente amplo que pode atingir vários inimigos ao mesmo tempo. Sem falar em suas cargas explosivas que tem como objetivo não só dar dano nos inimigos como podem ser usadas para dar incríveis saltos com a agente. E se isso não é o suficiente para torná-la uma personagem valiosa, Raze ainda garante uma Ultimate poderosíssima que não só é tranquila de manusear, como pode garantir a morte de um Squad inteiro caso eles estejam andando juntos em um espaço muito pequeno.

Assim, a duelista se garante como uma das agentes mais poderosas e eficientes no jogo, o que consequentemente também a faz ser uma agente fácil e uma boa pedida para jogadores que não necessitam de muita complexidade e só querem garantir um bom frag ao final do jogo.

REYNA

Escolhida principalmente por aqueles que amam um bom rush e um bom poder de ataque, Reyna é uma das agentes mais garantidas em cenários competitivos. Isso se explica pelo fato dela possuir excelentes e precisas habilidades, que embora pareçam de difíceis entendimento, são tranquilas de serem usadas, uma vez que você pegue e domine o seu jeito.

Embora suas duas principais habilidades dependem de um inimigo morto por parte sua, elas são extremamente eficientes, principalmente em um combate direto contra os adversários. Os orbes de alma deixados pelos inimigos abatidos, garantem que você não só renove sua vida como fique inatingível por um tempo. Porém, a verdade é que aqui, é necessária uma boa agilidade por parte do jogador para conseguir matar e ativar as habilidades logo em sequência,

visto que o tempo para usar as habilidades logo após o seu abate, é curto, e deve ser tomado em uma decisão rápida por parte do jogador.

Sua Ultimate talvez seja um das mais desequilibradas e eficientes no jogo, uma vez que em um total estado de frenesi, você aumentará a velocidade dos seus disparos e equipamentos. Ainda para ajudar, ao fazer um abate você renovará a duração da Ultimate.

Sua habilidade mais fácil, mas que também é de extrema eficiência, se dá pelo seu olho em forma de orbe que deixa a visão dos inimigos limitada, logo, sendo muito boa para ser usada em um rush frenético do time.

BRIMSTONE

Os utilitários do nosso agente americano demandam um certo tipo de tempo para que você se acostume. Sua fumaça celeste por exemplo, embora seja uma das mais eficientes, requer um cuidado inicial por parte do jogador.

É preciso que o player acostume com o mini mapa que aparece, para poder marcar os locais exatos onde as nuvens vão cair. Porém, o maior problema aqui é fazer isso enquanto a partida está em andamento, o que pode te deixar em uma situação problemática se você não for rápido o suficiente para logo em seguida, fazer um entry com seus amigos.

Seu lançador de granadas e seu sinalizador estimulante são o que podem ser considerados de mais fácil por parte do agente, visto que eles são extremamente didáticos e instrutivos por si só. O mesmo podemos dizer para sua poderosa Ultimate, um ataque orbital de longo alcance que garante que você defenda a Spike, ativando-a no momento necessário. A questão aqui é novamente você ser preciso ao indica-la no lugar certo do mini mapa do agente, o que cá entre nós não é lá muito difícil.

JETT

Jett é provavelmente uma das agentes mais conhecidas para quem joga ou até mesmo quem conhece pouco o Valorant. Ela é a definição perfeita de uma personagem simples e de grande mobilidade, mas que garante habilidades certeiras. Digamos que ela é a cara do game. Não tão difícil por ter habilidades objetivas e concretas, mas também não tão fácil por exigir um controle e mobilidade maior por parte dos players.

A começar pela sua habilidade Q, que garante um impulso instantâneo fazendo com que a personagem salte em qualquer lugar. Dessa forma, lugares improváveis e diferenciados devem

ser o foco de atenção de jogadores que jogam com a Jett, uma vez que garantir um bom lugar em cima de qualquer lugar no mapa, te dá uma vantagem suficientemente satisfatória.

O impulso que faz da Jett uma agente especial, também faz parte da sua habilidade principal, que é capaz de a impelir para frente ou para trás. Usar essa habilidade requer um bom reflexo e domínio para que sua mobilidade a ajude nas horas do aperto.

A Ultimate da Jett, embora simples, demanda um certo foco por parte do jogador, para que ela não seja utilizada de maneira ineficiente. Já sua última e não menos importante habilidade, se dá por uma nuvem de fumaça que embora seja maleável, é extremamente precisa e garante facilmente um bloqueio de lugares específicos.

PHOENIX

A princípio, Phoenix parece ser um dos agentes mais fáceis de se jogar. Porém, deve se atentar a certas questões para não o utilizar da maneira errada e acabar prejudicando a sua gameplay.

Sua bola curva por exemplo, pode ser facilmente usada de maneira errada, principalmente para quem está começando, fazendo com que muitas vezes você cegue a si mesmo e a seus companheiros de equipe.

Outra habilidade desse agente que pode prejudicar diretamente o seu time, é a chamada “Mãos Quentes”, queembora sirva tanto para queimar os adversários quanto para lhe curar, também pode queimar seus próprios companheiros, fazendo com que você deva ter um extremo cuidado ao jogá-la em um curto espaço de uma área.

Sua labareda de fogo pode ser considerada a habilidade mais fácil, por ser simples e objetiva, mas para compensar, sua Ultimate é uma das que mais pode deixar o jogador em maus lençóis, uma vez que a qualquer momento um inimigo pode aparecer pelas suas costas e mata-lo no exato momento em que você volta “a vida”.

SOVA

Sova é um agente que provavelmente divide opiniões. Embora ele seja o agente que inicia o tutorial do game, e muitos o considerem tranquilo e bem simples de se jogar, outros já possuem uma opinião contrária. Isso se dá pelo fato de que suas habilidades, embora pareçam evidentes, na verdade não são.

Começando por suas duas flechas, rastreadora e de choque, que apesar de serem totalmente dinâmicas e objetivas, necessitam de uma certa habilidade para que os jogadores as acertem em locais estratégicos. Quem nunca jogou com um companheiro de equipe ou oponente que disparou uma flecha rastreadora em um lugar totalmente inusitado que simplesmente não revelou inimigo algum, fazendo com que sua habilidade tenha sido gasta em vão?! Isso se dá pelo fato de que apesar de parecer de simples uso, essas duas habilidades requerem uma boa técnica e visão de jogo.

E se as flechas requerem foco e atenção na hora de usá-las, seu drone não se faz muito diferente disso, visto que é necessário utilizá-lo nos momentos certos, para não ser pego de surpresa em um rush frenético dos inimigos enquanto você está ali parado.

Finalizando, sua Ultimate também requer precisão e atenção na hora de usá-la. Isso porque, para pegar o inimigo desprevenido e usar a ultimate a seu favor para pelo menos garantir uma kill, você deve se atentar ao lugar exato onde seu adversário está, ao mesmo tempo que deve tentar garantir que ele não fuja dali enquanto é atacado.

BREACH

Breach é um agente que possui um certeiro e necessário controle de equipe. Assim como Sova, Breach a principio transparece ser um agente fácil de jogar, mas com um certo tempo de gameplay, percebemos que suas habilidades são mais complexas do que parecem.

Pra começo de conversa, usar as habilidades de Breach requer não só um bom posicionamento, mas também uma ponderação para garantir que seus companheiros não sejam atingidos.

Seu estopim que cega quem está do outro lado, e seu pós choque que causa dano aos inimigos, devem ser usados em um bom e garantido posicionamento, visto que muitas vezes você não sabe o que esperar do outro lado do território. Sua falha tectônica e sua Ultimate de nome onda trovejante, embora sejam de certa forma simples e objetivas, devem ser usadas não só para garantir com que os inimigos sejam atingidos, mas também para pegá-los fugindo, fazendo com que você tenha atenção redobrada e uma boa e eficiente agilidade.

KILLJOY

Lançada no Ato 2 do game, Killjoy é uma agente extremamente estratégica para ser usada principalmente para defender os bombsides. Logo, pontos estratégicos é o que define o uso dessa agente.

Sua sentinela automática por exemplo, apesar de ser bem intuitiva, é uma habilidade que requer ser colocada em um local amplo e de difícil acesso, para que os inimigos não a destruam logo de cara.  Outra habilidade sua que necessita de um bom entendimento de mapa e pontos estratégicos por parte do player, é seu robô de detecção, que pega os adversários de surpresa, os deixando em situações de vulnerabilidade, assim como sua granada oculta que deve ser acionada para atingir os inimigos. O problema maior com essa agente, é justamente o fato de os inimigos conseguirem visualizar tais objetos, e o que poderia ser eficientes habilidades, se transformam em algo frustrante caso o adversário as destrua antes mesmo delas lhe fazerem o devido estrago. Dessa forma os players devem ser atentar ao escolherem lugares sutis e que podem passar despercebidos pelos inimigos.

Para finalizar, sua Ultimate não fica muito longe de suas características iniciais. Da mesma forma que as outras habilidades, o dispositivo usado para sua Ultimate, deve sempre ser colocado em um espaço onde não só, não tenha perigo de um inimigo destruí-la, como também deve garantir um bom espaço para atingir a mais ampla área do jogo.

CYPHER

Cypher talvez seja o agente com maior controle de visão no jogo. Pelo fato dele necessitar se posicionar de forma estratégica, podendo ser usado até para defender bombsides sozinhos, Cypher se tornou um agente que de certa forma é bem difícil de jogar.

A começar pela sua principal habilidade, a câmera de vigilância de Cypher, deve necessariamente sempre ser colocada em um local estratégico, para que os adversários não só sejam spotados de surpresa, como tenha uma visão ampla para que o jogador consiga ver tudo o que está acontecendo naquela área.

Outra habilidade que requer ser inserida em um local estratégico, é seu fio-armadilha, uma vez que, novamente, deve ser certificada para pegar o inimigo de surpresa. E se essas duas habilidades requerem uma atenção maior em relação aos inimigos, a sua Ultimate não foge muito disso. Apesar de necessitar ser usada apenas em inimigos que já estão mortos, ela é de suma importância não só para o agente, mas para toda a sua equipe, uma vez que ela revela onde todos os inimigos estão, fazendo dela uma ferramenta importantíssima, mas que deve ser usada com cautela e segurança.

A habilidade que pode ser considerada mais comum e de mais fácil manuseio desse agente é sua jaula cibernética. Embora seja preciso ter uma ideia boa do posicionamento do projétil que você joga antes de ativá-lo, ela por muitas vezes é utilizada em conjunto com o próprio fio-

armadilha, o que faz com que definitivamente dê a característica de Cypher ser um agente extremamente estratégico que necessita ser jogado por um player cauteloso e focado.

YORU

O agente novato e nativo do Japão de nome Yoru, possui um arsenal de habilidades que não são nada simples de se usar. Misturando mobilidade, técnica e bom posicionamento, as habilidades de Yoru, sendo usadas de maneiras corretas, com toda certeza garantirão ao jogador uma ótima gameplay.

A começar pelo seu flash de nome Ponto Cego, que não se difere muito no quesito exclusividade em relação aos flashes de outros agentes, mas que é extremamente preciso e rápido, fazendo apenas com o que o player tenha cuidado e escolha o local perfeito, e até mesmo criativo, para usá-lo.

Sua habilidade C, é uma das habilidades que podem ser usadas de duas maneiras diferentes, porém as duas com o mesmo objetivo: Enganar o adversário. Por isso, elas devem ser usadas com extrema cautela e principalmente no momento certo, uma vez que seus passos falsos lhe garantirão que você pegue os inimigos de surpresa.

Sua última habilidade, juntamente com sua Ultimate, mostra ainda mais como esse agente não só é diferenciado, mas também de difícil acesso. Teleportar-se e entrar em outra dimensão para não ser afetado nem visto, se faz de bom uso, principalmente para pegar os adversários em momentos inesperados, por isso devem ser usados na hora certa. Dessa forma, Yoru se mostra um promissor agente que deve ser levado em conta na hora de escolhê-lo para jogar, uma vez que jogar com ele não é tão simples quanto parece.

OMEN

Se tem um agente que requer técnica e um bom domínio de mapa, esse agente é o Omen. Se a maioria dos agentes anteriores não necessitavam de uma mecânica altamente precisa, o nosso fantasmagórico personagem necessita de uma gameplay que requer não só artifícios diferenciados como também uma boa tática e uma boa agilidade para quem está do outro lado da tela.

A começar pelo fato dele ser um dos únicos personagens, assim como o citado anterior, que dispõe de habilidades que inclui teleportes. Omen mostra como um agente pode ser diferenciado, mas totalmente eficiente. Seu orbe sombrio por exemplo, requer uma dinâmica e entendimento rápido para poder acertar o local do alvo enquanto o tiroteio acontece.

Em relação a sua habilidade de teleporte, é necessário que o player consiga entender a dinâmica e os benefícios que um teleporte proporciona. A ideia aqui, é sempre tentar se teleportar para um lugar onde o inimigo não esteja esperando. E se o teleporte é uma de suas habilidades essenciais, a Ultimate só confirma como esse é um interessantíssimo agente. Ao ir para qualquer lugar do mapa, você provavelmente achará que a estratégia simples e eficiente é teleportar para a base do inimigo, onde você não só poderá pegá-los de costas, como terá informações privilegiadas logo no começo da rodada. Porém, deve-se entender que as coisas não são tão simples assim, uma vez que ao se teleportar, todos os jogadores ficam sabendo da sua jogada. Logo, é preciso muita cautela e principalmente uma boa estratégia para teleportar- se para um lugar onde o inimigo não esteja te esperando.

Finalizando com a habilidade de mais fácil manuseio do Omen, seu projétil sombrio, é muito útil para quem gosta de rushar, fazendo com que a visão dos adversários seja reduzida. Dessa forma, podemos considerar esse agente, um ótimo e poderoso personagem, mas que muito provavelmente demorará um pouco para que você pegue o seu jeito.

VIPER

Viper, assim como a última agente dessa lista, possui habilidades recarregáveis, garantindo não só uma maior dificuldade de entendimento de sua gameplay, como uma necessidade maior de foco e domínio por parte do jogador. Não é à toa que a agente americana, tem um histórico de muitos buffs e nerfs ao longo dos últimos meses.

Sua habilidade principal, por exemplo, requer um bom posicionamento e ciência da partida para que o player usa sua cortina tóxica, não só a partir de uma área satisfatória, mas também nos momentos certos. O mesmo pode ser dito para seu veneno de cobra, que causa dano e reduz a velocidade dos inimigos, podendo ser muito bem usados para segurar um rush adversário.

Se as duas habilidades anteriores devem ser usadas de maneiras certeiras, sua nuvem venenosa não se faz diferente. Tal gás tóxico que garante o bloqueio de visão dos adversários, ainda possui um extra que necessitará de uma mobilidade maior do player, já que é uma ferramenta que pode ser recolhida e reposicionada em outro lugar.

Para finalizar, sua Ultimate talvez seja uma das que mais importantes de serem usadas. Isso porque ela muito provavelmente será utilizada nos After Plants, deixando a rodada daquela partida, totalmente em suas mãos.

ASTRA

Como de costume, vire e mexe Valorant vem apresentando novos e diferenciados agentes. A agente mais recente lançada até então, não só pode ser considerada como a mais difícil, mas também como uma das mais complexas. Astra não veio apenas para atualizar o arsenal de agentes do game, mas também para dar uma modificada e uma nova visão, abrindo um possível leque para futuros novos agentes a serem trabalhados.

Para começo de conversa, diferente de todos os outros agentes, Astra possui uma dinâmica diversificada para suas habilidades. Essas dependem de estrelas que ela coloca a partir de uma forma de Plano Astral, assim, alojar essas estrelas em pontos estratégicos do mapa, fará toda a diferença.

Outro detalhe que faz da agente uma boa, mas complexa personagem, é que suas habilidades também são recarregáveis, o que dá ao player possibilidades extras para usá-las novamente. E embora suas habilidades principais não sejam tão diferentes das outras vistas até aqui então, como uma fumaça nebulosa bem parecida com a do Omen, ou sua chamada Pulso Nova que atordoa os inimigos da mesma forma que o atordoamento do Breach, sua Ultimate renova as possibilidades e mostra como Valorant está longe de ser um jogo simples.

A chamada “Divisa Cósmica”, requer ao jogador uma boa visão de mapa, e embora seja uma Ultimate extremamente poderosa, ela deve ser usada com cautela e precisão, garantindo a proteção da Spike por exemplo, ou até mesmo uma garantia de defesa em geral, contra os inimigos.

Astra ainda possui uma habilidade que faz com que os inimigos sejam puxados em direção a um centro que os deixam frágeis. Essa habilidade, assim como as outras, deve ser colocada previamente em uma local estratégico e certeiro, o que dificulta ainda mais o uso da agente.

Dessa forma, podemos considerar a Astra a agente mais difícil de se jogar, não só pela sua alta complexidade, mas por ser a mais recente lançada, visto que ainda serão preciso muitas horas de gameplay para os jogadores entenderem a de fato e conseguirem usá-la de maneira cem por cento eficiente e dinâmica.

CONCLUSÃO

A variedade de agentes de Valorant faz com que o jogo cresça cada vez mais. Em um cenário onde a diversidade faz o game mais completo e dinâmico, muitos jogadores podem e certamente sentirão mais afinidades com um ou outro agente, o que garante uma comunidade ampla e em constante crescimento.

Assim como em League of Legends, a Riot aposta em personagens com todo os tipos de habilidades. Apesar de Valorant não possuir um arsenal de agentes tão grande em relação ao LOL, ainda assim garante um divertimento e variedades de gameplays suficientemente necessárias. Logo, pensar em agentes mais fáceis e mais difíceis de se jogar é algo natural, visto que cada agente é único e diferente.Porém, o que mais vai importar aqui, é que você saiba jogar com a mesma intensidade e qualidade, com diferentes agentes, independente de suas habilidades. Sentir se seguro e tranquilo em jogar com um agente em específico não é problema, porém, jogar com vários, só mostrará como você se adapta e consegue entender de fato a essência do jogo

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares