fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Qual o Novo meta do Fortnite – Temporada 6

Introdução

Fala meus proplayers, tudo bem com vocês? Hoje vamos fazer um balanço de como está funcionando a nova temporada do Fortnite! Vamos conversar um pouco sobre o metagame e de como as mudanças da nova temporada afetaram o competitivo do jogo. Para comentarmos um pouco sobre como o meta mudou, vamos comentar em cima de scrims dos profissionais jogando recentemente, onde vamos falar de todos os estágios do jogo.

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

1.Early Game, Drops e inventário

O Fortnite mudou muitas coisas na virada de Temporada. Tivemos alterações nas armas, remoção de umas e adição de outras, além da mecânica nova de criação e coleta. Também temos aquela mudança padrão de mapa, onde alguns pontos de interesse mudam e alguns começam a ter uma visibilidade maior.

A grande diferença do Early Game é que seus drops agora criam o caminho para suas criações de armas. Também existem algumas alterações grandes em quesito de materiais, já que o mapa basicamente foi dividido em Primal e Mecânico, onde o loot Primal (como o próprio nome sugere) tem menos veículos para rotação para o midgame (comparado com áreas urbanas) e você pode encontrar dificuldades de conseguir metal, enquanto as áreas urbanas estão recheadas de Peças Mecânicas, mas a grande maioria delas estão na borda do mapa, o que força você a rotacionar cedo.

Falando em Peças Mecânicas, lembre-se que basicamente você deve ter um foco de quantas Peças Mecânicas você quer ter até o estágio do Midgame para conseguir fazer todos os upgrades que você deseja. Tendo armas improvisadas de raridade azul em mãos, você facilmente pode chegar até a SPAS Épica e a Scar que já são um passo acima dos outros jogadores. Alguns lugares no mapa estão carregados de Peças Mecânicas, como por exemplo as Docas Desleixadas, a Ilha ao sul do mapa e também os carros compactos, aquela região de sucata perto das Docas. Esses lugares proporcionam peças mecânicas suficientes para fazer o armamento do seu trio com certa tranquilidade.

Além disso, uma outra mudança no jogo impacta diretamente seus recursos é a quantidade de munição que pode ser levada. Como você pode levar uma quantidade menor de munição durante a partida, isso significa que você tem que aproveitar todas as oportunidades para conseguir o máximo de munição, já que quando você eliminar jogadores, eles também não terão tanta munição e sua gestão de recursos pode ficar complicada. Por isso lembre-se que se for possível, utilize arcos no estágio de Early e Midgame para economizar munição para pegar jogadores em estágios avançados do jogo.

Quando falamos de inventário, alguns itens continuam muito fortes e flexíveis no meta, como por exemplo os arpões. Como as snipers saíram do meta, os jogadores tiveram que trocar um dos utilitários para conseguir tags durante o meio do jogo. As espingardas basicamente são altamente quebradas. A Espingarda Primal é um item muito forte para engolir jogadores dentro da box desprevenidos enquanto a SPAS pode ser instantaneamente uma eliminação para sua equipe. As duas ditam estratégias diferentes durante o jogo e mesmo que a SPAS ainda seja a preferida pelos jogadores pela plasticidade das jogadas, a Espingarda Primal pode ter muito valor se usada corretamente, até ela ser balanceada.

A adição de novos peixes também abriu uma possibilidade muito boa de explorar pontos de pesca para o midgame, além do kit médico ser um item muito importante para se levar durante o meio do jogo. Mas isso falaremos agora!

2. Mid Game

A dinâmica de midgame mudou em alguns aspectos em relação a última temporada. A principal diferença é a remoção da sniper e a adição de arcos e o peixe de fedor dentro do jogo. Estes itens em específico muda muito a maneira como os jogadores são focados e são punidos dentro do jogo, porque mesmo que seu early game não tenha sido tão movimentado e você não conseguiu muito dano para evitar o Surto da Tempestade, você pode incomodar muito os jogadores e dar muito dano com os arcos e com o peixe de fedor.

Dois arcos específicos dominam o metagame: o arco de fedor e o arco de fogo. Enquanto um causa dano em uma área específica, outro pode incomodar muito queimando as construções e tirando um pouco da vida dos jogadores ao longo do tempo. Ambos são os substitutos imediatos da sniper que foi para o cofre. Com isso, espere jogos bem movimentados e principalmente com muita construção, já que a todo momento você vai precisar se movimentar para evitar tomar dano desses arcos. Uma maneira de counterar todo esse dano é carregar junto de você itens de cura de vida, já que todo esse dano ignora seu escudo e bate direto na sua vida. Você pode levar kits médicos e algum tipo de comestível para se salvar nessa fase do jogo como repolhos, maçãs, milhos, peixes, pimentas, entre outros.

Um outro item que não saiu do meta é o arpão. Para o midgame você pode levar esse item de maneira muito flexível como já falamos em alguns textoss aqui. Além de você poder puxar seus inimigos para finalizá-los, você pode puxar seus aliados para salvar eles. Além de conseguir puxar itens para você, você também pode utilizar o arpão combinado com seus amigos para quebrar construções rapidamente no lowground e surpreender seus oponentes.

Além disso, precisamos falar um pouco sobre a Geografia do mapa novo para o Midgame. Um ponto de muita atenção e também uma grande oportunidade para você é entender que hoje existem muitos pontos de declive ou regiões montanhosas no mapa. Isso quer dizer que uma maneira muito estável para conseguir tags é se posicionar bem e em uma região alta no mapa, como por exemplo o topo do pináculo, algumas montanhas e construções que podem servir como base para uma marcação no midgame. Esse ponto também é primordial porque conseguir uma boa movimentação e um bom posicionamento nesse estágio de jogo vai poupar seus recursos, que serão ainda mais importantes nos estágios finais do jogo. 

Falando em construção e recursos, tente aproveitar ao máximo a oportunidade de avançar através de construções feitas por inimigos, principalmente os muros de rotação, que provavelmente foram feitos por outros jogadores enquanto estavam sendo focados e precisavam se movimentar para a safe. Depois disso lembre sempre de rampar eles, ou seja, construir acima deles para ter uma boa vantagem. Mas cuidado! Como falamos acima, a jogada com os arpões está sendo muito utilizada ultimamente e até que tenha algum balanceamento (o que eu não acredito que vai acontecer) pode ter certeza que é um ponto de muita atenção nesse estágio de jogo. Também abuse de túneis e passarelas de metal para confundir seu posicionamento para que os oponentes gastem flechas à toa.

3. Endgame

O Endgame em relação à Temporada passada está muito mais caótico. Em partidas competitivas de alto nível, a gestão de recursos está muito complicada porque um dos itens de movimentação mais usado no jogo tanto para conseguir o higherground quanto para administrar seus recursos no lowground entre as Safes 4, 5 e 6 foi removido: a armadilha quicante. Você conseguia ganhar muita movimentação durante as primeiras moving storms e podia até tentar contestar o higherground no meio do endgame, mas essa possibilidade não existe mais, pelo menos por enquanto.

Com isso, a dinâmica do lowground se torna um pouco mais difícil e ao mesmo tempo deve ser mais agressiva, e por isso a Espingarda Primal entra em cena. Com uma mecânica de spam de tiros insuportável de segurar juntamente com os arpões que geralmente ainda continuam vivos nesse estágio de jogo, você pode facilmente engolir jogadores e causar muito dano rapidamente.

Lembre-se que a gestão de recursos sempre vai ser seu foco principal no endgame, principalmente agora sem itens de movimentação. Itens como repolhos, maçãs e as pimentas podem te ajudar nesse estágio de jogo, mas de alguma maneira você precisa eliminar inimigos ou conseguir puxar os recursos. Uma boa estratégia para se usar nesse metagame é tentar rotacionar por último e aproveitar pathings (construções/túneis) inimigos para tentar economizar ao máximo os seus recursos. Inevitavelmente seu trio vai encontrar problemas de construções durante a movimentação no final da 6ª safe se você tentar cabecear a safe e não pensar em refreshes ao longo da partida.

Conclusão

Essa temporada ainda está em constante adaptação e principalmente muita evolução! Os primeiros campeonatos vão começar em breve e teremos uma noção melhor de como os jogadores profissionais estão se adaptando às novas armas e à nova dinâmica de jogo. Mas enquanto isso não acontece, vamos para o resumão pra ver se você não se esqueceu de nada!

  • Seu planejamento de drop também deve levar em consideração que tipo de arma você deseja levar. Se for focar em armas Primais como a Espingarda Primal, procure pontos de interesse mais centralizados no mapa, como o Distrito Decrépito, a Colheita Colossal, o Bosque Choroso e é claro, o Pináculo. Se você deseja muitas Peças Mecânicas, pode cair em Litoral Límpido, Docas Desleixadas e até mesmo na Ilha isolada ao sul do mapa;
  • Use seus recursos sabiamente no Midgame. Lembre-se que um bom posicionamento vale muito no metagame atual, então procure rotacionar cedo caso seja possível e encontre um lugar alto e que você tenha plena visão dos seus oponentes. Também é importante lembrar que sua arma principal nesse estágio de jogo são os Arcos! Abuse dos Arcos Incendiários e os Arcos de Veneno para causar dano aos oponentes e incomodá-los. Os carros vão continuar sendo uma fonte segura de rotação, mas tome cuidado por onde você anda, porque dependendo do lugar, os inimigos facilmente podem derreter seu carro com tanto tiro que ele vai receber e uma rotação que era para ser tranquila vai ser tornar caótica;
  • Muito cuidado com os estágios finais do jogo. Como não temos itens de movimentação no metagame atual, sua única maneira de conseguir se movimentar bem durante as Moving Storms são suas construções. Tente aproveitar construções inimigas e lembre-se que nesse estágio de jogo o all in será importantíssimo. Saiba a hora certa de agressivar porque jogar apenas construindo não vai te levar à vitória. Estratégias como o duplo arpão funcionam muito bem;
  • Itens de cura são uma maneira de quebrar ou aliviar todo esse dano proveniente dos peixes e dos arcos. Se organize e tente fazer com que um membro do seu trio carregue kits médicos e outro utilize qualquer outro item de cura como peixes e comestíveis. Também lembre-se que uma das maiores fontes de cura são seus inimigos, porque ao eliminar eles você recebe vida, então em qualquer estágio de jogo saber a hora certa de agressivar é a chave para a vitória!
  • E um extra! As Rockets estão aparecendo cada vez mais no metagame e por incrível que pareça é o momento delas brilharem e fazerem muita diferença no jogo, porque muita gente no meio do endgame estará com os materiais escassos. Ao invés de utilizar 2 arpões em seu inventário, você pode intercalar entre um arco, um arpão e uma rocket.

Bem, o metagame ainda vai mudar e muito. Novos itens irão surgir com o passar da temporada enquanto essa era Primal evolui e com certeza muitas novidades estão esperando por você e por mim! E com isso estamos encerrando mais um texto. Espero que você tenha gostado do conteúdo e se você chegou até o final escreve aí nos comentários o que você achou do artigo! Até a próxima galera!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares