fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Quais são as posições mais fáceis e difíceis de League of Lefends

  • INTRODUÇÃO

Você é do tipo de jogador que gosta de jogar em todas as lanes? Ou você é altamente especializado em uma só rota, e a maior parte de suas partidas são jogando nela? Seja qual for a sua resposta, todos sabemos que as 5 posições tradicionais em Summoner’s Rift possuem suas próprias metas, padrões, estilos de jogo e funcionalidades diferentes dentro da partida.

Esses pequenos padrões que estão ligados a cada umas das posições, assim como suas funções e expectativas para o decorrer de toda a partida, faz com que a dificuldade e o potencial de carry de cada uma dessas posições seja um pouco diferente.

Justamente por isso, no texto de hoje, iremos fazer um ranking das 5 posições do League, analisando seus pontos fáceis e difíceis, fazendo uma média entre os elos baixos, os elos altos e o competitivo.

Vale lembrar que, se a sua main lane apareceu aqui na lista como a mais fácil, não se sinta ofendido por isso! Todas as lanes são igualmente capazes de carregar e de afundar jogos, tudo depende do jogador, e o que estamos fazendo nesse texto é simplesmente um estudo, analisando alguns pontos que nos cabem.

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Legends.

  • DESENVOLVIMENTO
  • 5: Atirador

Para começarmos, falaremos sobre os grandes causadores de dano físico a longa distância, os atiradores. Em tese, a posição de ADC é jogada apenas por personagens atiradores, com exceção de alguns magos como Syndra e Heimerdinger.

Os atiradores compensam sua fragilidade e baixa mobilidade com incontáveis ferramentas de dano e até mesmo utilidade. Nas pequenas trocas na lane e nas grandes team fights, um bom atirador precisa ter uma ótima desenvoltura de suas capacidades de kiting, além de necessitar drasticamente de um bom posicionamento. Por isso, dos elos mais baixo até os elos de elite, a habilidade mecânica do ADC sempre é extremamente requisitada.

Por outro lado, a posição é provavelmente a que menos demanda Macro game por parte do jogador. Na fase de rotas e no meio jogo, diferentemente de outras lanes, o ADC passa maior parte de seu tempo farmando nas rotas, buscando obter ouro e experiência com velocidade e segurança. Nesse quesito, a rota também é constante: dos elos mais baixos até o competitivo, tomada de decisão e noção de mapa não estão na lista das coisas mais requisitadas entre os atiradores.

Já no quesito responsabilidade, percebemos uma boa variação entre os diferentes elos. Para o cenário dos elos mais baixos, o atirador de um time representa a maior parte do dano, uma figura divina que deve ser protegida a todo custo para que ele possa crescer na partida e fazer 1v9.

A medida que os elos vão subindo, até chegar nos níveis competitivos, essa responsabilidade vai saindo gradativamente das costas dos atiradores, que podem simplesmente tentar manter seu farm em dia enquanto alguns membros de seu time estão viajando pelo mapa e conquistando vantagens bem mais definitivas para o rumo da partida.

Na visão geral, a posição de ADC é afiada, possuindo altíssimo risco e alta recompensa. Ela é a rota favorita dos jogadores que querem utilizar de seus ataques básicos para causar toneladas de dano físico e carregar as team fights.

  • 4: Top laner (Micro game: 4 estrelas, Macro game: 2 estrelas, Responsabilidade: 3 estrelas)

Em seguida, passamos para o lar dos duelistas agressivos e dos tanques brutos.

Isolados do resto da atividade do mapa, a top lane tende a ser muito baseada no match up, ou seja, na condição do 1 contra 1. Justamente por esse fato, a fase de rotas tende a ser bastante afiada e a mecânica individual do jogador pode contar bastante. No decorrer do jogo, principalmente nas teamfights, personagens tanques costumam ter execuções mais simples do que a maioria, mas que ainda assim exigem certa mecânica por parte do jogador.

Esse fator é praticamente constante: nos elos mais baixos e nos elos altos, uma diferença gritante entre os top laners de cada equipe pode praticamente definir o rumo da partida. Já no cenário competitivo, essa situação se torna um pouco menos aguda, mais ainda bastante considerável.

Já no quesito macro game, a top lane não exige tanto quando em comparação com algumas outras rotas. Isolados durante a fase de rotas, sua maior exigência é a noção de controle de wave, e o plano de jogo de boa parte dos lutadores na rota do topo é de realizar pressão em rotas laterais, executando a estratégia de split push e se juntando às lutas pelo mapa com seu teleporte caso for preciso. Com personagens mais tanques, a ideia no mid e no late game é ainda mais simples: fazer uma sólida linha de frente para que seu time consiga ter boa vantagem nos objetivos e nas lutas.

Quanto a responsabilidade, encontramos uma variação parecida a dos atiradores, só que um pouco mais constante. Nos elos baixos, onde costumam ocorrer vários erros mecânicos, um top laner bom de briga pode abrir uma vantagem absurdamente larga, logo no começo da partida, fazendo com que a figura do top laner seja altamente importante. Já nos elos altos e no competitivo, essa responsabilidade se estabiliza, e os top laners passam a ser importantes ferramentas de dano, linha de frente e split push, mas nada tão definitivo.

4: Prota Games

Se você quer aprender mais todas as lanes do jogo através de aulas exclusivas com jogadores profissionais, acesse o site da Prota Games e confira nosso conteúdo exclusivo.

Temos aulas completas com diversos vídeos e módulos, explicando tudo que você precisa saber sobre todas as rotas do jogo, macro e micro.

  • 3: Suporte (Micro game: 3 estrelas, Macro game: 4 estrelas, Responsabilidade: 3)

A seguir, temos a rota dos ajudantes, que se abdicam de recursos importantes como o farm para que seus companheiros de equipe possam crescer mais rapidamente. Como consequência disso, os suportes acabam itemizando itens mais baratos e podem comprar várias sentinelas de controle.

Nos elos mais baixos, as habilidades mecânicas dos suportes acabam sendo muito pouco requisitadas. Muitas vezes, simplesmente buffar o seu aliado jogando de Janna ou Soraka pode ser o suficiente para pegar o time inimigo de surpresa, já que nesses elos, as pessoas costumam subestimar bastante a ação dos suportes.

Já nos elos altos e no cenário competitivo, essa demanda de habilidade aumenta drasticamente, e vários dos suportes favoritos entre esses níveis exigem uma precisa execução mecânica, como Bardo e Thresh. Além disso, os suportes costumam possuir grandes quantidades de itens ativos, como Redenção, Solari e Cadinho.

Quanto ao macro game, os suportes precisam ter aprofundada noção de controle de visão e de rotações. Muito além de ficar apertando um único botão várias vezes pra curar seu atirador, os suportes costumam rodar pelo mapa logo no início da partida, procurando colocar visão avançada, controlar os rios e a selva, e criar oportunidades de abate na rota do meio ou na jungle inimiga. Isso sem contar a própria fase de rotas, que por muitas vezes tem seu ritmo ditado pela dinâmica dos suportes, e não pela do atirador.

Já em termos de responsabilidade, como já foi citado, os suportes são uma das posições mais importantes do jogo. O papel dos suportes de controle de visão e auxílio pelo mapa acaba sendo simplesmente indispensável.

Para quem gosta de trabalhar com poucos recursos ou então adora jogar com campeões que possuam habilidades extremamente úteis e impactantes, a rota de suporte pode ser a escolha certa.

  • 2: Mid laner (Micro game: 4 estrelas, Macro game: 4 estrelas, Responsabilidade: 3.5)

Na rota do meio, magos e assassinos são as escolhas mais comuns, mas também vemos atiradores e as vezes tanques desempenhando essa função. Sendo o centro do mapa, os mid laners são parte fundamental do funcionamento de cada equipe, especialmente no início e no meio de jogo.

Assim como na rota do topo, o fato 1 versus 1 da rota pode fazer com que o micro do jogador seja bastante exigido, uma vez que ele poderá fazer toda a diferença. No decorrer do jogo, acertar as habilidades e se posicionar da forma correta é de extrema necessidade para maioria dos mid laners, principalmente entre os magos e os assassinos.

Quanto ao macro game, a exigência é igualmente elevada. O mid laner que possuir um pouco mais de noção de jogo possuirá larga vantagem, já que ele será capaz de transferir sua pressão para o resto do mapa e buscar abates para seus aliados, ao invés de simplesmente continuar mantendo sua vantagem na rota sem distribuir para nenhum local. Assim como na top lane, a noção aprofundada de controle de wave é algo extremamente necessário.

A medida que os elos sobem, essa exigência aumenta, e o mid laner precisa estar com sua noção de jogo realmente em dia para conseguir implacar seu ritmo na partida, se aliando ao seu caçador e ao seu suporte para movimentar o mapa e conseguir vantagem de visão e de objetivos.

Em termos de responsabilidade, mid laners habilidosos e inteligentes são extremamente impactantes em qualquer elo, por mais que todo o potencial de rotação da lane seja mais aproveitado pelos elos mais altos e pelo competitivo.

Servindo como um verdadeiro cérebro para o time, a rota do meio é perfeita para os jogadores que desejam alinhar suas mecânicas e seus conhecimentos de igual para igual, para rapidamente impôr seu jogo contra o time adversário.

  • 1: Caçador (Micro game: 3 estrelas, Macro game: 4.5 estrelas, Responsabilidade: 5 estrelas)

Finalizando a lista, falaremos sobre essa que é discutivelmente a posição mais dificil de se jogar no League of Legends, a de caçador. Na jungle, trabalhando nas espreitas e se deslocando pelo mapa, o jogador precisa mais do que ninguém impôr o seu estilo de jogo e pressionar a equipe adversária nos mais diversos pontos do mapa.

Em termos de micro game, é nos elos mais baixos em que esse fator tende a fazer diferença na maioria dos casos. Por mais que os caçadores não estejam se enfrentando a todo momento, é normal que eles se encontrem no meio da selva durante a partida, e caso um deles não esteja com as mecânicas em dia, poderá ser solado e comprometer boa parte dos seus planos.

Já nos elos mais altos e no competitivo, a parte mecânica mais exigida dos caçadores diz respeito à execução dos ganks, pickoffs e da utilização correta do feitiço Golpear em momentos decisivos.

Apesar disso, sem sombra de dúvidas, um bom planejamento e uma vasta noção de jogo certamente são os fatores mais determinantes para o desempenho de um caçador. Obtendo experiência e ouro através dos monstros da selva, eles são uma ameaça inicialmente imprevisível para os outros jogadores adversários. Justamente por esse fator, os caçadores precisam ter aprofundada noção de controle de visão, pathing e criação de oportunidades.

Só através de execuções bem planejadas é que os caçadores podem obter sucesso e serem impactantes nas partidas dos elos mais altos e do competitivo, onde cada pequena informação a respeito do caçador adversário pode mudar toda a dinâmica do mapa.

No quesito responsabilidade é onde os junglers mais se destacam de todas as outras rotas do jogo. Se você joga ranqueadas, sabe muito bem do que estou falando. Justamente por possuirem um papel flexível em torno do mapa, é extremamente comum que nos elos mais baixos, e até mesmo nos elos altos, os caçadores sejam culpados por qualquer problema que acontecer na partida, mesmo aqueles que não cabem a ele de forma alguma.

Caso você aguente essa pressão, jogar na selva é com certeza uma opção fantástica para você agir como um verdadeiro estrategista e vencer o jogo através de precisas execuções das suas jogadas planejadas.

  • FINALIZAÇÃO

Independente da lane em que você está jogando, o mais importante é entender o seu papel dentro da partida, com base nas diferentes escolhas dos campeões e em como o ritmo daquele jogo tem andado.

Entendendo esses fatores da melhor forma possível, não importa se você está jogando de atirador ou de caçador, você certamente saberá encontrar as oportunidades corretas e poderá criar jogadas que levem seu time a abrir larga vantagem, e quem sabe, vencer a partida.

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares