fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Por que os e-sports nas escolas são uma coisa boa?

Os E-sports estão aqui para ficar. Jogos competitivos já criaram uma indústria de bilhões de reais e estão projetados para crescer de forma considerável ao longo dos próximos anos.

The High School Esports League (Liga de e-sports de ensino médio dos E.U.A), alega ter mais 1500 de escolas inscritas como membros, número que dobrou entre 2018 e 2019.

É possível dizer que nos Estados Unidos os e-sports estão muito perto de se tornar algo comum, já que diversos alunos já praticam de forma natural algum e-sports como atividade extracurricular.

Os benefícios dos e-sports nas escolas

É consenso entre os educares que atividades extracurriculares são extremamente benéficas para estudantes, já que tais atividades estimulam a socialização entre alunos e incentivam a proatividade. Elas são tão importantes que existem pesquisas que afirmam que alunos que estão envolvidos em atividades extracurriculares são mais bem-sucedidos que os demais.

Crianças envolvidas em atividades extracurriculares tendem a faltar menos na escola e possuem maior taxa de graduação no colégio. Além disso, elas tendem a ter melhor performance em línguas e matemática e prestam mais atenção nas aulas. Por fim, o mesmo estudo conclui que crianças envolvidas em atividades extracurriculares tendem a ter maior autoestima e menor possibilidade de uso de bebidas alcoólicas e cigarros.

Por conta dessa dinâmica, atividades complementares relacionadas aos e-sports podem ser uma maneira de incentivar os estudantes a passarem mais tempo na escola e a terem melhor performance acadêmica e social.

97% dos homens e 83% das mulheres adolescentes jogam videogame nos Estados Unidos

Dessa maneira, como praticamente todo estudante tem interesse ou prática algum jogo, é possível afirmar que os e-sports podem servir como ferramenta de socialização entre alunos. Essa socialização é importante, porque pode estimular o desempenho acadêmico dos jovens envolvidos.

Estudantes podem aprender habilidades importantes para sua vida

É intuitivo que os esportes tradicionais podem ensinar habilidades fundamentais para toda pessoa praticante. Porém, assim como no futebol, basquete e outros esportes tradicionais, os e-sports também conseguem ensinar essas habilidades para os praticantes.

Trabalho em equipe: comunicação, assertividade, confiança e responsabilidade

Socialização: contato com outros participantes, atividades em grupo, compartilhamento de ideias e exposição a ambientes diferentes

Pensamento estratégico e planejamento: criação de metas e objetivos, entendimento de tomadas de decisão, decisão estratégica, toma de risco e entendimento de mecanismo de benefícios

Conclusão:

O ensino dos e-sports pode ajudar muitas crianças e adolescentes a estimular suas paixões, aumentar seu rendimento acadêmico, sociabilidade e estimular intelectualmente muitos jovens.

Além disso, já é possível conseguir bolsas de estudo jogando League of Legends.

É provável que no futuro, provado os benefícios, haja a inclusão dos e-sports em todas as escolas dos Estados Unidos, assim como já está ocorrendo na Suécia.

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares