fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Parei de Evoluir no Fortnite. O que fazer?

Introdução

Fala futuro pro player! Como vocês estão? No texto de hoje vamos falar sobre um assunto que muita gente tem dúvida: o que fazer quando você para de evoluir no Fortnite? Quando você acha que já sabe tudo e mesmo assim não é o suficiente para melhorar?

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

Dica 1: Aumente sua frequência no jogo

Provavelmente essa é a dica básica para você melhorar seus resultados. Quanto mais você joga, mais você aprende sobre o jogo e tende a melhorar. Muitas vezes você não consegue mais evoluir pela quantidade de horas que você joga e como você maximiza seu desempenho durante esse período de jogatina.

Uma das coisas importantíssimas que é aliada de uma sessão grande de treinos é o descanso. Durante alguns momentos do dia, experimente fazer algumas pausas para que sua concentração e seu foco estejam sempre no nível máximo, sem acabar tiltando ou relaxando (muitas vezes por cansaço).

O famoso ‘grind’ é recompensador a longo prazo. Os resultados são visíveis quando você compara sua gameplay durante o período de um mês por exemplo, realmente pegando e jogando o jogo pra valer.

Dica 2: Entenda que a curva de crescimento do Fortnite muda conforme seu conhecimento

Tudo bem, talvez você esteja pensando que já joga muitas horas por dia, ou por algum motivo específico você não pode jogar o tanto que gostaria. Agora vem a segunda dica, e talvez a mais importante pra jogadores que realmente sentem que estão estagnados.

Imagine esse gráfico como um gráfico de crescimento de habilidade. É natural que no começo, você realmente sinta que você está aprendendo mais e se desenvolvendo de uma maneira muito rápida. O que acontece é que esse gráfico não tem a mesma consistência: Com o passar do tempo, vai parecer mais difícil evoluir a partir do ponto que você está, que é o que acontece quando você joga um jogo há muito tempo, como anos de gameplay.

Quando você domina os conceitos básicos de um jogo em nível pleno, mais difícil fica de ‘aprender’ algo novo, porque você praticamente já conhece tudo. Logo, quanto mais você conhece, mais difícil fica evidente a sua evolução.

Provavelmente esse é o motivo principal de estar lendo este texto: você já conhece muito do Fortnite e então acredita que não tem mais como evoluir. Mas acredite, sempre há como melhorar!

Dica 3: Force você mesmo a jogar em situações contrárias

Já falamos aqui no blog que um jogador que tem poucas técnicas dominadas se torna um jogador previsível. Da mesma forma, sabemos que é importantíssimo que você seja um jogador capaz de virar duelos que muitas vezes são desfavoráveis para você. Juntando esses dois pilares, trazemos a terceira dica desse texto: force você mesmo a jogar em situações contrárias!

Algumas maneiras que você pode fazer isso é treinar contra seus amigos em situações 2v1 ou 3v1. Isso faz com que você acelere suas tomadas de decisão e comece a pensar em várias coisas ao mesmo tempo, se preocupe com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e com decisões rápidas, tem que se livrar de situações difíceis, como por exemplo 2 jogadores colocando pressão em você para levantar um companheiro, ou uma situação de desvantagem numérica onde você quer tomar um shield.

Uma outra clássica estratégia para melhorar esse desempenho contra vários jogadores é jogar Solo x Squad, algo que o pessoal das antigas fazia muito. Por mais que o nível de habilidade dos jogadores seja inferior a alguns jogadores que você enfrenta na arena, estar em uma situação de desvantagem faz com que você trabalhe sua tomada de decisão, sua mecânica e principalmente seu gerenciamento de recursos e inventário.

Um outro exemplo é jogar com armas diferentes ou que não sejam tão fortes. Isso faz com que você melhore no geral com todas as armas e saiba como aproveitar o máximo delas em um momento onde você não consegue escolher seu inventário.

Você também pode jogar no Criativo contra seus amigos, com menos material que eles. Eventualmente em algum momento isso fará com que você administre seus materiais melhor, pare de construir desesperadamente e foque em editar de maneira consistente.

Enfim, existem DIVERSAS maneiras de se colocar em situações ruins, e você sabe quantas você já não passou, não é mesmo? Temos posicionamentos ruins em safes 50/50, rotações onde você será muito punido, entre outras. Escolha algumas e comece a trabalhar hoje mesmo! Isso vai te fazer evoluir muito!

Dica 4: Busque ajuda de coaches ou treinamento específico

Muitas vezes o que você precisa para evoluir é a visão de outra pessoa. E essa visão pode ser de profissionais que entendem de Fortnite e que também entendem as suas necessidades. 

Por mais que algumas coisas pareçam óbvias de serem estudadas e melhoradas por alguns, outros chegam em um estágio que não sentem que estão errando em algumas coisas, e quanto menor é o erro, mais difícil é detectá-lo, principalmente quando ele é algo que já está enraizado na mente do jogador como algo ‘certo’, mas que poderia ser feito de uma forma ainda melhor.

Se você realmente tiver precisando dessa ajuda fica tranquilo que agora vou te introduzir o melhor curso de Fortnite da América Latina! (Propaganda)

Dica 5: Avalie jogadores profissionais e compare com seu estilo de jogo

Existem centenas de jogadores de Fortnite de alto nível em todas as regiões do mundo. E cada um tem seu estilo próprio e suas características que fazem dele um jogador de sucesso. Por isso deixamos como dica avaliar e estudar a gameplay de jogadores profissionais. Eles são o alto nível do Fortnite, e se eles estão naquela posição, é porque eles tomam muitas decisões corretas (ou erram menos que outros jogadores).

Aliando-se a dica anterior, quando você tem a visão do Fortnite pelos olhos de outro jogador, consegue identificar algumas ações que muitas vezes você nem pensou que poderia fazer dessa forma. E então vem a segunda parte dessa dica: não basta apenas assistir, você tem que literalmente comparar o que esse jogador faz com suas ações dentro do Fortnite. E então, faça a avaliação e entenda: O que você pode melhorar? Quais são as coisas que ele geralmente faz com maestria e que você não domina muito bem? Por que algumas coisas que você faz quando joga você nem vê ele tentando fazer? 

Esses são alguns exemplos de perguntas úteis que você pode fazer pra si mesmo, identificando onde pode estar o problema da sua evolução. Uma coisa é certa, você tem que pensar fora da caixa! Nem sempre algo que você está acostumado a dizer que é o correto é tão correto assim! Sempre existe uma maneira melhor de fazer as coisas que você faz.

Dica 6: Crie pequenas metas e objetivos para voltar a evoluir

Essa é uma das melhores dicas para quem sente que não evolui mais. Como falamos acima, talvez você esteja naquele estágio do gráfico onde as mudanças na sua jogabilidade são muito pequenas, e assim você não consegue definir claramente se você está evoluindo ou não. Uma das melhores coisas para evoluir em alto nível, é quebrar objetivos ou metas grandes em pequenos pedaços, em pequenos degraus, que você vai subir dia após dia.

Por exemplo, muitos jogadores não evoluem o suficiente para chegar em 10 mil pontos na Arena. Mas antes de chegar no 10 mil, você tem que subir uma pontuação enorme para chegar até lá! Se você quebrasse essa pontuação em outras pequenas pontuações e comparasse elas dia a dia ou semana a semana, você vai perceber a evolução gradativa que você está tendo!

Mas é claro, muitas vezes você já tem 10 mil pontos na Arena. Como então fazer esse balanço de melhora? Use as scrims como parâmetro. O quão longe você consegue chegar? Já está disputando partidas contra profissionais? O que falta para chegar até lá? Você pode até simular uma ‘FNCS’ com suas partidas na Scrim. Pegue suas colocações e suas eliminações e transforme-as em pontos qualificatórios. Você conseguiria chegar até onde com essa pontuação? Esse exercício de quebrar um objetivo em vários te dá um termômetro e principalmente uma direção a seguir. Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho vai servir!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares