fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Os três maiores erros que os junglers do low elo cometem e como consertá-los

  1. Introdução

Saudações invocador! Não há dúvidas que o League of Legends apresenta uma diversidade de desafios e dificuldades para muitos jogadores, principalmente devido a sua quantidade de conceitos e possibilidades dentro da partida. O que, de fato, pode contribuir para criar uma enorme confusão nos jogadores, em especial aqueles que estão iniciando sua jornada dentro do League ou aqueles que ainda não alcançaram um alto nível de habilidade.

Dentre todas as rotas, acreditamos que a selva se mostra um desafio ainda maior justamente por apresentar uma grande quantidade de cenários e rotações. Diante disso, no texto de hoje iremos tratar a respeito dos três maiores erros que os caçadores low elo cometem e como consertá-los.

Porém antes de darmos início ao conteúdo, deixe sua opinião com a gente aí nos comentários.

Qual sua maior dificuldade jogando na posição de jungler?

  • O papel do caçador

O caçador é, sem dúvidas, uma peça-chave para impactar o andamento da partida, justamente por ser capaz de rotacionar pelo mapa e criar jogadas, não apenas na realização dos objetivos neutros, mas também na execução de ganks nas rotas ou até mesmo invasões na selva adversária.

Por estes motivos, é inegável o relevante papel do caçador e, do mesmo modo, fica ainda mais evidente que os erros cometidos por ele afetam consideravelmente todos da partida e podem arruinar o jogo por completo.

O jungler sempre deve se manter atento aos seus próximos passos, sempre ciente de qual será o caminho, ou também chamado de pathing, pelo qual ele seguirá e que possibilitará boas jogadas para o seu time. É ele quem decide as primeiras rotações da partida, para quem ou para onde é necessário dar recurso, como será a utilização das pressões das rotas para lutas no rio, para os controles dos dragões ou invasões na selva inimiga. Em razão disso, há de se relembrar que não existe somente uma decisão correta para cada ponto da partida, mas sim uma gama de caminhos e, a partir de cada um deles, ainda mais direções e janelas são abertas para o desenvolver do jogo. Em rápidas pinceladas, League of Legends é um jogo de turnos, assim como o xadrez, e cada movimento ou rotação deve ser direcionada à um objetivo bem como deve ser respeitado o risco, ou melhor dizendo, a resposta do inimigo para aquela jogada.

PROTA GAMES

Antes de irmos ao próximo tema, temos um recado para todos que querem subir de elo mais rápido no League of Legends.

Recomendamos que vocês chequem as aulas exclusivas com pro-players que temos disponíveis para membros da nossa comunidade.

É completamente diferente do nosso conteúdo do Youtube e trata sobre assuntos mais técnicos e avançados que vocês não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.

Aprenda sobre controle de waves, Macro, rotações, controle de objetivo e visão e muito mais com mais de 30 horas de conteúdo exclusivo.

  • Condição de vitória

O primeiro grande erro de um caçador do low elo é a não compreender qual as condições de vitória do seu time. Este é definitivamente um conceito que uma ampla parte dos jogadores já ouviram falar, é a primeira observação a ser realizada pelo caçador e pode ser identificada logo durante a fase final da seleção de campeões. Logo de início, é necessário avaliar as matchups de cada rota e buscar entender como será a pressão durante os primeiros minutos de jogo, ou seja, quem terá a prioridade em empurrar a rota caso haja a necessidade de ajudar no primeiro aronguejo ou possíveis invasões. Embora muitos já tenham ouvido falar sobre seguir a condição de vitória, entender como esse processo funciona na prática é uma tarefa pouco acessível, sobretudo para jogadores iniciantes, pois só é possível percebê-la ao decorrer dos jogos e adquirindo experiência de jogo.

Através das observações durante as partidas, ou até mesmo jogando com vários personagens, o jogador pode começar a entender quais campeões possuem vantagens sobre outros, e assim, as matchups começam a se desenhar em cada partida.

No entanto, com intuito de facilitar essa avaliação, vamos ilustrar um exemplo de como analisar melhor as matchups e as pressões de cada rota.

Nesta partida, temos um caso bastante interessante, começando na rota superior com a matchup de Darius e Camille. O Darius é conhecido por ser um dos campeões mais fortes durante a fase de rotas, isso se deve ao fato dele possuir uma grande quantidade de dano em seu kit e ferramentas para executar rapidamente um alvo. Abusando dessa força, o jogador de Darius pode conseguir uma vantagem inicial e depois alavancar um snowball, ou seja, uma bola de neve enorme que se demonstra como uma condição de vitória.

Por outro lado, a Camille não é tão forte no início, porém, se bem executada, pode sim ganhar do Darius, além de que a sua habilidade Disparo de Gancho funciona muito bem para auxiliar nos ganks, possibilitando que os caçadores apliquem seus controles de grupo. A duelista tem seu pico de poder com dois a três itens, o que faz do seu mid e late game o ponto mais forte da campeã.

Na partida em questão, podemos também analisar os feitiços utilizados por ambos os jogadores. Enquanto a Camille optou por ter um Incendiar e priorizar uma fase de rotas mais sólida, o Darius preferiu utilizar o Fantasma para melhorar o 1 versus 1 da rota superior e suprimir as opções de fuga da Camille.

Diante de todas essas informações, podemos então concluir que é um matchup mais baseada na habilidade dos jogadores, porém há uma tendência do Darius ganhar devido a facilidade de executar o seu kit de habilidades. Além disso, caso haja uma vantagem clara para ambos os lados, o jogo da rota superior possivelmente será unilateral. Logo, quem conseguir vantagem vai dominar a rota.

Você, como jungler, deve enxergar essa possibilidade de snowball da rota superior, além de reconhecê-la como uma interessante condição de vitória.

A matchup da jungle entre Elise e Evelynn também deve ser levada em consideração, uma vez que as duas campeãs possuem ferramentas para impactar o jogo. A diferença é que a Elise detém de um early game muito mais forte e um level 3 extremamente potente para ganks e até mesmo dives. Em contrapartida, a Evelynn necessita de um início de jogo mais controlado pelo menos até o level 6, momento no qual ela habilita sua passiva Sombra Demoníaca, que concede a campeã uma camuflagem quando estiver fora de combate, abrindo assim uma janela para ganks que surpreendem os inimigos.

Vale destacar que a Elise tem um potencial de snowball muito maior do que a Evelynn no início da partida, devendo ser efetivamente utilizado para impactar o jogo.

Passando adiante, na rota do meio temos um confronto de Viego e Yone, ambos lutadores de dano físico e de muito contato. Podemos dizer que é uma matchup 50/50 e depende também do nível de habilidade dos jogadores, pois os dois possuem caminhos claros para vencer o duelo. Portanto, caso haja a interferência do caçador, essa matchup pode ser facilitada para qualquer lado, em especial por ser um duelo de muito contato e assim provavelmente os campeões estarão com menos vida do que o normal, favorecendo a execução de ganks.

Um ponto interessante sobre a rota do meio, é a facilidade em transferir vantagem com rotações para as rotas laterais, tirando pressão ou eliminando os adversários, fora a pressão para controlar o rio e os objetivos neutros. Tendo o exposto em vista, o caçador, ao auxiliar o mid laner, propicia a transferência de recurso para as demais rotas, sendo, portanto, uma boa condição de vitória para a partida.

Logo em seguida, temos a matchup da rota inferior, na qual o confronto de suportes tem um peso maior do que os atiradores, pois os suportes possuem ferramentas para criação de jogadas e fortes habilidades com potencial de eliminação. Nesta partida de exemplo, o matchup dos atiradores é Ezreal contra Samira, e entre os suportes temos Thresh contra Karma.

Mas porque, neste caso, o confronto entre os suportes tem um peso maior na rota inferior?

Apesar da Samira possuir uma superioridade na fase de rotas contra o Ezreal, a Karma não é um suporte tão forte para buscar eliminações, ela é mais responsável por contribuir com poke e empurrar a onda de minions para a torre adversária, portanto o potencial de kills que a Samira proporciona não é tão explorado com suportes magos como a Karma. Por outro lado, sabemos que o Thresh dispõe de um kit de habilidades bastante efetivo para criar jogadas e situações de kill, contudo, o Ezreal não é o melhor atirador para eliminar rapidamente um alvo, sendo assim, ele não consegue acompanhar a agressividade do Thresh.

Diante das informações passadas, podemos perceber que a Samira e o a Karma pressionam a rota porque a Karma empurra rapidamente a onda de minions além de dar poke nos inimigos, enquanto o Thresh é mais capaz de criar jogadas em um possível gank, o que chamamos de “dar setup de gank”. Pois então, possivelmente, a Samira e Karma estarão mais propensas a sofrer com ganks caso empurre muito a rota.

Com todo esse cenário desenhado e esclarecido, caso você fosse a Elise, em qual rota do jogo você buscaria dar recurso e aproveitar da pressão, seja ela de kill, de snowball ou de wave?

Temos algumas opções iniciais:

  1. Você tentaria jogar para a rota superior e impedir que o Darius consiga o snowball pra cima da Camille e depois ajudaria o restante dos aliados?
  2. Daria mais atenção ao confronto da rota do meio e buscaria dar o máximo de recurso para o seu Yone ou para si próprio? 
  3. Jogaria dando cover para a sua rota inferior, tendo em vista que elas possivelmente estarão em posição de tomar gank?
  4. Farmaria todos os campos da selva e invadiria a Evelynn para tirar o máximo de recurso dela?

Perceba que existem diversos cenários para onde e para quem você pode jogar durante essa partida, contudo se faz sempre crucial avaliar os riscos e entender qual a decisão mais provável de dar certo para a sua escolha de campeão e também dos campeões aliados.

Podemos portanto dizer que estando de Elise, uma caçadora de bastante impacto no início da partida e com potencial forte de snowball, as melhores opções é buscar vantagem nas rotas mais fáceis de gankar, sendo elas a rota do topo e a rota do meio, levando em consideração que na roto superior, a Camille possui setup de gank efetivo com o seu atordoamento e o Darius é um campeão com baixa mobilidade, bem como na rota do meio, que há um confronto de muito contato e assim os campeões tendem a ficar com menos vida do que o usual. Perceba, a partir disso, como fica claro as condições de vitória mais efetivas para a composição da equipe azul, e de qual maneira o caçador pode se orientar nesse jogo.

Isso significa que jogar para a rota inferior é com certeza perder o jogo? Claro que não, porém é uma condição de vitória menos efetiva que as outras e as chances de darem certo são menores devido as matchups e as informações analisadas.

  • Pathings – Rotas da Selva

O segundo grande erro cometido pelos jogadores do low elo na jungle está na decisão de quais campos eles farão e para onde aquele pathing vai levar. Jogar na selva está muito atrelado ao tempo e o lugar que você está no mapa, pensando assim, tomar a decisão ruim sobre o pathing, principalmente o inicial, pode acabar atrasando todo o seu jogo além de complicar a situação das rotas.

Na temporada anterior, o meta da selva estava muito condicionado aos caçadores que eram muito agressivos no início do jogo e que abriam espaço para gankar bastante e pressionar as rotas. Nesse sentido, a rota mais utilizada pelos junglers era o blue, depois gromp e red, fazendo com que ele alcançasse o level 3 o mais rápido possível pra já iniciar os ganks, com o decorrer da partida esses campeões perdiam forças, porém, desde que o early game tenha sido bem jogado, eles ainda tinham um relevante efeito no meio e no fim de jogo.

Contudo, a nova temporada de 2021 trouxe uma série de novos caçadores para o meta, principalmente aqueles capazes de limpar rapidamente o máximo número de campos e controlar os objetivos. Portanto, junglers como Olaf, Graves, Lillia e Udyr, começaram a dominar summoner’s rift, justamente por terem a capacidade de farmar muito em pouco tempo e abrir vantagens significas de experiência para controlar os objetivos neutros.

Cabe então concluir que o pathing depende principalmente de dois fatores: o seu campeão e o que você quer fazer no jogo. Normalmente, os junglers do low não entendem como funcionam a limpeza de campos dos seus campeões, não estão acostumados em como funciona a velocidade de full clear ou se eles conseguem fazer todos os campos sem perder muita vida. Essa falta de noção acaba prejudicando o andamento da partida desde o primeiro campo.

Tendo consciência dessas dificuldades, vamos apresentar as duas rotas mais comuns e alguns exemplos de caçadores que fazem cada exemplo de caminho.

5.1 Full clear

Nesse meta de powerfarm, existe uma tendência de os caçadores de optarem por esse               tipo de caminho. Nele, o jungler inicia no red, faz golems, acuâminas, lobos, blue,     aronguejo e depois gromp.  Esse pathing possibilita alcançar o level 4 rapidamente e             facilita, em especial aos caçadores fracos no início, um early game na selva mais          tranquilo e controlado. O maior problema desse tipo de rota é justamente o baixo               impacto nas rotas, pois geralmente os caçadores não estarão preparados    para gankar cedo ou dar algum countergank no caçador inimigo.

Alguns exemplos de caçadores que fazem esse pathing: Lillia, Gragas, Udyr, Mundo, Kha’Zix, Karthus e Hecarim.

5.2 Três campos level 3

Já nesse exemplo, o objetivo principal do caçador é alcançar o level 3 o mais rápido possível e partir para a criação de jogadas, desde ganks, dives ou invades. Então, para isso, eles limpam o blue, o gromp e depois do red.De modo geral, junglers de early game possuem uma tendência a ter uma limpeza de selva muito lenta, fato este que inviabiliza fazer o full clear ao invés de buscar jogadas. Sendo assim, o level 3 desses campeões é um pico de poder interessante e deve ser bem utilizado. A maior dificuldade desse tipo de rota é justamente não conseguir criar vantagem no início, pois quanto mais a partida se desenvolve menos impactante esses campeões são. É possível chegar no level 3 limpando os três campos de um lado da selva, porém, partir para o gank logo em seguida pode ser uma decisão ruim, tendo em vista que o caçador inimigo terá tempo de roubar toda a sua jungle do outro lado, dessa forma você acabará ficando muito atrás em experiência e ouro. Logo, é importante seguir uma rota de três campos que te deixe no lado do mapa mais fácil de gankar ou de abusar da pressão para invadir o jungler inimigo.

Para ilustrar melhor, temos alguns exemplos de caçadores que fazem esse pathing: Lee sin, Elise, Talyah, Rek’sai e Jarvan.

  • Tomada de Decisão e Adaptação

O terceiro e último grande erro cometido pelos jogadores de elos menores é talvez o mais frequente. Como já mencionamos, a função de caçador está fortemente atrelada com a capacidade de estar no lugar certo no momento certo, uma vez que o ritmo de jogo, na maioria dos casos, é definido através das decisões e chamadas do caçador. Em elos menores existe uma grande dificuldade no quesito Tomada de Decisão durante as partidas, bem como a capacidade de adaptação de rotas e ações baseadas com as movimentações dos adversários.

O caçador precisa estar atento ao máximo de informações que o mapa está entregando, desde a situação da onda de minions, as pressões e possibilidades de ganks. Além disso, ter noção onde o jungler inimigo iniciou o pathing é uma informação de grande valor para tomar algumas decisões, principalmente em questão de disputas de aronguejo e invasões na selva inimiga. Não existe um caminho 100% correto e padrão para os caçadores, depende bastante das informações coletadas por ele e, a partir delas, ele precisa tomar as melhores decisões para cada situação.

Sempre esteja consciente da função que o seu personagem desempenha dentro do jogo, e isso vale para todas as rotas, principalmente para o caçador, pois pensar sobre isso afetará diretamente a maneira pela qual deve ser o ritmo de jogo. Se for um ritmo mais agressivo, logo é necessário dar chamadas de ganks e utilizar as pressões das rotas para invadir e angariar o recurso. Caso esteja com um caçador mais fraco no início, que necessite de um ritmo mais lento e controlado, então se torna crucial tomar decisões menos arriscadas e rotas com poucas chances de combates e disputas por campos.

Nas filas ranqueadas dos elos menores, campeões mais fortes no início do jogo possuem certa vantagem para adquirir recurso, isso se deve ao fato de que a maioria dos jogadores não warda corretamente, ou muitas vezes sequer lembra que o jungler existe. Por este motivo, as rotas são muito suscetíveis à ganks e também a criação de uma bola de neve de recurso. Porém, tal motivo não condiz necessariamente em efetuar múltiplos ganks em sequência ou forçar demais jogadas. Lembrem-se de observar as condições para a jogada dar certo, sendo elas: a situação da onda de minions, a quantidade de vida dos campeões, a ausência de flash ou habilidade de fuga, o controle de visão do inimigo e também a possibilidade de um countergank do inimigo. São estes fatores que geralmente determinam a boa execução dos ganks.

Se você gostou desse vídeo, você deveria acessar o site da playerlink e conferir tudo que te aguarda lá. Na nossa plataforma, você consegue acessar centenas de aulas de jogadores profissionais como brTT, Ayel e Nosferus. Além de participar de torneios gratuitos com premiação em RP e interagir com milhares de membros que estão procurando um duo, ou buscando evoluir no League of Legends.

Então, se o teu objetivo é evoluir, não perca tempo e venha subir de elo com a PlayerLink.

  • Conclusão

Não há dúvidas que a posição de caçador apresenta variados desafios para os jogadores de League, sobretudo para os que estão iniciando suas jornadas dentro do jogo. Contudo, com atenção e determinação para melhorar é possível sim ter ótimos desempenhos nessa rota, impactando todo o mapa de maneira a sufocar os inimigos e suprirem suas chances de vitória. O famoso “jungle diff” é muito conhecido em nossa fila ranqueada, e neste vídeo abordamos os três principais erros que os junglers mais cometem, em especial os que se encontram em elos menores. Esperamos, genuinamente, que tenham curtido este conteúdo, e agradecemos a audiência de sempre.

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal e deixar o like nesse vídeo para seguir apoiando nosso trabalho.

Aguardamos você no próximo vídeo e até mais, forte abraço!

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares