fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Os 7 melhores campeões para subir de elo jogando de suporte

  • INTRODUÇÃO

Boas vindas, invocador! No vídeo de hoje, finalizaremos o nosso pequeno tour pelas 5 funções do League of Legends, falando sobre eles: os suportes. Na função de suporte, não interessa se você está jogando com um tanque iniciador ou com um mago encantador: seu papel é fornecer ferramentas para que seu time consiga ganhar o jogo, mesmo com pouco ouro e experiência dedicados a você.

Muitas pessoas ainda acham que carregar jogando com um suporte é algo totalmente inviável, mas essa ideia está completamente equivocada. Os bons jogadores dessa função são tão ativos pelo mapa quanto os caçadores e os mid laners, podendo impactar no rumo da partida logo no início.

Por isso, hoje vamos dar uma olhada nos 7 melhores campeões para você começar a ganhar mais partidas na posição de suporte.

Antes de começarmos esse vídeo, deixa aí em baixo o seu comentário: qual o seu suporte favorito? Aquele que você mais sente que consegue impactar na partida, independentemente do seu atirador!

Sem mais delongas, vamos direto pra nossa lista.

  • 7° lugar: Rakan, o Charmoso

Por mais que Rakan tenha sido lançado em conjunto com a Xayah, e ambos tivessem interações especiais quando estão jogando juntos na partida, o campeão já se mostrou como uma escolha extremamente forte mesmo longe da sua amada.

Na fase de rotas, ele é um campeão bastante completo. Pena Reluzente lhe fornece a capacidade de causar dano mágico a longa distância, enquanto simultaneamente pode curar seu atirador.  Já sua habilidade Entrada Triunfal lhe permite realizar entradas rápidas e diretas, levantando seus inimigos quando consegue acertar a habilidade.

Já Dança da Batalha lhe fornece ainda mais mobilidade e flexibilidade em suas jogadas, fazendo com que ele possa saltar em um aliado, enquanto ainda fornece um escudo a Rakan e ao seu alvo.

A grande força do Rakan é a sua capacidade de criação de jogadas, que é muito explosiva e difícil de se reagir. Mesmo nos primeiros momentos da partida, Rakan pode criar oportunidades de abate com seu atirador ou caçador, obtendo vantagem na partida.

Sua Ultimate, Rapidez, potencializa ainda mais as suas capacidades. Com ela ativa, suas entradas na luta se tornam ainda mais fortes, já que ele pode provocar seus inimigos enquanto avança, e logo depois, acertar todos eles com seu levantamento.

Essa habilidade ultimate pode também ser utilizada para proteger seus aliados, já que Rakan pode facilmente acertar alvos que estejam tentando alvejar sua linha de trás com seu provocar, e logo depois levantá-los, dando tempo para que seus aliados se reposicionem.

No geral, Rakan é um ótimo playmaker, excelente defensor e um campeão com alta mobilidade. Quando bem usado, ele pode destruir as lutas, levantando e provocando inúmeros inimigos e fazendo com que seu time possa encaixar aquele famoso wombo combo pra cima dos adversários.

Por isso, o Rakan é uma escolha bem interessante para acelerar o jogo na função de suporte.

  • 6° lugar: Nautilus, o Titã das Profundezas

Continuando no grupo dos suportes criadores de jogadas, Nautilus possui extrema atividade dentro da partida. Ele é um personagem extremamente tanque, com uma capacidade de controle de grupo praticamente inigualável entre os suportes.

Sua passiva Âncora Impactante faz com que ele possa enraizar um alvo através do seu ataque básico, com um determinado tempo de recarga para cada alvo individualmente.

Já sua habilidade primária, Lançar Âncora, é um puxão extremamente útil que rapidamente aproxima Nautilus a seu inimigo atingido, fazendo com que ele possa conectar seu ataque básico facilmente logo em seguida.

Já sua habilidade Correnteza é ótima para causar um dano interessante aos alvos próximos, e principalmente para causar uma forte lentidão a eles. Citando apenas duas de suas habilidades básicas e suas passivas, já conseguimos entender o quanto o kit do Nautilus é lotado de controle de grupo.

Já sua habilidade Ira do Titã é um escudo altamente resistente, que além de tudo, fortalece a capacidade do Nautilus de causar dano em seus alvos próximos.

Com todas essas ferramentas, Nautilus pode gankar outras lanes com facilidade, e criar oportunidades definitivas. Na sua rota, ele vai especialmente bem com atiradores mais agressivos e fortes no começo, que conseguem acompanhar o seu estilo de jogo.

Sua ultimate Carga de Profundidade é mais uma habilidade de controle de grupo extremamente poderosa. Nautilus pode simplesmente selecionar um campeão inimigo dentro do alcance da habilidade, e sua Ultimate irá perseguir o alvo até atingí-lo, também levantando todos os inimigos no trajeto.

Por todos esses motivos, Nautilus é um poderoso iniciador e pode fazer a diferença na linha de frente do seu time, prendendo alvos importantes em uma corrente de controle de grupo super poderosa. Dessa forma, ele é outra escolha incrível para jogar mais agressivo na função de suporte, e conseguir abates e oportunidades bem cedo no jogo.

Prota Games

Se você se interessou pela posição de Suporte e gostaria de aprender as coisas mais fundamentais com o auxílio de jogadores profissionais, recomendamos que você acesse nosso site e confira nosso conteúdo exclusivo.

Nossas aulas, criadas por jogadores profissionais, te ensinam tudo o que você precisa saber para evoluir da maneira mais rápida e inteligente possível.

Independente do seu elo e da sua posição, temos uma aula reservada para você.

  • 5° lugar: Lulu, a Fada Feiticeira

Dessa vez, passamos para um suporte encantandor, e provavelmente o com maior sucesso nos últimos patchs. Lulu não possui capacidade de criação de jogadas como os personagens citados até agora na lista, mas ela certamente tem outras forças bem definidas em seu kit.

Com suas habilidades Lança-Purpurina e Socorro Pix, ela pode causar bastante dano a seus adversários a distâncias seguras, podendo punir alguns adversários na fase de rotas. De qualquer forma, a grande força de Lulu é sua capacidade de aprimorar os potenciais de dano e sobrevivência de seus aliados de forma excelente.

Já sua habilidade Capricho pode ser usada de duas formas. Conjurando em um aliado, Lulu pode amplificar bastante sua velocidade de movimento e de ataque, status especialmente úteis para atiradores. Quando usada em campeões inimigos, o alvo fica polimorfado durante um tempo, sem poder atacar e nem mesmo usar habilidades, além de que sua movimentação fica seriamente comprometida.

Ambas as formas de uso de Capricho são especialmente úteis para proteger seus aliados, já que Lulu pode anular completamente o efeito de assassinos e lutadores que se aproximem de sua linha de trás, utilizando o polimorfe neles.

Já sua habilidade ultimate, Crescimento Virente, é mais uma das ferramentas de peel da campeã. Ela aumenta drasticamente a vida e o tamanho do seu alvo, além de levantar inimigos próximos no momento da conjuração.  

Como dito anteriormente, a Lulu não possui ganks tão efetivos e não tem tantas ferramentas pra iniciar suas jogadas, porém ela é uma escolha extremamente sólida quando jogar para a sua linha de trás parece um plano viável para a partida.

Caso você esteja jogando com um atirador de sua confiança, um duo, as chances da campeã ser extremamente eficaz durante a partida aumenta ainda mais. Mesmo que você não tenha um duo, a dica é a mesma: a Lulu é uma excelente encantadora e uma escolha muito boa pra você ter no seu leque de suportes.

  • 4° lugar: Thresh, o Guardião das Correntes

A incontáveis patchs seguidos, Thresh se mantém como a escolha mais popular para a posição de suporte. E não é para menos: seu kit é extremamente completo, e ele mistura um forte controle de grupo com uma excelente utilidade.

Com sua habilidade Sentença, suas possibilidades de criação de jogadas são inúmeras. Acertar seu puxão em um inimigo já garante com que seus aliados próximos possam causar uma grande quantia de dano a ele. Além disso, reativando a habilidade enquanto o alvo ainda está acorrentado, Thresh será puxado na direção do seu inimigo atingido, fazendo com que ele possa rapidamente conectar suas outras habilidades.

Esfolar possui um efeito passivo que aumenta bastante o potencial do Thresh de causar dano principalmente na fase de rotas, com poderosos ataques básicos. Já seu efeito ativo é muito útil, podendo ser utilizado para acompanhar sua Sentença durante as iniciações, como também para empurrar para longe alvos que ameacem a sua linha de trás. 

Sua habilidade Passagem Sombria é uma ferramenta de reposicionamento de aliados, tão rápida e prática que pode garantir a segurança até mesmo dos aliados mais avançados e aparentemente comprometidos. Com ela, Thresh pode ajudar seu atirador a sair de uma posição de risco, ou até mesmo utilizá-la de forma mais agressiva, fazendo com que um aliado seu o acompanhe durante suas entradas com a sentença.

Já sua habilidade Ultimate, A Caixa, lhe fornece ainda mais controle de zona, e é uma habilidade que pode ser combada com a Sentença e o Esfolar, aprisionando um inimigo numa leva de controle de grupo bem desagradável.

Um bom jogador de Thresh está sempre buscando oportunidades, colocando sentinelas nos cantos certos para acertar aquela Sentença que é uma verdadeira sentença de morte. Por isso, como sempre ele acaba se mantendo entre os melhores suportes para você utilizar nos seus jogos.

  • 3° lugar: Bardo, o Protetor Andarilho

Dentre os personagens dessa lista, Bardo talvez seja aquele com maior diversidade de ferramentas e possibilidades em seu kit, contudo, ele não é simples de ser usado.

Sua fase de rotas é sólida contra a maioria dos campeões, e os Mipes de sua passiva em conjunto com sua habilidade Prisão Cósmica lhe fornecem uma capacidade interessante de trocar dano com seus adversários.

Já sua habilidade Santuário do Protetor é uma habilidade muito útil para dar mais vida a Bardo e a seu atirador, e por mais que essa não seja uma das curas mais poderosas entre os suportes, ela certamente cumpre seu papel e fica consideravelmente forte no começo do jogo, quando Bardo termina o seu Graal Profano.

Apesar de sua boa fase de rotas, a verdadeira ideia por trás do campeão é rodar o mapa e fazer o jogo acontecer. Com seus sinos, ele pode pegar experiência, mana e velocidade de movimento ao se mover por alguns pontos do mapa, otimizando os seus roamings. Com o controle de grupo de Prisão Cósmica e com sua habilidade Jornada Mágica, Bardo pode buscar jogadas em posições e momentos que seria impossível para outros campeões.

Essa surreal capacidade de criação de oportunidades do campeão não é fácil de ser manejada, como já citamos no nosso vídeo dos 5 campeões mais difíceis de se masterizar do jogo. Tanto sua Jornada Mágica quanto sua Ultimate Têmpera do Destino, são ambas habilidades que afetam aliados e inimigos igualmente, com o mesmíssimo efeito.

Por isso, quando mal utilizadas, Bardo pode acabar comprometendo lutas inteiras. Mas o fato é que um Bardo bem jogado é uma verdadeira máquina de buscar jogadas, proteger seus aliados e voar pelo mapa trazendo todo tipo de utilidade que você imaginar.

Sendo assim, por mais desafiador que seja, aprender mais sobre o Bardo pode te trazer um rendimento maior do que o esperado nas suas partidas.

  • 2° lugar: Pantheon, a Lança Indestrutível

Pantheon já foi citado na nossa lista dos melhores mid laners para subir de elo, e ele volta a aparecer agora, na posição de suporte. Apesar da diferença em sua função, a proposta do Pantheon se mantém bem parecida com a citada no video da rota do meio.

Sua fase de rotas é incrivelmente forte, e ele pode pressionar os inimigos ao limite quando aliado a um atirador agressivo. Escudo-Cometa é um avanço com atordoamento, totalmente direto e rápido. Já Lança Meteórica pode ser usada para causar dano nos adversários, seja a longa distância ou a queima-roupa.

Égide Impetuosa é uma ferramenta especialmente interessante para o Pantheon suporte, já que ela permite com que o guerreiro se posicione na frente de seu atirador para protegê-lo de disparos de precisão, enquanto bloqueia todo o dano de fontes inimigas.

Essa habilidade também concede a Pantheon e a sua equipe um dos maiores e melhores potenciais de dive de todo o jogo, e o caçador aliado pode tranquilamente tentar jogadas teoricamente arriscadas debaixo da torre adversária, mas caso tudo saia como o planejado, Pantheon pode iniciar tankando a torre, para logo depois aguentar um ou dois tiros sem sofrer nenhum arranhão graças à Égide Impetuosa.

Com todas essas ferramentas agressivas, Pantheon é mais um dos suportes que se beneficia muito de um bom controle de visão e uma boa atividade durante os primeiros momentos da partida, buscando jogadas no mid, na selva inimiga e até mesmo na top lane em alguns casos. Sua ultimate Constelação Cadente lhe fornece ainda mais presença de mapa, podendo se aproximar para ajudar seus aliados em momentos importantes.

A itemização do Pantheon suporte geralmente leva itens de dano bruto, com letalidade e dano físico. Por mais difícil que seja de utilizar o campeão nos momentos de late game, sua esmagadora força pode levar a uma vitória rápida e limpa para o seu time, fazendo do Pantheon uma escolha excelente para você masterizar e  usar em suas ranqueadas.

  • 1° lugar: Maokai, o Ente Sinistro

Para fechar a nossa lista, temos mais um repetente. Maokai apareceu como a escolha número 1 para a rota do topo na nossa lista, e volta a aparecer na nossa lista de suporte, levando novamente a primeira posição.

Diferentemente do Pantheon, o Maokai suporte pode apresentar uma proposta bem diferente da sua build convencional para a top lane. Ele pode optar por fazer seu plano de jogo tradicional, que leva itens de tanque e suporte para se tornar altamente resistente na linha de frente, ou então para auxiliar seus aliados na linha de trás.

Tanto sua capacidade de proteger quanto a de atacar são extremamente fortes, devido a Esmagamento Espinhoso e Avanço Retorcido. Com essas habilidades, Maokai pode colocar um alvo numa desagradável corrente de controle de grupo, dando o devido espaço para que seu time entre em ação.

Entretanto, uma build que vem fazendo bastante sucesso para o Ente Sinistro na posição de suporte leva itens mais ofensivos, maximizando sua habilidade Atirar Mudas e construíndo poder de habilidade bruto. Com essa build, Maokai perde um pouco da sua capacidade de linha de frente para em troca ganhar um imenso potencial de dano a longa distância e controle de zona.

O dano de uma muda posiconada em um mato, fortalecida por itens de AP e a runa Cometa Arcano, podem causar um dano esmagador em alvos frágeis. Dessa forma, Maokai mantém seu alto controle de grupo no kit, potencializado ainda mais por sua ultimate Garras da Natureza, enquanto se torna uma fonte de dano extremamente chata para a equipe adversária, especialmente no meio jogo.

Podendo buscar oportunidades com seu poderoso controle de grupo, oferecendo bastante controle de zona, tendo a possibilidade de fazer uma linha de frente fortíssima ou então ser uma fonte de armadilhas de dano mágico na linha de trás, Maokai é uma escolha excepcional que você com certeza deve aprender mais sobre, para utilizá-lo em suas próprias partidas.

  • FINALIZAÇÃO

Os suportes são tão poderosos e impactantes quanto qualquer outra função dentro do jogo. Mesmo não tendo muito ouro dedicado a eles, suas habilidades são fortes o suficiente para não depender de escalonamento na maioria das vezes, possibilitando com que eles façam o seu melhor mesmo com itens muito baratos.

Seja para criar jogadas em profundidade ou para proteger seus aliados importantes, a boa execução do suporte de um time pode ser a diferença chave entre a vitória e a derrota.

Com esse vídeo, finalizamos nossa olhada pelas 5 funções dentro do Rift, analisando os melhores campeões para você subir de elo em cada uma delas.

Não se esqueça de deixar sua contribuição de sempre aí em baixo: qual o seu suporte favorito? E por que você acha que ele é tão bom?

A todos, muito obrigado por assistir até aqui, não se esqueça de deixar seu like para apoiar nosso trabalho e de se inscrever no canal da Prota Games para continuar recebendo nossos mais variados e completos conteúdos. Boas partidas e até a próxima, nos vemos em breve!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares