fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

OS 7 MELHORES CAMPEÕES PARA INICIANTES NO LEAGUE OF LEGENDS

Os 7 melhores campeões para iniciantes

  • INTRODUÇÃO

Atualmente, quem você é dentro de Summoner’s Rift?

Um treinado veterano de batalha, com experiência acumulada de milhares de partidas e inúmeras situações diferentes dentro de jogo?

Um jogador intermediário, que anda se esforçando para melhorar suas habilidades e expandir seu conhecimento aos poucos?

Ou você é um completo iniciante, perdido em praticamente todos os aspectos dentro do game?

Seja qual for a sua resposta, você com certeza tem uma lista dos seus campeões favoritos, seja ela muito pequena ou um pouco mais vasta.

Quando estamos começando no League of Legends, buscamos encontrar campeões que nos agradem, seja pela aparência, personalidade e principalmente pela jogabilidade.

Ao conseguirmos algum sucesso com um determinado campeão, possuímos uma tendência natural a buscar aprimorar nossa capacidade com esse campeão em específico.

Contudo, é fato que entre os mais de 140 personagens do League, alguns exigem mais habilidade mecânica e conhecimento de jogo que outros. Por isso, a escolha correta dos campeões para se iniciar pode ser de grande impacto no ritmo do desenvolvimento individual do jogador.

  • CONTEÚDO
  • 7 – Xin Zhao, o Senescal de Demacia

A função de caçador é discutivelmente a mais complexa do League. Por isso, para que o jogador iniciante se preocupe mais em entender os princípios do mapa e da jungle do que em aprimorar sua mecânica com um campeão em si, Xin Zhao é uma ótima escolha.

Podendo ser considerado um modelo padrão e bem equilibrado de caçador, Xin pode com certeza impactar muito numa partida, mesmo com o fato de seu kit possuir uma execução super simples.

Dentro da selva, ele possui um clear muito bom e um sustain interessante graças a sua passiva Determinação, que o fornece ganho de vida e dano bônus a cada três ataques básicos. Nos confrontos com o jungler inimigo, pode muitas vezes acabar levando a melhor graças ao alto dano em alvo único que seu kit proporciona, sendo um ótimo lutador especialmente no começo e meio de jogo.

Efetuando ganks, o demaciano possui uma rápida e direta aproximação com sua habilidade Investida Audaciosa, possibilitando também com que ele facilmente encaixe seu Q, o Golpe de Três Garras, levantando o alvo inimigo e podendo muitas vezes levar ao abate.

Nas teamfights, sua ultimate Guarda Crescente pode ser usada tanto para proteger sua linha de trás, como para empurrar os defensores da linha de trás adversária, oferecendo proteção absoluta contra dano a longa distância.

Uma dica importante sobre o campeão: busque não utilizar seu E caso você tenha a possibilidade de se aproximar do seu alvo apenas andando. Por mais que o combo E, Q e W possa parecer tão óbvio e automático, guardar sua habilidade de aproximação para o último instante pode fazer toda a diferença.

Se em um gank, você usa a Investida Audaciosa desnecessariamente para se aproximar e seu adversário utiliza alguma habilidade de movimentação ou o Flash, você provavelmente não conseguirá conectar seu arremesso pro ar. Ao invés disso, apenas venha andando e ataque seu inimigo com Golpe de Três Garras normalmente, e no momento em que ele utilizar algum recurso de movimentação, você ainda terá sua Investida para poder perseguí-lo e buscar o abate.

Essa é uma dica geral que vale para todos os campeões com skills de aproximação, em muitos casos.

De qualquer maneira, sendo um jungler extremamente sólido em procurar ganks, efetuar invasões e abater Dragões e Arautos bem cedo na partida, Xin Zhao é uma ótima escolha para começar a se aventurar na selva.

  • 6 – Miss Fortune, a Caçadora de Recompensas

Sendo uma das grandes escolhas para a função de atirador nos últimos tempos, a MF é com certeza uma máquina de causar dano.

Sua passiva Batida do Amor faz com que sempre que ela ataque um novo alvo, uma quantidade de dano adicional seja causado, o que pode ajudar e muito os jogadores novatos a se acostumarem a farmar, o que faz toda a diferença na partida como bem sabemos.

 A Caçadora de Recompensas possui uma fase de rotas extremamente opressora, pois suas habilidades Dois por Um e Chuva de Disparos podem causar enormes quantidade de dano aos adversários mesmo a longas distâncias. Atire a primeira pedra quem nunca levou um Q da MF que ricocheteou em um minion e logo depois bateu bem na sua cara, arrancando grande parte da sua vida ao custo de apenas 50 de mana!

 Sua habilidade Desfilando lhe confere uma mobilidade interessante, pois possui um efeito passivo que aumenta bastante a sua velocidade de movimento fora de combate, e essa habilidade pode ser ativada para que o efeito persista por um período de tempo mesmo quando em combate, também com um ganho adicional de velocidade de ataque. Ao itemizar alguns itens de acerto crítico, sua capacidade de causar enormes quantias de dano numa teamfight atinge seu ponto alto, uma vez que tanto sua habilidade primária Dois por Um como também sua habilidade ultimate Metendo Bala podem causar acerto crítico.

Dessa forma, ela se torna uma verdadeira artilharia humana, pois tanto seus ataques básicos como também suas habilidades de alto alcance e extensa área de efeito poderão causar bastante estrago aos campeões inimigos.

 Sendo uma atiradora extremamente forte e de jogabilidade simples, que exercita fortemente no jogador o fator posicionamento, já que ela depende muito de uma boa posição para dar um ultimate definitivo, Miss Fortune pode te conceder a glória de um pentakill num simples apertar de um botão. Quem sabe?

Prota Games

Antes de irmos para o quinto campeão, recomendamos a todos que gostam de nosso canal do Youtube a conhecerem nosso conteúdo avançado e voltado para aqueles que querem subir de elo da maneira mais rápida e inteligente.

No nosso curso, que você encontra o link aqui, você vai aprender com jogadores profissionais e coaches dos melhores times do Brasil tudo sobre Macro, micro, controle de waves, matchups e muito mais.

  • 5 – Ahri, a Raposa de Nove Caudas

Na rota do meio podemos ver uma grande variedade de diferentes tipos de campeões. Chegamos a ver atiradores como Lucian e Tristana e até mesmo tanques como Nautilus e Sion.

Porém, se pudéssemos estabelecer a classe de personagem mais tradicional para essa rota, os magos vão se sobressair, e entre tantas escolhas e tantos tipos de magos diferentes, a Ahri se mantém na listinha de favoritos de vários jogadores de elite a muitos anos.

Isso porque a campeã pode decidir uma partida perdida, graças a seu kit extremamente completo.

Sua habilidade Orbe da Ilusão fornece uma ótima capacidade de limpar rapidamente a onda de minions, para então buscar jogadas cedo pelo mapa. Sua habilidade Encanto é a chave para que a Raposa de Nove Caudas possa atuar como uma espécie de ”mago assassino”, pois acertar o charme em um adversário frágil é praticamente uma kill confirmada, quando somado ao dano de Orbe da Ilusão e Fogo da Raposa.

O que reforça ainda mais a capacidade que Ahri tem de jogar de forma tão agressiva e ao mesmo tempo segura é sua altíssima mobilidade, uma vez que seu ultimate Ímpeto Espiritual lhe fornece a possibilidade de efetuar 3 pequenos avanços durante um determinado período.

Essa habilidade pode ser usada de forma extremamente flexível, podendo servir para se aproximar de seus adversários e tentar acertá-los com o Encanto, para simplesmente causar mais dano com os disparos que saem juntamente ao avanço, ou então para se reposicionar e escapar de situações perigosas.

Atualmente, sua mobilidade encontra-se ainda maior que o normal, pois a partir do patch 10.18, o seu W passou a lhe conceder 40% de velocidade de movimento decadente ao longo de 1,5 segundos. Os jogadores de Ahri tem também gostado muito de abusar da runa Aprimoramento Glacial, que juntamente com itens como o Hextec-GLP e as Sombras Gêmeas, potencializam ainda mais a capacidade da campeã de buscar abates e fornecer controle de grupo a distâncias bem longas.

Para jogadores iniciantes, jogar de Ahri pode também fornecer rapidamente o conhecimento de um princípio importante no League of Legends: o melhor disparo de precisão é aquele cujo adversário não poderá se esquivar. Uma vez que a habilidade Encanto atinge um campeão adversário, acertar o Orbe da Ilusão é uma tarefa extremamente fácil, já que a movimentação do alvo estará seriamente prejudicada e previsível. Já que o dano causado por Ímpeto Espiritual e Fogo da Raposa acertam o alvo automaticamente, acertar apenas 1 habilidade da campeã fornece a certeza de que as outras 3 também atingirão o alvo.

Por isso, se você está querendo começar a se preparar para ser um impactante mid laner, que domina sua própria rota e depois transfere pressão para o mapa inteiro durante a partida, a Ahri deve ser o que você está procurando.

  • 4 – Malphite, O Fragmento do Monolito

Se nada na lista te animou até agora, talvez você possa ser um jogador que tem interesse na linha de frente do batalhão, aquele que aguenta todo o dano sem sentir nem mesmo cócegas e põe medo na linha de trás do adversário somente pela sua presença.

O gigantesco Malphite aparece mais frequentemente na rota do topo, fazendo o papel de um tank extremamente ofensivo. Sua fase de rota pode não ser tão forte, especialmente contra campeões de longo alcance, mas bastam alguns itens de defesa como Brasa de Bami ou Colete Espinhoso para o Fragmento do Monolito começar a mostrar sua verdadeira face.

Seu kit oferece um bom controle de grupo e boas quantidades de dano e resistência, e personagens de dano físico podem começar a ter muita dor de cabeça contra ele a partir de certo ponto.

Sua habilidade Trovoada lhe fornece armadura bônus, triplicada quando sua passiva Escudo de Granito está pronta, e sua habilidade Estrondar Terreno reduz drasticamente a velocidade de ataque dos inimigos atingidos. Nos primeiros momentos da partida, sua habilidade Fragmento Sísmico, que rouba uma quantidade de velocidade do alvo atingido, é sua única forma de se aproximar de seus alvos para então encaixar suas habilidades, mas a partir do nível 6 a coisa fica bem diferente.

Sua ultimate Força Incontrolável é uma habilidade extremamente forte, que faz com que Malphite avance em linha reta numa distância grande, e ao chegar no ponto desejado, levante todos os alvos na área do impacto.

Isso faz com que Malphite seja extremamente perigoso em teamfights, pois uma ultimate bem encaixada pode abrir o espaço de tempo necessário para que todo o seu time atinja os campeões inimigos com suas habilidades de dano, podendo limpar uma luta inteira em segundos.

Porém, engana-se quem pensa que o gigante de pedra depende de seus companheiros para dar dano. Um Malphite equipado com itens como Manopla dos Glacinatas e Capa de Fogo Solar pode causar quantidades imensas de dano nos personagens mais frágeis da linha de trás adversária.

 Possuíndo um kit bem básico, mas que preza pela noção do momento certo de dar o engage definitivo nas team fights, Malphite pode destruir jogos mesmo na mão de jogadores inexperientes, enquanto também os ensina a como agir na linha de frente de um time.

  • 3 – Soraka, a Filha das Estrelas

Se algum dia alguém te falou que suportes encantadores são sempre passivos e que não são capazes de liderar um time pra vitória, esse alguém mentiu pra você.

Soraka é a prova viva de como um bom suporte pode estragar os planos de jogo de determinada equipe. Na fase de rotas, Soraka trabalha principalmente com a vida dos campeões: minando a vida dos adversários aos poucos com Chamado Estelar e curando a vida de seu aliado com Infusão Astral.

Vale lembrar que sempre que Chamado Estelar atinge um ou mais campeões inimigos, Soraka recebe um forte efeito de regeneração de vida por um curto período de tempo, que pode também ser transferido para um aliado através de sua habilidade de cura, potencializando ainda mais o potencial da campeã de cuidar de seu companheiro de lane e de si mesma. Contúdo, Equinócio é com certeza a skill base mais forte da campeã.

Ao utilizar essa habilidade, Soraka cria quase que instantaneamente uma área que silencia todos os inimigos que estiverem sob ela. Após um tempo, a área se esvai e todos os alvos que permaneceram em cima dela sofrem enraizamento. Quando bem utilizada, Equinócio pode simplesmente anular o efeito de algum campeão adversário, tendo inúmeras utilidades diferentes.

Além disso, sua ultimate Desejo concede a si mesma e a todos os aliados no mapa, com alcance global, uma boa quantidade de cura, fazendo com que o fator outplay de Soraka seja ainda maior, pois ela pode mudar o resultado de um dive mesmo estando do outro lado do mapa, por exemplo. Por ser uma encantadora tão útil e impactante, Soraka pode ser uma boa escolha para começar na função de suporte.

Entretanto, sua extrema fragilidade e falta de mobilidade fará com que o jogador que se aventurar no Rift com a Filha das Estrelas precise estar com o posicionamento em dia, sempre trabalhando na linha de trás e prestando atenção no que anda acontecendo no mapa para antecipar bons silenciamentos e bons ultimates.

 Alguém chamou a ambulância? A Sorakinha tá vindo correndo!

  • 2 – Renekton, o Carniceiro das Areias

Voltando para a top lane, mas dessa vez com um campeão lutador e causador de dano bruto, Renekton é um dos personagens mais fortes de todo o jogo na fase de rotas.

Servindo quase que como um curinga nos jogos competitivos e nos elos de elite por se sair bem em praticamente todas as matchups possíveis, o Carniceiro das Areias joga com a ideia de destruír o adversário logo cedo na partida, para então atuar como um monstruoso side laner e também realizar entradas brutais na linha de trás adversária.

 Seu kit de habilidades possui tempo de recarga relativamente baixo, e além de não possuir mana, Renekton também possui autocura com sua habilidade primária Abater os Indefesos, fazendo com que sua qualidade na lane seja praticamente incomparável. Seu engage é extremamente poderoso, podendo se aproximar de seu adversário com Fatiar e Picar para depois atordoá-lo e causar toneladas de dano com Predador Desumano.

O fato de Renekton possuir um atordoamento relativamente longo com ativação no seu ataque básico, faz com que ele tenha um dos melhores auxílios para gank de toda a top lane, pois seu caçador pode esperar o momento perfeito em que seu adversário fica atordoado para então conectar todo o dano e mais controle de grupo, caso ele possua.

 O fato dessa habilidade ser praticamente inevitável, podendo ser bloqueada apenas por coisas específicas como o Ripostar da Fiora, nos explica por que vemos Renekton realizando dives tão cedo em partidas competitivas, auxiliadas por caçadores como Elise, que podem simplesmente prender o top laner adversário numa corrente de controle de grupo junto com uma explosão de dano e então sair do foco da torre rapidamente, após o abate.

Ao jogar de Renekton, você deve buscar impacto cedo na partida, pressionando seu inimigo ao máximo para dar mais espaço para seu caçador e empurrando a onda de minions para obter experiência e ouro rapidamente, assim ficando livre para usar seu teleporte pelo mapa e causar grande impacto nas lutas.

 Com sua ultimate ligada, Renekton é praticamente imbatível no começo e no meio da partida, podendo enfrentar um ou mais adversários ao mesmo tempo graças a seu ganho de vida bônus, enorme sustain com seu Q e bom dano em área.

 Por isso, esse temível guerreiro pode ser uma ótima escolha para aqueles que desejam não dar chances para seu adversário na fase de rotas, e então arrematar a partida rapidamente com uma força esmagadora.

  • 1 – Blitzcrank, o Grande Golem a Vapor

Retornando a função de suporte, dessa vez temos um campeão extremamente agressivo com um objetivo bem definido dentro da partida: puxar os adversários.

 Blitzcrank depende quase que unicamente da capacidade do jogador de acertar disparos de precisão, recompensando um acerto de seu Puxão Biônico com uma grande quantidade de dano ao alvo puxado, que pode levar ao abate rápido.

Por possuir tanta força em apenas uma habilidade, a fase de rotas de Blitzcrank é sempre 8 ou 80: caso consiga encaixar seus puxões, pode entregar de bandeja diversos abates para o seu atirador. Caso não os acerte, o suporte adversário pode abusar de seu alto tempo de recarga e custo de mana para abusar de Blitz e seu atirador enquanto Puxão Biônico não está na jogada.

Porém, a gameplay do robozão não é tão unidimensional e previsível quanto parece. Aaron Nimzowitsch, um grande jogador de xadrez e autor de livros do século XIX, certa vez disse a seguinte frase: ”a ameaça é mais forte do que a execução”.

Nem sempre o melhor plano vai ser tentar se aproximar de um alvo com sua habilidade Turbo para depois tentar atingí-lo com seu puxão no alcance máximo. Ao guardar o Puxão Biônico, a ameaça de ser atingido e completamente removido de sua posição ideal vai pairar sob os adversários, e dessa forma, Blitzcrank consegue exercer uma pressão >imensa< no time inimigo.

Ou então, se tiver oportunidade, você pode simplesmente correr em direção a um alvo inimigo até estar tão próximo dele que poderá encaixar sua habilidade Punho do Poder, levantando o campeão adversário para só então acertá-lo com um Puxão Biônico a queima-roupa e finalizar com sua ultimate Campo Estático caso for preciso.

 Em outras situações, Blitz também pode agir de forma defensiva, pois caso um assassino ou um lutador esteja tentando se aproximar da sua linha de trás, sua grande quantidade de controle de grupo poderá manter seus aliados a salvo. Sua ultimate também pode ser usada para interromper canalizações, graças ao seu efeito de silenciamento, e para cancelar escudos do time adversário, já que Campo Estático também destrói completamente escudos de mitigação de dano, como aqueles fornecidos por Medalhão dos Solari de Ferro e por habilidades como o E da Janna, o Olho da Tempestade, e o W de Sett, Casca-Grossa.

O Blitz pode não ser o suporte mais versátil do jogo, mas isso não minimiza o seu impacto numa partida. Um único Puxão Biônico no alvo correto pode ser suficiente para levar sua equipe a conquistar grandes objetivos, como o Barão, ou até mesmo para transformar uma situação de late game num 5×4, possibilitando com que seu time marche para a vitória. Dessa forma, o jogador iniciante aprenderá rapidamente a abusar da vantagem de visão para aplicar os tão famosos pick-offs, que podem decidir o rumo de várias partidas.

Novamente eu repito, suportes conseguem carregar os jogos tanto quanto qualquer outra lane!

  • FINALIZAÇÃO

League of Legends é um jogo de estratégia de ação em tempo real e possui uma vasta gama de elementos que guiam o rumo da partida. Para que possamos evoluir como jogadores, precisamos aprender aos poucos o comportamento e as tendências de cada um desses vários fatores.

Por isso, jogar com os campeões mais simples pode ser de grande ajuda, para que você consiga rapidamente se habituar com as habilidades do seu personagem, e então focar a maior parte da sua atenção no mapa, e não na execução de suas mecânicas.

Dessa forma, você com certeza estará progredindo e se habilitando cada vez mais e mais a jogar de forma eficaz e proativa, e os resultados positivos podem vir mais rápido do que você imagina. Não deixa de compartilhar com a gente: qual foi o primeiro main?

Com que campeão você começou a ter bons desempenhos logo cedo?

Sua trajetória pode ajudar outros jogadores aí nos comentários! De qualquer forma, não se esqueça de deixar o like e se inscrever no canal para seguir recebendo nosso conteúdo que continuará te ajudando a melhorar no League of Legends.

 A todos, boas partidas e até a próxima!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares