fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Os 5 tipos de composições mais populares do League of Legends

  • INTRODUÇÃO

Saudações, invocador! Se você joga ranqueadas na fila solo duo, certamente já se deparou por diversas vezes com uma situação que acaba ocorrendo com todo mundo: ao fim do draft, você olhou para os campeões de sua equipe e percebeu que eles possuem uma baixíssima sinergia.

Em League of Legends, uma equipe unida, bem coordenada e bem sintonizada acaba fazendo toda a diferença. Na SoloQ, você eventualmente precisa aprender a se virar e jogar da forma correta em todo e qualquer tipo de composição, mas a nível de jogo mais avançado e profissional, possuir uma composição que faça sentido e possua alguma condição de vitória bem clara é algo simplesmente indispensável.

Pensando nesse tema, trouxemos 5 dos mais populares exemplos de tipos de composições existentes no League of Legends. Iremos discutir suas vantagens e desvantagens e suas principais formas de execução dentro de jogo, e como essas composições fazem para tentar agarrar a vitória.

Mas antes de iniciarmos a lista, deixa nos comentários a sua opinião de sempre: qual o seu tipo favorito de composição?

  • DESENVOLVIMENTO

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Legends.

  • Composição de Poke

Caso você ainda não saiba, poke significa cutucar, e em League of Legends, se refere ao ato de minar gradativamente a vida dos adversários através de ferramentas de longo alcance, como disparos de precisão. Esse tipo de composição também é comumente chamado de composição de cerco, já que em situações em que essa equipe precisa pressionar uma torre adversária, eles abusam de seu alto alcance para fazer isso sem muitos problemas.

Numa composição de poke: alguns fatores são indispensáveis: habilidades com bastante dano e distância, boas ferramentas de controle de grupo e dano constante. Como uma alternativa igualmente interessante, a composição pode possuir também um campeão que servirá para dar o disengage, ou seja, empurrar campeões inimigos que ameacem se aproximar do cerco do seu time.

Nesse sentido, existem diversos campeões bons para cumprir essa função: Lee Sin graças ao seu R, Gragas devido a sua Barrigada e ao seu ultimate, Alistar graças a suas duas habilidades primárias, e muitos outros.

Para compor a base de uma composição de poke, ou seja, a fonte de dano a longa distância, também existem muitas alternativas. Para a posição de atirador temos Ezreal, Varus com a build de letalidade, e Caitlyn como alguns dos exemplos.

Entre os suportes, além dos exemplos mais focados em proteção como o já citado Alistar, também temos campeões como Zyra, Brand e Vel’Koz. Para a rota do meio, magos de artilharia são as melhores escolhas: Ziggs, Zoe, Lux, Xerath, entre outros. Na selva, Nidalee, Taliyah e Shyvana AP são os principais exemplos. Finalmente, na rota do topo, temos exemplos como Heimerdinger, Jayce e Gangplank.

Apesar de possuírem altíssimo alcance e dano constante, jogar com uma composição de poke exige extrema coordenação e cautela, já que caso a equipe inimiga consiga encurtar a distância e forçar um combate direto, eles provavelmente estarão na desvantagem. Por isso, a ideia é sempre trabalhar a distância, e minar a vida dos adversários para que eles não possuam nem mesmo condições de contestar os seus planos durante a partida.

  • Composição de Pick-off

Em League of Legends, pick-off é o ato de surpreender o inimigo enquanto ele está fora de posição e eliminá-lo rapidamente. Uma composição baseada em pickoff possui uma virtude principal muito clara e bem definida: dano explosivo, controles de grupo altamente perigosos, e campeões com bastante mobilidade e flexibilidade para criar trilhas dentro do território inimigo.

Possuindo essas ferramentas, uma equipe com essa composição pode jogar de forma sorrateira e ardilosa, abusando da vantagem de visão e pressão de mapa construída com o tempo para dominar o mapa por completo.

Por possuírem tanta pressão de kill, jogar contra esse tipo de composição enquanto se está na desvantagem é uma verdadeira dor de cabeça, já que você nunca sabe quando será simplesmente alvejado e deletado dentro de sua própria base. Da mesma maneira, uma composição de pick off bem planejada consegue criar oportunidades mesmo quando está na desvantagem, através do elemento surpresa e das ferramentas que já citamos anteriormente.

Entre os top laners, Quinn, Camille, Kled e Pantheon são bons exemplos. Para a posição de caçador, Nocturne é certamente o exemplo clássico, mas também temos outros como Rek’Sai, Kayn mestre das sombras, Warwick, Vi, Rengar e Kha’Zix. Na rota do meio, o ideal são campeões com dano explosivo ou ferramentas definitivas de controle de grupo: Ahri, Lissandra, Fizz, Qiyana, e outros exemplos semelhantes. Na posição de atirador, Varus e Ashe são os melhores exemplos graças a suas ultimates. Finalmente, entre os suportes, temos Blitzcrank,  Thresh, Nautilus, Pyke, Bardo, Leona, e vários outros.

Apesar de possuírem uma condição de vitória bem clara, uma composição de pick off precisa ser extremamente bem executada. Caso a equipe não consiga fazer um bom uso de sentinelas, e caso eles não possuam uma boa noção de mapa e uma boa comunicação, as oportunidades de pick off raramente irão aparecer, e a equipe inimiga poderá se agrupar e ir gradativamente conquistando vantagens, já que em um confronto direto, eles podem acabar levando a melhor.

Por isso, a ideia de uma composição de pick off é a de sempre jogar na espreita, esperando o momento correto para explodir o alvo desejado. Mesmo que isso signifique gastar uma ou duas ults, a situação rapidamente irá se converter em um 5 contra 4 limpo, e a equipe inimiga dificilmente conseguirá reagir e combater as suas tomadas de decisão.

  • Composição de teamfight

Esse tipo de composição, assim como o nome sugere, se baseia totalmente em comprar brigas e utilizar de todas as suas ferramentas para ganhar as lutas em equipe, e dessa forma, conquistar os objetivos.

Uma composição desse tipo possui como sua principal virtude a de ser extremamente efetiva em cenários mais organizados e conjuntos, onde 4 ou 5 adversários da equipe inimiga estão a vista e podem ser alvejados. Nesse momento, a composição abusa de suas habilidades de área de efeito, controle de grupo e alto dano para realizar aquele famoso Wombo Combo e conseguir um Ace para cima da equipe inimiga num piscar de olhos.

Mesmo em situações de desvantagem, tudo que esse tipo de composição precisa é de uma simples oportunidade. Caso consigam encontra-la no momento preciso para logo em seguida puxar o gatilho, eles tem enormes chances de sucesso quando se baseiam em sua poderosa capacidade de luta em equipe.

Na rota do topo, os principais exemplos são tanques ou lutadores com bastante controle de grupo: Gnar, Ornn, Malphite, Sett, e alternativas como Kennen e Rumble. Entre os caçadores, temos Fiddlesticks, Zac, Amumu e Sejuani. Para a rota do meio, campeões com toneladas de dano em área são o essencial: Katarina, Orianna, Diana, Vel’Koz, Viktor.Na rota inferior, a ideia se mantém: atiradores como Miss Fortune, Jinx e Xayah, e suportes como Zyra, Braum, Brand e Rell.

Com uma composição desse tipo, a equipe não pode deixar a partida esfriar. A todo momento, eles precisam abusar de sua superioridade enquanto unidos para forçar a equipe inimiga a responder as suas chamadas. Caso contrário, o time inimigo poderá sempre se dividir e apostar em estratégias de Split push para enfraquecer a composição de teamfight e fazer com que ela seja muito menos efetiva em termos gerais.

Por essa razão, a composição de lutas em equipe precisa reconhecer muito bem qual é o seu momento de lutar. Quando eles iniciam em um cenário desvantajoso ou em um mal período da partida, eles podem acabar sofrendo a pior. Porém, quando encontram o momento correto, nada pode impedi-los de encaixar seu wombo combo alucinante para destruir a equipe adversária.  

PLAYERLINK

Caso esteja gostando do conteúdo desse texto, você certamente deveria acessar
o site da Playerlink e conferir tudo que te aguarda por lá…

Na nossa plataforma, você consegue participar de torneios gratuitos com
premiação em RP e interagir com milhares de membros que estão procurando um DUO
ou buscando evoluir no league of legends.

Então não perde tempo e vem subir de elo com a Playerlink

  • Composição ‘’protect the carry’’

Esse é um dos mais clássicos tipos de composições de equipe, e funciona muito bem desde os primórdios do League of Legends. O termo ‘’protect the carry’’ significa algo como ‘’proteger o carregador’’, e se refere justamente ao que o nome sugere: escolher um campeão com bastante dano e alcance, e lhe fornecer toneladas de proteção, escudos, buffs e outras ferramentas adicionais.

Na maioria das ocasiões, o campeão a ser protegido é o atirador. Isso se deve ao fato de que os campeões atiradores possuem um altíssimo dano constante, pois conseguem causar toneladas de dano com o simples uso de seus ataques básicos.

Nesse tipo de composição, o manejo correto dos recursos da equipe é algo extremamente importante. Para que tudo funcione como o planejado, o carregador deve receber a maior parte dos recursos, como barricadas solo, abates, e tudo que for possível para que ele possa obter muito ouro para comprar seus itens.

Normalmente, todos os outros membros da composição irão jogar em torno do carregador. Enquanto os suportes encantadores possuem itens baratos e efetivos, os tanques protetores precisam manter seu farm em dia para comprar seus itens de resistência e serem eficazes na linha de frente.

Para a posição de atirador, os principais exemplos são os chamados hyper carries: Kog’Maw, Tristana, Twitch, Vayne, e Jinx. Para a posição de suporte temos Lulu, Nami, Janna, Yuumi, Taric, entre outros. Para a rota do meio, é possível utilizar um mago com bastante utilidade, como Karma, Zilean e a própria Lulu, como também alternativas mais focadas em controle de zona como Orianna.

Na selva, as melhores opções são campeões com boas ferramentas de disengage e CC: Lee Sin, Nunu, Zac, Sejuani, mas também é sempre válido lembrar do exemplo do Ivern, que serve muito bem para essa comp. Finalmente, na rota do topo, o ideal são campeões com boas ferramentas de controle de grupo ou algum outro tipo de proteção, como Mordekaiser, Sett, Shen, Ornn, Maokai.

Focando todos os recursos possíveis no carregador e lhe concedendo todo o tipo de proteção e buffs, a composição de protect aposta em uma poderosa arma secreta que é capaz de eliminar a equipe inimiga inteira praticamente sozinha em ternos de dano causado. Por mais que essa  comp precise ser extremamente bem coordenada e seja bem dependente de um carry habilidoso e cheio de noção de jogo, ela certamente tem suas recompensas.

  • Composição de 1-3-1

Para finalizar a lista, temos um tipo de composição muito popular nos dias de hoje. A composição de 1-3-1 possui características bem focadas em Split push, mas com algumas ideias a mais. Assim como o nome sugere, a ideia da composição é enviar 1 campeão para cada uma das rotas laterais, ou seja, top e bot, para exercer pressão enquanto o resto da equipe domina o centro do mapa.

Na imensa maioria dos casos, o atirador e o suporte fazem parte dos 3 campeões da rota do meio. Entretanto, quanto ao mid laner, caçador e top laner, as posições são totalmente variáveis e dependem muito de campeão para campeão.

Nesse tipo de composição, a ideia principal é a de trazer 2 campeões extremamente competentes em side lanes, enquanto o resto da equipe cria uma pequena fortaleza sólida na rota do meio que avança ou se defende lentamente e com cautela, sempre se coordenando com seus Split pushers. Para as rotas laterais, os principais tipos de campeões são os duelistas, excelentes em confrontos 1 contra 1 e excelentes em derrubar torres com velocidade. Entretanto, até mesmo alguns magos também conseguem cumprir essa função em situações específicas. Shen, Jax, Tryndamere, Camille, Fiora, Twisted Fate e Ekko são alguns exemplos de ótimos campeões para as rotas laterais.

Enquanto isso, os campeões da rota do meio precisam possuir alto alcance, boa limpeza da onda de minions, e ferramentas para caitar os adversários e evitar confrontos diretos. Ezreal, Sivir, Varus, são bons exemplos de atiradores que jogam na mid lane do 1-3-1. Para os suportes, bons exemplos são Braum, Janna, Karma, Morgana, Tahm Kench, entre outros. Entre os mid laners, temos Malzahar, Cassiopeia, Anivia, e também os campeões que são bons em cerco e que já citamos anteriormente, como Xerath, Ziggs e Zoe.

A grande força dessa composição está na forma como eles dominam o mapa. Pressionando as 3 lanes de forma bem coordenada, a equipe consegue rapidamente controlar as entradas da selva adversária, e em um piscar de olhos, eles conseguem adquirir visão de praticamente todos os pontos importantes.

 A partir disso, eles conseguem se direcionar para realizar os objetivos com tranquilidade, mesmo sem abater ninguém. Quando a equipe inimiga tenta contestar ou iniciar de forma precipitada contra os 3 players da mid lane, eles serão duramente punidos pelos Split pushers, que destruirão suas torres com muita velocidade e conseguirão rapidamente abrir a base adversária.

Apesar de ser extremamente efetiva e difícil de se jogar contra, a composição de 1-3-1 exige uma coordenação praticamente fora do normal a nível de SoloQ, além de uma boa noção de mapa por parte dos jogadores. De qualquer maneira, um 1-3-1 bem executado é sempre uma forma muito interessante de se vencer um jogo de League of Legends na base da estratégia e do domínio de território.

  • FINALIZAÇÃO

Entender os tipos de composição é de suma importância para que você consiga entender qual será o seu papel em cada partida que você jogar. Analisando a estrutura de seu time e a forma como o seu campeão pode cooperar, você entenderá melhor quais são suas condições de vitória, e dessa forma, poderá jogar sempre em cima disso.

Por isso, mesmo que você não possua uma equipe coordenada e esteja simplesmente jogando uma partida caótica da SoloQ, você será capaz de reconhecer quais passos o seu campeão precisará dar para ter o máximo de eficiência naquele jogo em específico.

A todos, gostaria de agradecer pela audiência de sempre. Não se esqueçam de se inscrever no canal da Playerlink e de deixar o like nesse vídeo, para seguir apoiando nosso trabalho. Nos vemos em breve no próximo vídeo, e até lá, boas partidas a todos e até a próxima!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares