fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Os 5 piores campeões do League of Legends

  • INTRODUÇÃO

Como todos nós sabemos, League of Legends está em constante atualização, e o desempenho de determinados campeões oscila com base em diversos fatores, como build, status, números de suas skills, e as estratégias que estão em alta no meta.

Isso faz com que alguns campeões estejam particularmente fortes durante determinado período de tempo, e por outro lado, faz com que alguns outros personagens acabem tendo um desempenho bem abaixo do normal.

Analisando alguns desses fatores, hoje trazemos os atuais 5 piores campeões do League of Legends. Antes de iniciarmos, vale ressaltar: nenhum campeão dessa lista, assim como nenhum outro campeão do League of Legends, é necessariamente ruim e o resultado depende muito de quem está no comando.

Para fazer esse ranking, estamos utilizando como base a taxa de vitória média desses campeões, e nada além disso.

Aproveita e comenta aí em baixo: qual campeão você menos gosta de ver na sua equipe?

  • DESENVOLVIMENTO
  • 5° lugar: Vel’Koz, o Olho do Vazio

O Vel’Koz é um mago de artilharia, que tem como especialidade causar grandes quantidades de dano a distâncias incrivelmente longas, em troca de não possuir nenhuma mobilidade e uma resistência muito baixa.

Sua passiva Desconstrução Orgânica lhe fornece uma capacidade meio incomum entre os magos: a de causar dano real. Toda vez que suas habilidades causam dano a um determinado inimigo, este receberá um acúmulo de sua passiva. Ao atingir 3 acúmulos, o inimigo irá sofrer dano verdadeiro.

Sua habilidade Fissão Plasmática é uma excelente ferramenta de poke, possuindo um imenso alcance e podendo causar dano em até três alvos. A forma como o projétil se divide é bem peculiar, e o jogador pode precisar de bastante prática para começar a utilizá-la da melhor forma possível.

Já suas habilidades Fenda do Vazio e Ruptura Tectônica causam dano em uma área considerável, fornecendo ao Vel’Koz uma boa capacidade de limpar a onda de minions.

A proposta principal de Vel’Koz era a de ser um mid laner, graças a seu alto dano mágico a distância e a sua ótima capacidade de limpar os minions. No entanto, devido a sua fragilidade e falta de mobilidade, utilizá-lo na rota do meio é uma tarefa bem complicada, e a taxa de escolha do campeão para essa rota gira em torno de 0,5%.

De longe, a posição mais popular para o Vel’Koz é na função de suporte, mas que ainda não é tão alta, 1.57%. Jogando nessa posição, ele tem a ideia de ser um suporte de muito poke e dano mágico, assim como Brand e Zyra.

Porém, como sabemos, o meta de suporte atualmente gira em torno de personagens mais ativos e com capacidade de criação de jogadas, como Leona, Pantheon e Bardo, ou então suportes encantadores como Lulu, Janna e até mesmo Lux.

  • 4° lugar: Aphelios, a Arma dos Devotos

Aphelios é o campeão mais recente dessa lista, e nas primeiras semanas do seu lançamento, estremeceu toda a comunidade do jogo. Isso porque tanto o seu kit apresentou uma proposta totalmente diferente e única, como ele rapidamente se provou como umas das escolhas mais fortes nos elos de elite e no competitivo.

Após um bom tempo e incontáveis nerfs e mudanças no campeão, sua atual taxa de vitória é baixísisma, apesar de ainda ser escolhido com uma frequência próxima a 4,3%. As habilidades e o funcionamento de Aphelios são totalmente específicos do campeão. Sua passiva faz com que Aphelios possa empunhar 5 diferentes armas, que alteram as propriedas do seu ataque básico.

Ele pode ter acesso a duas armas ao mesmo tempo, uma na mão principal e outra na secundária, e ele pode alternar livremente entre essas armas apertando o W. Todos os seus ataques e habilidades consomem munição da arma, e sempre que essa munição é zerada, o Aphelios descarta sua arma, e ele recebe a próxima da fila.

Porém, para entendermos um pouco melhor os motivos do Aphelios estar passando por péssimos dias nas filas ranqueadas, basta entendermos que ele é um atirador com enorme poder bruto no late game, e vários recursos diferentes como roubo de vida e controle de grupo. Entretanto, como alguns outros atiradores, seu grande defeito é não possuir mobilidade e ser extremamente frágil.

De qualquer forma, o poder do bonecão com seus vários itens de crítico é simplesmente incontestável. Caso ele esteja jogando num time inteiramente coordenado e bem instruído, ele pode fazer a diferença na hora das lutas.

Porém, se você está buscando um atirador para ter independência e ser impactante nas filas ranqueadas, o Aphelios definitivamente não é a melhor escolha pra você.

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Lefends.

  • 3° lugar: Dr.Mundo, o Louco de Zaun

Escolhido para ser o próximo rework da Riot Games, o Dr.Mundo certamente deve estar ansioso para receber uma mudança geral no seu kit e na sua aparência, já que o seu estado atual não é dos melhores.

O Louco de Zaun é um dos lutadores mais resistentes de todo o jogo, e compensa sua falta de mobilidade e ferramentas de criação de jogada com uma elevadíssima capacidade de regeneração e alto dano base.

Sua habilidade Cutelo Infectado causa dano baseado na vida atual do alvo, e é uma ferramenta interessante para se manter sólido durante a fase de rotas. Isso por que ele pode tranquilamente utilizar essa habilidade para farmar, já que caso ele abata um alvo com seu cutelo, ele recupera 80% do HP gasto na habilidade.

Além de dano, o inimigo atingido pelo cutelo também sofre lentidão. Essa é a única habilidade do campeão que aplica algum tipo de controle de grupo, e por mais que não seja eficiente o bastante para criar diversas oportunidades de luta, a skill serve bem ao seu propósito de auxiliar o Dr.Mundo em se aproximar de seus adversários.

Já sua habilidade Agonia Ardente faz com que Mundo cause dano mágico ao redor de si, e em troca, ele perde vida aos poucos. Além disso, enquanto essa habilidade estiver ligada, ele recebe 30% de tenacidade. Juntamente com sua ultimate Sadismo, que lhe fornece uma alta velocidade de movimento e altíssima regeneração de vida, Agonia Ardente faz com que o Louco de Zaun possa agir como um verdadeiro maníaco na sua linha de frente, correndo sem parar em direção a seus inimigos.

Na rota do topo, sua função principal, a popularidade e o win rate de Mundo estão bem prejudicados. Volibear e Mordekaiser são alguns exemplos de personagens parecidos com ele, mas que andam tendo bem mais sucesso nas filas ranqueadas e no competitivo.

Mundo é um lutador bastante resistente, mas ele não é basicamente nada além disso.

Mas, no geral, o Louco de Zaun anda esperando a sua atualização para tentar voltar aos pódios de Summoner’s Rift.

  • 2° lugar: Corki, o Bombardeiro Ousado

Durante os primeiros momentos do jogo, Corki é praticamente inútil, e utiliza de seu alcance médio para farmar tranquilamente durante a fase de rotas. Caso ele não seja abatido, já é uma grande vitória.

Com sua habilidade Bomba de Fósforo, ele possui uma capacidade inicialmente decente de limpar a onda de minions. Já sua habilidade Valquíria lhe fornece uma interessante mobilidade, que o ajuda a escapar de situações perigosas desde os primeiros momentos do jogo, quando os adversários podem tentar abusar de sua fragilidade e fraqueza no início.

O grande trunfo do Bombardeiro Ousado está na sua elevada capacidade de escalar a medida que o jogo corre. Tendo três ou quatro itens fechados, Corki passa a causar altíssimas quantidades de dano a longa distância. Seus ataques básicos causam 80% de dano mágico, um fator muito interessante no dano do campeão, já que ele passará a atuar como um atirador que causa dana mágico.

Além disso, sua ultimate Barragem de Mísseis lhe fornece ainda mais dano e a uma distância muito longa, além de aprimorar sua capacidade de limpar a onda de minions.

Corki se torna um verdadeiro monstro caso ele seja capaz de escalar dentro da partida, mas suas fraquezas no começo do jogo são extremamente evidentes e abusáveis. Mesmo quando ele está sob o efeito do Pacote, que aprimora drasticamente a sua próxima Valquíria em um determinado período de tempo, seu impacto nas pequenas lutas por objetivos é bem inferior a da maioria dos outros mid laners.

Justamente por essa pouca atividade no começo da partida, característica tão exigida pelo ágil meta atual, a taxa de vitória de Corki se encontra num valor bem abaixo da média, e sua taxa de escolha muitas vezes acaba liderando o top 1 dos campeões menos escolhidos de cada patch.

  • 1° lugar: Tahm Kench, o Rei do Rio

Para finalizar a nossa lista, temos o caso de um campeão que é parecido com o Aphelios, de certa forma. Isso porque, após severos nerfs em seu kit, ele passou a ser uma escolha ruim para as filas ranqueadas, mas que continua sendo extremamente eficaz dentro de times mais bem coordenados.

Antes de qualquer coisa, Tahm Kench é um exímio suporte protetor, já que ele é bastante resistente e possui uma das mais interessantes ferramentas de proteção de todo o jogo, a sua habilidade Devorar.

Com ela, Tahm Kench é capaz de engolir tropas e monstros, campeões aliados e até campeões inimigos.

Dentro da barriga de Tahm Kench, as unidades se tornam inalvejáveis, fazendo com que ele possa salvar seu atirador de diversas situações de perigo. Caso a Ultimate de um Veigar esteja voando na direção de um determinado campeão, ele não sofrerá dano nenhum caso seja engolido por Tahm Kench antes da skill lhe atingir.

Da mesma forma, essa habilidade pode ser usada para livrar seu companheiro de ferramentas de controle de grupo como a Sentença do Thresh. Essa habilidade por si só faz com que Tahm Kench funcione muito bem junto com atiradores hábeis, que podem abusar da proteção que o Rei do Rio lhes oferece para jogar de forma mais agressiva sem tanto medo de serem punidos.

Sua habilidade Língua-chicote é útil para causar dano a longa distância, especialmente durante a fase de rotas, e também pode ser usada para debilitar os inimigos, já que ela causa lentidão. Caso o alvo esteja com três acúmulos de Gosto Adquirido, sua passiva, ele sofrerá atordoamento.

Já sua ultimate Viagem Abissal permite com que Tahm Kench se teletransporte até um determinado ponto do mapa depois de um curto período de tempo. Se um aliado clicar em Tahm Kench enquanto ele prepara a habilidade, o aliado viajará juntamente a ele. Essa é uma ferramenta interessante de presença de mapa, que quando usada com a devida esperteza, pode te deixar um passo a frente do seu adversário nas rotações.

Apesar de possuir boas vantagens em seu kit, Tahm Kench não é o melhor criador de jogadas para a rota de suporte, e acaba dependendo bastante de possuir um bom atirador. Alguns efeitos de suas skills foram severamente nerfados nos últimos tempos, o que é parte do motivo para sua situação atual.

  • FINALIZAÇÃO

Mais uma vez, iremos ressaltar que os campeões dessa lista não são necessariamente fracos. Como qualquer outro campeão do jogo, eles possuem suas forças e fraquezas bem definidas dentro da partida, e quando bem usados, podem fazer toda a diferença.

Porém, estatisticamente falando, eles acabaram tendo um desempenho abaixo do esperado nos últimos tempos, por alguns dos motivos que citamos na lista.

Se você gosta bastante de algum desses campeões e se diverte jogando com eles, não há problema nenhum. No entanto, para aqueles que estão buscando masterizar os campeões mais eficazes para subir seu elo, os personagens dessa lista provavelmente ainda ficarão fora do seu radar por mais algum tempo.

A todos, muito obrigado pela audiência de sempre. Não se esqueçam de se inscrever no canal da Prota e de deixar o like nesse vídeo, para continuar apoiando o nosso trabalho aqui no Youtube. Também deixa a sua contribuição aí nos comentários: qual campeão você acha que ficou faltando na lista?

De qualquer forma, agradecemos novamente pela confiança. Boas partidas a todos, e nos vemos em breve!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares