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Os 5 melhores campeões no late game

  • INTRODUÇÃO

Como tem sido suas últimas vitórias em Summoner’s Rift?

Talvez você tenha optado por um campeão agressivo, com uma fase de rotas dominante e dessa forma, conseguiu acabar com a partida perto da faixa dos 27 minutos, sem dar muita chance para o time adversário.

Ou então, você pode ter apostado em campeões de longo prazo, sendo oprimido na fase de rotas e dando espaço para que o time inimigo conquistasse alguns objetivos, porém com paciência e cautela, você aprimorou seu campeão com 5 ou 6 itens, e ele se tornou uma máquina mortífera que liderou sua equipe para um retorno esmagador,  resultando numa vitória.

Os vários personagens de League of Legends possuem dinâmicas de crescimento diferentes, e enquanto alguns são opressores logo no início da partida e outros apresentam um desempenho constante, existe um pequeno grupo de campeões que são verdadeiras bombas relógio: caso o tempo da partida alcance uma determinada marca, eles explodem, se tornando monstros capazes de realizar os famosos 1×5, ou até mesmo se transformando em suportes divinos que fornecem cura e utilidade infinita a sua equipe.

Então se prepare e agarre seus itens defensivos, pois hoje vamos explorar os 5 melhores campeões no late game.

  • DESENVOLVIMENTO
  • Em 5° lugar: Viktor, o Arauto das Máquinas

Para começar a lista, temos um velho conhecido dos usuários de mago na mid lane.

Viktor está no jogo a um bom tempo, e mesmo tendo recebido algumas mudanças em seu kit ao longo dos anos, a ideia geral de seu funcionamento se manteve a mesma. Viktor possui elevadíssimo dano e bom controle de terreno em seu kit, em troca de pouca mobilidade e resistência.

Apesar de seu maior momento de brilho não ser no início do jogo, sua fase de rotas consegue ser incrivelmente sólida contra a maioria dos campeões, principalmente graças a sua ótima capacidade de limpar a onda de minions com sua habilidade Raio da Morte, quando aprimorada pelo seu item Núcleo Hex.

Sua habilidade primária, Poder do Sifão, é uma ótima ferramenta para trocas curtas, graças a seu baixo custo de mana e tempo de recarga. Essas habilidades lhe permitem um início de jogo sólido, para conseguir aprimorar seu Núcleo ao máximo e comprar itens de alto dano mágico o mais rápido possível, e então se transformar numa terrível ameaça para o time adversário.

Sua habilidade ultimate, Tempestade do Caos, é simplesmente destruidora nas lutas em equipe. Ao conjurá-la, Viktor invoca uma singularidade que primeiramente causa dano e interrompe canalizações, e logo depois, continua causando dano periódico dentro de sua área de efeito, enquanto Viktor pode reposicionar a área pressionando R novamente em uma determinada direção.

Juntamente com Raio da Morte, essa habilidade lhe proporciona uma capacidade altíssima de dano em área, e quando consideramos a velocidade com que esse dano chega, o Arauto das Máquinas se torna ainda mais perigoso.

Sua ultimate possui conjuração quase instantânea, e seu Raio é veloz e difícil de se esquivar.

Vale lembrar que um dos aprimoramentos do Núcleo Hex faz com que todas as habilidades de Viktor apliquem lentidão aos inimigos, fazendo com que uma Tempestade do Caos lançada na linha de trás dos inimigos possa simplesmente derreter atiradores e magos caso eles não movam-se para longe com urgência.

Com sua habilidade de controle de grupo Campo Gravítico, a influência de Viktor sob delimitadas áreas se torna ainda maior, já que o efeito de lentidão é monstruoso por si só, e caso o alvo permaneça muito tempo sob o campo, o efeito de atordoamento será mais que o suficiente para que Viktor o exploda.

 Após vários itens de dano mágico bruto, você certamente deve temer o Arauto das Máquinas, pois se for muito descuidado, o simples combo de Poder do Sifão + ataque básico + Raio da Morte pode simplesmente apagar personagens mais frágeis.

Esses potenciais tornam Viktor um dos magos mais fortes do late game, e uma ótima escolha para os jogadores mais tradicionais da mid lane, que com certeza irão adorar sua inigualável

capacidade de espalhar o caos por uma team fight, e deletar uma linha de trás inteira num piscar de olhos.

  • Em 4° lugar: Sona, a Mestra das Cordas

Representando os suportes dentro dessa lista, Sona é com certeza o personagem com o escalonamento mais significativo dentre os personagens que compartilham a mesma função que ela.

 Geralmente, os suportes possuem habilidades que não precisam de altos modificadores para serem úteis, permitindo com que eles possam se dar o luxo de destinar maior parte dos recursos da partida para os carregadores da equipe, e ainda assim continuarem se mantendo impactantes mesmo construindo apenas itens mais baratos.

 Taric, Thresh e Alistar são apenas alguns exemplos de personagens que não precisam acumular Poder de Habilidade, pois suas habilidades são úteis e significativas por si só. Porém, o caso da Mestra das Cordas é algo bem diferente disso.

Quando fazemos uma análise superficial, o kit da Sona possui 3 habilidades de ativação e área de efeito praticamente idênticas, e apenas sua habilidade Ultimate se destaca. Diferentemente dos outros suportes citados, que possuem ferramentas que praticamente distorcem as regras do jogo como a lanterna de Thresh ou a habilidade de engolir do Tahm Kench, Sona se mantém como uma peculiar conjuradora.

Andando pelo Rift, ela oferece dano, com sua habilidade Hino do Valor, cura e escudo com sua habilidade Ária da Perseverança, e velocidade de movimento adicional com Canção da Celeridade. Sua passiva, Power Chord, ainda fortalece seus ataques básicos e oferece alguns efeitos extras igualmente interessantes: o Power Chord de seu W reduz o dano do alvo atingido, enquanto o do seu E reduz a velocidade de movimento. Dessa forma, percebemos que a Sona trabalha com status, com números: reduzir aos poucos os números da vida dos adversários, aumentar os números da vida de seus aliados, e também mexer com os números de velocidade de movimento.

 E é exatamente por isso que ela possui um escalonamento tão poderoso. Enquanto muitas pessoas podem até mesmo fazer algumas piadas com relação à extrema fragilidade da campeã, outras reconhecem a sua imensa força no fim do jogo.

Com itens baratos de suporte, como Graal Profano e Turíbulo Ardente, e um ou dois itens de grande poder de habilidade como Mejai ou Rabadon, Sona se torna uma verdadeira fonte infinita de alto dano e altíssima cura. Um acerto do Hino do Valor somado a um Power Chord desferido contra um personagem frágil pode causar uma quantia de dano assustadora para um suporte, enquanto sua habilidade ultimate, o Crescendo, fornece ainda mais potencial de dano e controle de grupo pesado em área.

Correndo rapidamente pelo mapa, fornecendo quantias extraordinárias de cura e escudo, enquanto ainda é capaz de encaixar grandes danos a distâncias consideráveis, a Mestra das Cordas é com certeza uma grande condição de vitória para uma equipe, principalmente para os que gostam de atuar na linha de trás junto com ela. Seja usando a runa Guardião e fazendo itens de suporte ou então usando runas agressivas como Colheita Sombria e itemizando poder de habilidade bruto, Sona é extremamente poderosa e capaz de mudar o rumo de várias partidas no late game.

  • Prota Games

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  • Em 3° lugar: Vayne, a Caçadora Noturna

Indo agora para a função de atirador, temos um dos mais clássicos exemplos de uma potencial ”máquina de 1v9”.

 Vayne inicia o jogo com uma fase de rotas muitas vezes fácil de se lidar, pois seu baixo alcance em comparação com outros atiradores pode ser consideravelmente abusado pela bot lane adversária.

Porém, a partir de seu primeiro item, Espada do Rei Destruído, Vayne passa a demonstrar um pouco do que irá se tornar caso consiga acumular muitos itens.

 O ponto chave para o alto dano de seu kit é sua habilidade passiva Dardos de Prata, que faz com que a cada 3 ataques ou habilidades consecutivas contra o mesmo alvo, uma quantidade adicional de Dano Verdadeiro seja causada, baseada na vida máxima do alvo.

Quando a Caçadora Noturna começa a comprar itens que não dão apenas status como velocidade de ataque e dano, como também fornecem efeitos passivos de ainda mais dano passivo ao contato, como é o caso da Espada do Rei, a atiradora passa a causar enormes quantias de dano em seus alvos.

Todo o seu conjunto de habilidades lhe fornece enorme flexibilidade e agilidade, fazendo com que ela possa se aventurar em pontos mais avançados de uma possível teamfight, e não precise necessariamente agir com um atirador fixo à linha de trás de seu time. Quando sua ultimate Hora Final está ativada, sua habilidade primária Rolamento passa a recarregar mais rápido, e principalmente, passa a tornar Vayne invisível por um curto período de tempo.

 Sua habilidade Condenar é um efetivo controle de grupo de alvo único, podendo empurrar um alvo que apresente perigo para longe da atiradora, ou até mesmo para atordoar um adversário caso ele se choque contra um terreno, garantindo então um bom espaço de tempo para Vayne alvejar seu adversário com uma quantidade esmagadora de dano.

Talvez o fator que mais coopere para que a Caçadora Noturna seja um verdadeiro monstro no fim de jogo seja a sua incomparável habilidade de danificar tanques. O dano verdadeiro baseado na vida máxima de Dardos de Prata permite com que ela arranque grande parte da vida de personagens resistentes, cheios de itens de vida e armadura, em apenas três ataques básicos.

Com o item Lâmina da Fúria de Guinsoo, que faz com que esse efeito possa ser acionado ainda mais vezes numa mesma sequência de ataques básicos, juntamente com outros itens de velocidade de ataque que a campeã adora fazer, a atiradora representa um ponto totalmente fora da curva entre os atiradores: não é ela que tem medo dos tanques, os tanques é que tem medo dela.

Finalizando sua build com alguns itens de crítico, como Gume do Infinito e Dançarina Fantasma, a Vayne se torna o pacote completo de dano, podendo explodir tanto personagens frágeis como também personagens altamente robustos.

 Por isso, se você tá cansado de ficar causando dano a longas distâncias e se protegendo como atirador, a Caçadora Noturna pode ser a sua oportunidade de engajar em posições mais profundas e deletar seus alvos com seus Dardos de Prata, se esquivando de tudo e todos ao sumir nas sombras.

  • Em 2° lugar: Kayle, a Justa

Viajando para a rota do topo, temos uma campeã com uma proposta bem diferente de seus usuais companheiros de lane.

No topo, costumamos ver com mais frequência tanques parrudos ou lutadores ferozes. Enquanto isso, Kayle é uma espécie de fusão muito peculiar entre um atirador e um mago, e sua dinâmica de crescimento é extremamente afiada. Isso pode ser constatado rapidamente só de olhar para sua passiva, a Ascensão Divina, que faz com que Kayle receba novos efeitos para seus ataques básicos nos níveis 6, 11 e 16.

Possuindo a ideia de se fortalecer drasticamente ao longo do tempo, a campeã naturalmente não possui a melhor fase de rotas. Durantes os primeiros 6 níveis, pode ser um adversário praticamente impotente contra personagens agressivos e dominantes como Renekton e Sett.

A partir do primeiro aprimoramento de sua passiva, em que Kayle passa a atacar a longa distância, sua situação pode começar a ficar um pouco mais segura. Sua habilidade Explosão Radiante fornece uma lentidão considerável aos adversários atingidos, enquanto Bênção Celestial lhe concede cura e boa quantidade de velocidade de movimento.

 Essas ferramentas permitem com que Kayle possa manter distância, enquanto farma e causa dano ao seu inimigo com Lâmina de Fogo Estelar e a própria Explosão Radiante. Apesar da fase de rotas não muito forte, sua build mais popular atualmente leva Pistola Laminar Hextec como primeiro item, o que é uma ótima escolha, já que fornece altas quantidades de status e efeitos passivos e um ativo igualmente interessantes para o kit da campeã.

Entrando no meio jogo, Kayle pode passar a dar um dano considerável e até mesmo fornecer grande utilidade a sua equipe. Sua ultimate, Sentença Divina, torna um aliado invulnerável por alguns segundos, e ao término do efeito desse efeito, dano e lentidão são causados na área ao redor do alvo escolhido.

Essa habilidade pode ser absolutamente determinante, ao salvar um alvo importante e mudar completamente o rumo de uma luta por um objetivo, como um Dragão ou até mesmo um Barão cedo na partida. Porém, a partir do level 16 e alguns itens, Kayle se transforma completamente. Seus ataques básicos ganham alcance adicional e sua passiva se torna um efeito permanente, e não mais algo temporário e acumulável, fornecendo a ela 30% de velocidade de ataque e 8% de velocidade de movimento.

 Esses altos modificadores somados a itens como Dente de Nashor e Guinsoo, fazem com que Kayle se torne uma das maiores ameaças a longa distância de todo o jogo, pois o dano causado por seus ataques básicos se torna simplesmente brutal. Nessa fase, sua ultimate poderá muitas vezes ser usada para proteção própria, se prevenindo contra altas quantidades de dano que poderiam vir a atingi-las.

A velocidade de movimento adicional de Bênção Celestial se torna cada vez mais considerável, e a campeã pode facilmente desferir incontáveis ataques destruidores contra seus alvos, enquanto se movimenta rapidamente para posições favoráveis. Sua habilidade primária também diminui a armadura e a resistência mágica do alvo atingido, e como Kayle possui dano misto, ela pode derreter até mesmo os alvos mais tanques.

 Sendo assim, a Juíza recebe a 2° lugar na nossa posição e pode ser uma boa escolha para aqueles que procuram apostar no longo prazo jogando na rota do topo, para então destruir os inimigos caso a partida se estenda muito.

  • 1° lugar: Kassadin, o Andarilho do Vazio

Finalizando com mais um campeão da rota do meio, esse é discutivelmente o personagem mais forte de todo o jogo quando possui todos os seus itens fechados. Kassadin é um assassino peculiar, pois depende bastante de mana e poder de habilidade  para então começar a fazer o que ele faz de melhor.

 Na fase de rotas, pode ter um tempo extremamente difícil jogando contra campeões agressivos, principalmente os de dano físico. Sua passiva lhe fornece 15% de redução de dano mágico, e sua habilidade Esfera Nula causa dano a longa distância enquanto lhe fornece um temporário escudo de dano mágico.

Por isso, magos de longa distância podem muitas vezes ser adversários satisfatórios para o Andarilho do Vazio, enquanto campeões como Pantheon, Talon, Zed e Nocturne podem facilmente exercer enorme pressão sobre ele na fase de rotas. A maioria dos jogadores tem optado pela runa Agilidade nos Pés, para lhe fornecer uma ferramenta de cura e sobrevivência a mais no início do jogo.

Seus primeiros itens tendem a ser Bastão das Eras e Cajado do Arcanjo, ambos focados em lhe dar bastante mana, vida e poder de habilidade. Por serem itens que demoram para atingir seu ponto máximo, Kassadin pode não ser uma ameaça tão grande mesmo após seu nível 6, onde ele obtém sua habilidade ultimate, Caminhar na Fenda. Ao usá-la, o Andarilho do Vazio se teleporta para o local indicado, causando dano ao redor.

 O tempo de recarga dessa habilidade é baixíssimo, porém, múltiplas conjurações feitas em um curto período de tempo irão aumentar cada vez mais o seu custo de mana, e também irão causar dano adicional.

Essa habilidade já permite com que Kassadin procure por oportunidades ao redor do mapa e causa danos consideráveis a um único adversário, mas ainda longe de estar em seu potencial máximo. Caso o jogo dure o suficiente e Kassadin consiga aliar seus primeiros itens de escalonamento com itens de dano bruto como Perdição de Lich, Morellonomicon e Rabadon, pode ser tarde demais para o time adversário.

Nesse momento, Kassadin se torna um rolo compressor, uma inigualável máquina de matança. Possuindo altíssimos valores de mana, ele pode se deslocar pelo mapa numa velocidade absurda, pois o nível 3 de sua ultimate possui apenas 2 segundos de tempo de recarga. Rapidamente se teletransportando para a linha de trás do inimigo ou então para buscar um alvo fora de posição, o dano de Caminhar na Fenda é arrasador por si só.

Ao entrar se aproximar do campeão inimigo, o Andarilho do Vazio também irá acertar sua Esfera Nula e golpear o alvo com Lâmina Ínfera, que além de causar uma quantidade esmagadora de dano, também lhe fornece uma grande quantidade de mana, para continuar utilizando suas habilidades.

Nesse ponto, Kassadin é uma força quase imparável. Sua build lhe fornece uma boa quantidade de vida, que juntamente a sua passiva, lhe tornam um assassino muito mais resistente do que a média geral.

 Depois de simplesmente apagar um alvo frágil do time inimigo em questão de um segundo, ou as vezes até menos, ele pode se reposicionar com extrema velocidade para uma posição mais segura. Sua habilidade, Força de Pulso, é uma lentidão potente que depende de conjurações de habilidades inimigas para carregar, e então estar pronta para o uso.

 Porém, nas lutas em equipe, stackar essa habilidade é uma tarefa relativamente fácil, e Kassadin com certeza terá sua forte ferramenta de lentidão disponível na maioria das vezes. Com um burst damage simplesmente desagradável, uma mobilidade incomparável e uma resistência descente, o Andarilho do Vazio é uma verdadeira bomba relógio e acabou levando o primeiro lugar na nossa lista.

  • FINALIZAÇÃO

League of Legends é um jogo de tática e estratégia. Não existem propostas mais eficazes ou menos eficazes, e não importa se você possui poucos campeões que escalam para se tornarem monstros do late game em seu time.

 O que importa de verdade é que todo o time esteja em harmonia. Seja para terminar com o jogo rapidamente ou para estendê-lo, um time inteiramente conectado saberá reconhecer os momentos da partida em que estão em seus picos de força, e os momentos em que eles devem simplesmente esperar mais um pouco e jogar com mais calma.

Por isso, uma composição correta e escolhas bem pensadas podem fazer toda a diferença numa partida, mesmo antes dela começar. Kassadin recebeu o primeiro lugar na nossa lista, então ele é o campeão mais forte do jogo e eu posso simplesmente escolher ele nas minhas ranqueadas que eu vou ganhar tudo, certo?

 Redondamente errado. Todos os campeões de escalonamento podem ser punidos no início do jogo, e a partida pode terminar até mesmo antes de você terminar seus primeiros três itens. Por isso, no fim das contas, um bom planejamento é sempre a condição mais poderosa de uma equipe.

Tendo total noção de quando e como devem agir numa partida, eles reconhecerão a oportunidade no momento em que ela passar, e se agarrarão a ela rapidamente, conquistando assim a vitória. Não se esquece de comentar aí em baixo: qual campeão você adicionaria a essa lista baseado na sua própria experiência?

Seu relato é sempre muito bem vindo! De toda forma, obrigado a todos pela audiência. Não esqueça de deixar seu like e de se inscrever no canal da Prota para continuar recebendo nossos vídeos, que continuarão te passando informação sobre as mais diversas esferas do League of Legends. No mais, desejamos boas partidas a todos e até a próxima!

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