fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Os 4 tipos de suporte: como dominar a bot lane

  • INTRODUÇÃO

Saudações, invocador! Você costuma jogar na posição de suporte? Na rota inferior, diferentemente do caso da rota do meio e da rota do topo, o confronto se dá em um 2 contra 2, entre uma dupla de atirador e suporte.

Mesmo com as ocasionais variações que o meta acaba trazendo, como magos ocupando a posição de atirador, a ideia é sempre a mesma: um campeão farma e procura adquirir o máximo de recursos possíveis, enquanto o outro abdica desses recursos para focar em apoiar a sua equipe, pressionando na fase de rotas, rotacionando, colocando wards e sendo ativo pelo mapa.

Ao contrário do que alguns jogadores ainda pensam de forma errônea, a posição de suporte é complexa, especialmente em elos mais altos, e essa complexidade se inicia desde o momento em que a matchup da bot lane é definida. Entre os diferentes tipos de suportes que existem no jogo, podemos classificá-los em alguns grupos para facilitar a nossa compreensão a respeito de suas principais funções. Essas divisões em grupos não são 100% perfeitas, já que existem campeão tão únicos em League of Legends que acabam não se encaixando muito bem em grupos gerais.

Porém, de uma maneira ou de outra, o estudo continua sendo muito válido e útil para que você, seja jogando como um suporte ou não, entenda melhor o que está rolando na sua bot lane durante a fase de rotas e dessa forma, pense melhor nos seus planos de jogo. Por isso, no vídeo de hoje falaremos sobre os 4 tipos gerais de suporte, e como eles interajem entre si. Logo em seguida, faremos algumas considerações gerais a respeito do assunto.

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Legends.

  • DESENVOLVIMENTO
  • Suportes de Engage

Os suportes de engage, quase que em 100% dos casos, são campeões extremamente agressivos, possuindo características como alta durabilidade, bastante controle de grupo, e fortes ferramentas de aproximação.

Esses campeões, assim como o nome sugere, são focados em iniciar o combate. Depois de se aproximar de seus adversários e começar a lhes causar altos valores de controle de grupo e moderada quantia de dano, esses suportes acabam abrindo espaço para que o seu atirador lhe acompanhe rapidamente em sua jogada, e na maioria das vezes, a melhor ideia para o suporte de engage é apostar no all in.

All in é um termo utilizado no League of Legends para se referir a um tipo de jogada em que um ou mais jogadores partem para uma iniciação definitiva, usando todas as ferramentas que eles tem a disposição para buscar o abate, sem hesitar em nenhum momento. A natureza agressiva dos suportes de engage faz com que eles sejam os mais apropriados para esse tipo de play.

Nautilus, Leona, Blitzcrank, Rell e Rakan são exemplos clássicos de suportes de iniciação. Todos eles possuem uma principal característica em comum: ferramentas extremamente poderosas de criação de jogada. Justamente por esse motivo, os suportes de engage acabam sendo os favoritos de muitos jogadores para as filas ranqueadas, já que eles acabam sendo os melhores suportes para distribuir pressão através do mapa, e realizar roamings com alta chance de abate.

  • Suportes de Sustain

Os suportes de sustain, como sugere o nome, possuem como principal característica a elevada capacidade de curar seus aliados e a si mesmo.

Para esses campeões, jogar no longo prazo acaba sendo a melhor alternativa. Graças a possibilidade de fornecer vida a si mesmo e a seu atirador, os suportes de sustain entregam um conforto fora da curva para os seus aliados, sobretudo durante a fase de rotas.

Seja em situações de vantagem ou de desvantagem, poder curar seu atirador significa que ele terá muito mais tempo e segurança para ficar na lane, sem precisar se preocupar em jogar de forma recuada para evitar dives ou possiveis abates, uma vez que a sua vida poderá ser rapidamente regenerada, e logo após uma trocação intensa, suas condições de HP podem já estar muito superiores à do atirador adversário.

Em termos gerais, os suportes de sustain são a melhor escolha quando o atirador é um campeão com bastante força no mid e no late game, mas que possui uma fase de rotas consideravelmente facil de se abusar. Nesse momento, toda a capacidade de proteção e cura de um suporte de sustain pode ser o suficiente para suprir o defeito de seu atirador durante a lane, permitindo com que ele construa os seus primeiros itens com muito mais velocidade e rapidamente venha a se tornar impactante na partida.

Sona, Soraka, Yuumi e Nami são os principais exemplos de suportes de sustain. Por mais que todas possuam um bom valor de dano durante a fase de rotas, suas habilidades de cura acabam sendo o principal fator que as diferenciam dos demais.

  • PLAYERLINK

Caso esteja gostando do conteúdo desse vídeo, você certamente deveria acessar
o site da Playerlink e conferir tudo que te aguarda por lá…

Na nossa plataforma, você consegue participar de torneios gratuitos com
premiação em RP e interagir com milhares de membros que estão procurando um DUO
ou buscando evoluir no league of legends.

Então não perde tempo e vem subir de elo com a Playerlink

  • Suportes de Poke

Os suportes de poke, diferentemente da maioria dos outros campeões dessa função, acabam se destacando por possuírem um potencial de dano tão imenso que muitas vezes pode até mesmo ultrapassar o dano de seus atiradores durante a fase de rotas.

Com suas habilidades de longo alcance, bastante dano e baixo tempo de recarga, esses campeões minam a vida dos adversários aos poucos, fazendo com que durante o tempo, o atirador inimigo se encontre com uma vida tão baixa que seja obrigado a voltar para base em momentos ruins, ou até mesmo levar a um abate.

Para esses suportes, garantir a pressão na lane acaba sendo algo praticamente garantido. Pokeando seus adversários ao limite durante a fase de rotas, os suportes de poke também acabam optando por itens mais ofensivos, fazendo com que o seu dano continue escalando e sendo relevante até mesmo em momentos posteriores do jogo.

Zyra, Brand, Vel’Koz, Ashe e Seraphine são alguns exemplos de campeões que podem ser classificados como suportes de poke. Perceba que além de muito dano a longa distância e baixos tempos de recarga em suas habilidades, todos esses campeões possuem quantidades bem consideráveis de controle de grupo em seus kits, fazendo com que a sua ameaça durante a fase de rotas e no decorrer de todo o jogo seja ainda mais pesada contra a equipe adversária.

  • Suportes de Peel

Esse quarto e último grupo se refere aos suportes focados em proteção, ou seja, que possuem ferramentas incríveis em seus kits que fazem com que eles possam garantir a segurança de seu atirador e de seus aliados, frustrando os planos de qualquer campeão inimigo que tente ferir os campeões de sua equipe.

Apesar de não possuirem muito dano na maioria dos casos, esses campeões acabam elevando o potencial de seus atiradores como nenhum outro. Lhes oferecendo proteção direta ou buffs em habilidades, um suporte de peel bem aplicado engrandece o atirador de uma forma que ele acaba sendo capaz de carregar as partidas praticamente sozinho.

Para esses campeões, as apostas a longo prazo acabam sendo mais recompensantes. Quando aliados a hyper carries, atiradores como Twitch, Jinx, Vayne e Kog’Maw, a dupla da bot lane acaba sendo uma condição de vitória extremamente notável para o mid e late game, já que o poder de um hyper carry buffado e protegido por um suporte de peel é algo sempre devastador.

Lulu, Braum, Taric, Tahm Kench e Janna são exemplos extremamente claros de suportes de peel. Entre esses campeões percebemos uma pequena distinção: Lulu e Janna são consideradas encantadoras, ou seja, possuem fortíssimos buffs para seus aliados em suas habilidades, além de claro, bastante proteção. Já o outro grupo, com campeões mais tanques como Braum e Tahm Kench, protegem os seus atiradores de maneira mais direta, impedindo com que eles recebam dano e abrindo espaço para que eles possam jogar de forma mais confortável.

  • Casos Especiais

Assim como foi comentado no início do vídeo, a divisão que existe entre esses grupos está longe de ser 100% perfeita e completa. Uma vez que League of Legends possui campeões extremamente únicos e originais, acabamos reparando que existem alguns suportes que simplesmente não se encaixam direito em nenhum desses pequenos grupos.

Bardo, por exemplo, é um suporte bem atípico com muitos diferentes potenciais em seu kit. Possuindo bastante controle de grupo, proteção, e até mesmo um elevado dano, é praticamente impossível de classificar o Bardo direito. O mesmo serve para o Thresh, que possui características muito notórias tanto de Engage quanto de Peel, o que torna muito difícil a tarefa de classificá-lo.

Além desses casos especiais, existem também alguns casos um pouco mais simples, mas que ainda assim, geram uma certa discordância em alguns pontos. Esse é o caso do Zilean, que por mais que possua um Poke extremamente opressivo na fase de rotas, acaba sendo difícil de colocá-lo no mesmo grupo que Brand e Zyra, já que seu E e sua Ultimate são buffs bem característicos de um suporte de peel. No caso do Alistar, seu kit pode até ter um claro foco em proteção graças ao seu monstruoso disengage, mas seu combo de W+Q é um dos engages mais clássicos de todos os suportes.

Dessa forma, percebemos que existem campeões que acabam se classificando em 2 diferentes grupos, e outros que são simplesmente únicos demais para classificarmos.

  • Matchups

Com isso, agora já entendemos um pouco mais sobre os suportes de Engage, Sustain, Poke e Peel. Agora, vamos entender melhor como é a relação entre esses grupos, e como você pode fazer para realizar as suas melhores escolhas durante os drafts de suas partidas.

Vamos seguir na ordem que apresentamos no vídeo. Os suportes de engage são extremamente agressivos, e como já citamos, adoram jogar no all in. Muitas vezes, eles se aliam a atiradores igualmente agressivos durante a fase de rotas para potencializar ainda mais a sua pressão de abate e possibilidade de criação de jogadas. Com isso, os suportes de Engage acabam sendo especialmente fortes contra suportes de Sustain.

Os suportes de Sustain preferem trocas longas, graças a sua capacidade de curar a si mesmo e a seus aliados, fazendo com que após certo tempo, eles estejam prontos para novas  trocas e com bem mais vida que seus adversários. Devido a sua notável fragilidade e dificuldade em confrontos diretos, os suportes de Engage acabam tendo a melhor contra eles, que muitas vezes, podem acabar sendo abatidos de uma vez só, sem a oportunidade de abusar de seu sustain. Porém, a capacidade de curar seus aliados acaba fazendo com que os suportes de Sustain sejam especialmente fortes contra um outro grupo: os suportes de poke.

Os suportes de poke possuem muito dano a longa distância, mas jogando contra suportes de sustain, eles acabam entrando numa situação de zero a zero, e muitas vezes, de desvantagem. A medida que eles danificam a bot lane adversária, o suporte adversário simplesmente irá curar a si mesmo e a seu aliado com o tempo, e com isso, sua principal força será anulada. Com isso, os suportes de poke acabam falhando em sua missão de pressionar a bot lane inimiga, que por sua vez, poderá escalar com tranquilidade e garantir com que eles sejam superiores no mid game. Apesar disso, a atuação dos suportes de poke acaba sendo especialmente útil contra os suportes de peel.

Os suportes de peel são ótimos em proteger seus aliados contra as ameaças diretas da equipe adversária, não permitindo com que ninguém se aproxime deles para causar dano. Porém, o longo alcance e dano constante dos suportes de poke acaba fazendo com que os suportes de peel se encontrem em uma situação praticamente sem solução, onde eles serão pokeados e abusados durante toda a fase de rotas. Diferentemente dos suportes de sustain, os suportes de peel não possuem ferramentas de cura em sua grande maioria, e nem possuem ferramentas de engage para tentar virar um all in contra o suporte de poke do time inimigo. Por isso, eles acabam se encontrando nessa situação desconfortável. Apesar de sofrerem contra suportes de poke, os suportes de peel são especialmente úteis contra os suportes de engage, que ao tentarem se aproximar de seus atiradores, serão frustrados graças a todo o seu potencial de proteção.

Com isso, podemos estabelecer uma pequena relação entre os matchups. Suportes de Engage são bons contra suportes de Sustain. Suportes de Sustain são bons contra suportes de Poke. Suportes de poke são bons contra suportes de Peel, e finalmente, suportes de Peel são bons contra suportes de Engage.

No fim das contas, após todo esse estudo, existe algo que também acaba sendo bastante definitivo na dinâmica dos suportes: a presença dos atiradores. Na hora do draft, sua escolha deve ser pensada não apenas num contexto individual, mas sim fazendo uma análise a respeito da dupla que existe na botlane.

Para maximizar suas chances de sucesso, escolha um suporte que possua sincronia com o seu atirador, e que simultaneamente, sirva bem contra a lane adversária. Seu atirador é um hyper carry habilidoso? Você provavelmente irá querer confiar nele, e irá optar por turbinar suas capacidades com um suporte de peel.

Seu atirador possui bastante potencial na fase de rotas, e possui condições de jogar de forma bem agressiva contra a bot lane adversária? O acompanhe nessa proposta, e escolha um suporte de Engage para jogar de forma bem dominante.

Seguindo esses exemplos, no momento do draft, você poderá realizar a melhor escolha. Caso você precise escolher primeiro, opte por um suporte que não possua algum counter direto. Thresh e Bardo são alguns dos melhores exemplos de blind pick na posição de suporte, pois jogando com esses campeões, a sua habilidade individual e noção de jogo acaba pesando mais do que a situação de qualquer matchup.

  • FINALIZAÇÃO

Na rota inferior, muito acaba se decidindo desde o momento em que os campeões são escolhidos. A relação que existe entre as 2 duplas que jogam a bot lane acaba ditando muitas coisas na partida, como a possibilidade de garantir os primeiros dragões, e quais planos de jogo o caçador deverá tomar em função do estado de sua bot side.

Por isso, entender melhor como os suportes se comportam e quais são as melhores escolhas para você fazer acaba sendo de grande valia para que você possa se colocar sempre em situações confortáveis durante a sua partida. A todos, gostaria de agradecer pela audiência de sempre. Não se esqueçam de se inscrever no canal da Playerlink e de deixar o like nesse vídeo, para seguir apoiando nosso trabalho. Nos vemos em breve no próximo vídeo, e até lá, boas partidas a todos e até a próxima!

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares