fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Mecânica Construção Fortnite (COMO MELHORAR CONSTRUÇÃO NO FORTNITE)

Introdução

Fala futuro pro players! Tudo certo? No texto de hoje vamos tratar sobre construção! Vamos falar sobre as melhores mecânicas para se evoluir no Fortnite. 

Também vamos falar sobre mecânicas de movimentação e proteção, sobre a importância da construção em cascata, da mecânica de surpreender seu oponente fazendo uma box nele, a importância de construir peças distantes de você, rotação, tunneling e um conceito essencial que você tem que aprender HOJE, no fim do texto!

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

Mecânica 1: Waterfall

A primeira mecânica que você deve dominar urgentemente é o Waterfall, ou construção em cascata. Essa mecânica é bastante conhecida pelos jogadores, mas pouco treinada. Independente da temporada, com ou sem itens de mobilidade, a mecânica de cascata é extremamente útil em qualquer nível de jogabilidade e em qualquer fase de jogo. Consiste em descer 3 andares no máximo (para evitar dano de queda) com paredes e imediatamente colocar um piso abaixo de você. 

Você pode alternar entre pisos e cones, e pode alternar entre andar para frente para continuar a cascata ou simplesmente editar seu piso e continuar descendo. Pare de arriscar sua vida descendo desesperadamente de construções ou de lugares elevados sem construir!

Mecânica 2: Fast Boxing

Essa mecânica é muito utilizada em confrontos 1v1 ou em Boxfight. Consiste em colocar uma parede na frente do seu inimigo e rapidamente editá-la e cercar ele com construções suas. Lembre-se que até uma certa distância, você tem alcance suficiente para construir. 

Entretanto, lembre-se que essa mecânica está estreitamente ligada às condições de luta do seu oponente, seu posicionamento e seu controle de peças (edição/construção). Editar desesperadamente e acabar errando a construção além de deixar você sem arma na mão e vulnerável a um tiro, vai te deixar totalmente exposto dependendo de que tipo de edição você faça.

Mecânica 3: Building Superior

Já falamos sobre essa mecânica recentemente no nosso blog! Muitos profissionais utilizam essa mecânica, sabendo da necessidade de controlar peças que futuramente farão parte de um confronto mais próximo. A mecânica de building superior consiste em construir peças em cima de você, com uma camada de distância a mais que o habitual. 

Para aperfeiçoar ainda mais essa mecânica, você não pode esquecer de dominar os territórios com alcance para construção e principalmente dominar o conceito de jump build, quando você constrói enquanto está em um ‘motion’, no ar.

A mecânica de building superior basicamente consiste em utilizar paredes, mas você pode incrementar ainda mais sua mecânica colocando cones mais distantes de você, mas de certa forma mais próximos do seu oponente. O básico para executar essa mecânica com perfeição é alinhar o timing de um 90 graus com a construção de duas paredes na sua frente, uma que vai ficar na mesma camada que você e uma que ficará em cima, mas que com a construção da parede vai te colocar de frente a ela para uma possível edição e até mesmo fazer o ‘Fast Boxing’ que falamos anteriormente.

Mecânica 4: Tunneling / Tarp

O Tunneling, que ficou conhecido como ‘tarp’ pelos jogadores recentemente, consiste na principal mecânica de construção no fim de jogo. São aqueles túneis enormes onde os jogadores rotacionam e passam de uma safe para a outra, totalmente protegidos. Se você deseja ser IGL, dominar esse tipo de construção é mais do que necessário. Isso porque esse caminho que você abre para seus aliados não é simplesmente um túnel. Ele deve abrir oportunidades para punir oponentes, procurar melhores rotas para evitar confrontos em alguns casos, mas mais do que tudo: garantir proteção e poucos prejuízos durante o endgame.

Lembre-se que o Tunneling tem basicamente 3 variantes: 

  • Tunneling padrão: totalmente reto. NUNCA COLOQUE PAREDES EM SUA FRENTE nesse tipo de Tunneling. Isso atrasa sua rotação totalmente! Um bom pathmaker sabe construir apenas paredes laterais e acelera a rotação sem a necessidade de toda hora ter que editar uma parede em sua frente;
  • Tunneling Diagonal: você se move de maneira diagonal para um dos lados. Se vai se mover para a esquerda, é um túnel reto e um para a esquerda. Se vai se mover para a direita, um túnel reto e outro para a direita. Em algumas oportunidades ele será muito útil porque você está a uma distância curta da próxima safezone, mas sua movimentação não é totalmente reta como o tunneling padrão.
  • Tunneling de camadas: Em algumas ocasiões, algumas partes do mapa estão muito congestionadas e passar por ali vai dar trabalho. Por isso o IGL tem que dominar o Tunneling de camadas, ou seja, decidir quando subir uma camada ou descer uma camada. Isso te dará mais conforto, segurança e facilidade para rotacionar!

Treine no Criativo todos esses tunnelings e aperfeiçoe o tempo de rotação colocando menos paredes em sua frente! Acelere seu ritmo com consumíveis que aumentem sua velocidade padrão (como a pimenta). Se você construir em alta velocidade, conseguirá construir em velocidade normal. Mas não se esqueça de primeiro dominar os atalhos e a movimentação antes de sair construindo como louco. Se quiser, comece treinando agachado, depois comece a correr e por último pegue seu boost de velocidade e construa ao infinito e além!

Mecânica 5: Distant Stairs

Essa mecânica de construção se assemelha muito as builds superiores que citamos no começo do texto, mas totalmente focado em escadas. Quando você estiver finalizando um movimento de 90 ou 180 graus, você sempre irá colocar uma escada onde você irá pisar e depois uma na sua frente, correto? Não mais!

Aprenda a colocar a escada da sua frente antes da escada que você irá pisar. Isso não é apenas para economizar movimento, mas também para inibir que seu adversário construa algo para ficar acima de você! O movimento não é complicado, mas é necessário treino para alinhar sua mecânica de 90 graus com a construção dessas escadas. Você pode deixar esse movimento mais complexo após dominá-lo, colocando uma parede imediatamente na frente da escada da sua frente, simulando a build superior, editando essa parede e encontrando uma brecha para acertar seu oponente!

Mecânica 6: Solo Tunneling

Acabamos de falar sobre o Tunneling, que geralmente é um túnel extenso onde três jogadores atravessam ele com certa tranquilidade. Uma versão menor dele é o Solo Tunneling, onde você faz como se fosse um triângulo.

À longo prazo esse tipo de construção economiza muito material. Se pensarmos que 3 camadas de Tunneling podem gastar 120 de material, o Solo Tunneling gasta apenas 90, o que é 25% de economia. A cada rotação que você fizer, essa economia aumenta e pode te dar ainda mais estabilidade para o fim de jogo. 

O ponto negativo pode ser a exposição em alguns casos e pelo curto espaço construído, acabar sendo vítima de foco por alguma das direções (por cima ou por baixo), fora que em nenhum momento você pode esquecer de tampar suas costas. Mas inevitavelmente é uma mecânica que você deve treinar, principalmente para campeonatos solos, porque como você não tem membros para distribuir materiais para rotação, você tem que economizar o máximo possível!

Mecânica 7: Expansão de Box

Essa mecânica é importantíssima para os confrontos de perto. Saber construir uma box é algo normal e que todos os jogadores estão acostumados. Agora a diferença entre jogadores bons em construção e jogadores exemplares são jogadores que sabem expandir box com facilidade e deixam seus oponentes sem chance alguma de colocar pressão nele. Sabe aquele jogador chato, que você nunca consegue finalizar porque ele se movimenta para cima, para baixo, para trás, sempre fugindo de você e você nunca consegue finalizar esse cara? É isso aí! É esse cara que você tem que ser.

Assim como o Tunneling, a expansão de box pode ser feita de várias maneiras, mas você já aprendeu aqui que a única maneira que você deve evitar expandir sua box é lateralmente, porque ela mantém a distância que você tem do inimigo, algo que geralmente você não quer, principalmente se quiser bater 1 escudo ou outro.

Mecânica 8: Back Building

A última mecânica do texto, mas uma das mais importantes de proteção no Fortnite. Mas antes de explicar o funcionamento dela, vamos explicar a mecânica básica desse tipo de construção.

Quando você está posicionado em um piso e vai construir uma escada, a sua posição mediante a escada depende de como você está posicionado nesse piso. Se você está na borda e o começo da escada está próxima dos seus pés, isso significa que você ficará em cima dela. Agora quando você se posiciona do meio para frente, quando você olha para baixo vai se posicionar ‘na frente’ dessa escada, o que significa que você ficará com ela em suas costas.

Entendeu agora por que essa mecânica é tão importante? Porque você utiliza essa mecânica em basicamente todas as situações de jogo. Construção de box, tunneling, higherground retake e outros que falamos ao longo desse texto. Dominar essa mecânica faz com que você pare de se preocupar em olhar suas costas, porque frequentemente você está construindo para se proteger. Isso facilita sua rotação e sua mobilidade dentro de um boxfight.

Comece treinando essa mecânica lentamente, para pegar o timing da construção e conseguir acertar 100% das vezes. Depois disso, comece a alternar a direção. Construa um piso e uma escada em suas costas, então vá para a direita e repita o movimento, fazendo uma construção em diagonal. Quando você pegar o timing desse movimento, sua mecânica de construção vai melhorar em TODOS os aspectos!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares