fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Guia de mira do Valorant – Do Básico ao Avançado

INTRODUÇÃO

Saudações, jogador! Valorant é um jogo que se destaca não só pela sua grande competitividade, mas principalmente pelo seu alto e complexo índice de habilidades para a sua gameplay. Nesse sentido, conseguir conciliar uma mira precisa e eficiente se faz de extrema importância para o jogador que queira melhorar e se destacar nesse game.

Para ajudar aqueles jogadores que estão começando no jogo, ou até mesmo aqueles veteranos que queiram aperfeiçoar suas miras, iremos trazer no texto de hoje um guia que irá conduzi-los com informações necessárias e precisas para dar um up em suas jogabilidades.

As informações e dicas que irámos passar são frutos de uma pesquisa exclusiva para um jogo complexo e dinâmico como é o Valorant. Você pode até ser familiarizado com outros FPS, mas deve entender que o Valorant tem suas próprias configurações que fazem dele um jogo que requer foco, treino e principalmente, muita prática.

Prota Games

Se você quer evoluir no Valorant de um jeito muito mais rápido com aulas de especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games

POSICIONAMENTO DA MIRA

Posicionar sua mira de maneira adequada talvez seja uma das coisas mais importantes no Valorant. Se você quer manter um bom número de kills e headshots, tentar manter a mira sempre na linha da cabeça do jogador lhe fará poupar tempo e reflexo.

Muitos ou quase todos os jogadores iniciantes, tendem a jogar sempre com a mira abaixada. Mesmo que o jogador seja provido de um reflexo aguçado, podendo estar sempre pronto para acertar a cabeça do adversário na primeira oportunidade, em um combate x1, ele certamente levará a pior contra um jogador com um posicionamento de mira correta. Isso se deve pelo simples fato do jogador com a mira bem posicionada já levar uma extrema vantagem ao se deparar com o seu inimigo. Acertar um tiro certeiro de headshot com kill instantânea será muito mais rápido e muito mais fácil se você não ter que precisar dar aquele flick extremamente preciso no adversário, uma vez que você provavelmente vai errar.

Dessa forma, jogar sempre com a mira levantada o suficiente na cabeça do adversário, te dará uma vantagem segura e garantida, ainda que você tenha que prestar bastante atenção em relação os desníveis do mapa. O segredo então é garantir que sua mira esteja corretamente posicionada, tentando sempre a colocar onde, em uma possível aparição do oponente, você esteja pronto para dar o clique de um headshot certeiro.

SENSIBILIDADE DO MOUSE

O periférico de entrada mais importante para quem joga FPS é seu mouse. Seu mouse domina a mira e é a partir de uma boa habilidade e precisão com ele, que você terá bons resultados no game.

Assim que você começa sua jornada em Valorant, algo que deve ser estabelecido é a sensibilidade que você vai usar em seu mouse. Embora a sensibilidade ideal varia de player para player e que inúmeras coisas, como o conforto, devem ser levadas em conta, é necessário que você entenda os problemas que uma sensibilidade mal calibrada exerce em sua gameplay.

Uma sensibilidade muita alta por exemplo, faz com que no momento em que você arraste o mouse para atirar no inimigo, a mira passa do ponto muito facilmente. Indo de contraponto, uma sensibilidade muito baixa, faria exatamente o contrário, uma vez que seu tempo de resposta seria muito lento, o que provavelmente te deixaria em maus lençóis em uma disputa direta contra o inimigo.

O ideal é achar um balanço entre os dois pontos, e pra isso você pode ajustar e treinar a sua sensibilidade, usando o mapa de treino do próprio jogo. Faça flicks rápidos entre um ponto aleatório e um bot e veja se a mira está passando demais do alvo, ou se o mouse está sólido demais para você, e vice e versa.

Outro fator que pode ser bastante importante na sua busca pela sensibilidade ideal se trata da DPI do seu mouse, que nada mais é que o padrão usado para medir a sensibilidade dele.

Alterando a DPI, você poderá ajustar a velocidade do ponteiro focando diretamente na precisão, o que já ajudaria muito.

Logo, o mais importante é achar uma sensibilidade que faça você jogar tranquilo e confortável. Só assim, você poderá se preocupar com os próximos itens, sem se frustrar com uma sensibilidade que limitará sua gameplay.

MOVIMENTAÇÃO

Sua movimentação faz total diferença em sua mira e precisão. Correr, andar, agachar, pular, todas essas alternativas lhe dão uma visão diferente em relação ao controle de sua mira. É preciso estar preparado para todo o tipo de movimento que você pode fazer.

Pular e correr por exemplo, tirará boa parte da precisão de sua mira, por isso devem ser evitadas de se fazer em um combate direto contra o inimigo. Ainda assim, atirar correndo quando se está bem próximo do alvo se tornará mais fácil, uma vez que a precisão e direção das balas são mais afetadas a partir de um tiroteio de média a longa distância, já que as balas terão mais tempo de se espalharem durante suas trajetórias.

Andar já facilitará mais a sua vida. Embora ainda esteja longe de ser tão precisa quanto atirar parado, ao andar você pode usufruir de um controle mais eficiente, contanto que pratique e tenha um pouco mais de atenção na hora de acertar o inimigo. Porém, tente sempre que puder, parar ao atirar, pois as chances de sucesso aumentarão consideravelmente.

E se atirar parado já torna sua mira mais precisa, agachado não é muito diferente. Ela acaba se tornando uma habilidade muito recorrente principalmente em disparos consequentes, onde você não só tirará a mira do oponente de sua cabeça, como poderá controlar melhor o seu spray, garantindo uma kill sem muitos problemas.

FLICK

Uma vez que você esteja com a sensibilidade calibrada e ajustada de acordo com o que você se sente confortável, você deve entender e aperfeiçoar o seu flick. Flick nada mais é que o movimento instantâneo que você faz entre um ponto aleatório até o seu alvo.

Um bom e preciso flick te livrará de várias emboscadas, uma vez que sua rapidez e precisão não farão com que os inimigos te peguem de surpresa. Dessa forma, entendemos que um bom jogador de Valorant deve ter um flick extremamente adequado. Mas não se preocupe, ter um bom flick vem com o tempo e com a prática.

O mapa de treino do jogo sempre estará lá para te servir. Treinar flicks com os bots é de suma importância para um crescimento no jogo. O próprio mapa te dá opções de aparições rápidas de bots, fazendo com que você não só teste o movimento instantâneo de seu mouse, como melhorará seu reflexo ao longo dos dias.

O flick também é bastante útil e utilizado por jogadores de Sniper. Isso porque você tem uma visão restrita e embora usufrua de uma arma que seja fatal, ela tem a característica de dar apenas um tiro por vez. Dessa forma, você deve parar a mira em um determinado ponto e assim que um adversário entrar rushando pelo seu campo de visão, fazer um flick para poder acertá-lo em cheio. Logo, isso não só te garantirá um belo abate, como consequentemente você não morrerá pelas mãos inimigas, visto que ao errar um tiro com essa arma, você provavelmente não sobreviverá a tempo de ter uma segunda chance.

CONTROLE DE RECUO

A ideia de um recoil/recuo diferente para cada arma do jogo vem sendo utilizado desde os primórdios do primeiro Counter-Strike. Logo, com Valorant não foi diferente. Assim, a maior dificuldade para muitos jogadores é manter um bom controle para as diferentes armas do game.

A partir do mapa de treino “The Range” você pode e deve treinar o seu recuo para poder conciliar e chegar em um padrão de controle essencial. Muitos gostam de treinar com as armas Vandal e Phantom, os dois principais rifles de precisão do jogo. Elas te exigem um controle maior, principalmente a Vandal, que tem um dos recuos mais fortes do game. Com ela, você vai perceber que quanto mais disparos seguidos você der, maior vai ser o recuo,

diminuindo e dificultando a precisão. Assim, você deve praticar e treinar o máximo do seu recuo, para conseguir ter uma porcentagem de acerto de disparos maior em seus inimigos.

No próprio alvo disponível no mapa de treino, você consegue ter uma boa ideia de como funciona o recuo das armas disponíveis. Você pode atirar e descarregar o pente todo de uma arma, sem mexer em seu mouse. Assim, você consegue visualizar e perceber como a mira sobe e perde o controle muito facilmente em determinadas armas. O segredo então, é utilizar seu mouse para controlar e não deixar que a mira suba ou saia demais de seu alvo.

⮚ SPRAY

Por falar em controle, algo que muitos jogadores tem dificuldade é justamente em controlar o Spray da arma, ou seja, manter o mouse pressionado para atirar no oponente seguidamente.

O maior problema com o spray de Valorant é que ele não é muito consistente. Inclusive, muitos jogadores que migraram do Counter-Strike: Global Offensive, sentiram já de cara, uma dificuldade bem maior em dominar o spray de certas armas. Diferente do CS, o spray de Valorant requer uma movimentação maior na horizontal para conseguir manter o controle e consequentemente assegurar os tiros no alvo.

Mas é com o tempo que você se adapta e melhora o spray de sua arma cada vez mais. Partindo dos dois rifles principais, Phantom e Vandal, assegurar que as balas não se espalhem descontroladamente fugindo do alvo, já é um começo para você entender suas dinâmicas.

O spray requer cuidado, mas principalmente uma boa e sólida precisão. Não se desesperar na hora do tiroteio também lhe ajudará bastante a seguir com cautela e consequentemente garantir a morte do adversário. Pelo fato do spray de Valorant ser um pouco inconsistente, assim como o seu recuo, você provavelmente sentirá dificuldade em acertar várias balas seguidas no adversário.

Por isso que aconselhamos a usar o spray só em momentos extremamente necessários e de preferência a curta distância, onde as balas não terão tempo de se espalhar tanto do alvo. Lembre-se, mais importante que fazer bom uso do spray é saber usá-lo na hora certa. Dessa forma você deve garantir não só que o spray encaixe, mas encaixe no tempo e momento correto, uma vez que o inimigo não te dará uma oportunidade para pensar e calibrar sua mira.

MIRA ADS

Para quem não está familiarizado, a mira ADS de Valorant, nada mais é que a mira secundária de precisão que o jogador usa a partir do botão de clique direito do mouse. Muitos players podem não ver muita diferença ou problema em usá-la, mas a verdade é que sua gameplay pode ser altamente influenciada por ela.

Logo de cara, você percebe que a mira ADS te dá um poder de precisão bem melhor, diminuindo o recoil e fazendo com que suas balas se espalhem menos ao atirar no alvo. Dessa forma você deve estar se perguntando, por que a não usar então?

A questão aqui é que a longo prazo e pensando em todas as adversidades do jogo, a mira ADS te dá mais prejuízo do que benefício em relação a mira padrão. Isso porque, embora você ganhe poder de precisão e controle com ela, você perde em vários outros aspectos que definiriam uma melhor gameplay de sua parte. Por exemplo, com a mira ADS ativada, seu campo de visão ficará menor e consequentemente você perderá informações importantes em um jogo onde o foco total em todo o mapa é de extrema importância. Sem falar que, com a mira ADS, você perde mobilidade e destreza no jogo. Isso fará com que seu reflexo perca uma qualidade enorme que muito provavelmente limitará o seu jogo.

Sendo assim, muitos especialistas e até mesmo Pro Players de Valorant, não recomendam o uso da mira ADS. Porém, devemos entender que ela tem os seus pontos fortes, e que o principal problema é se tornar refém dela. Ao acostumar a usá-la o tempo todo, você estará caminhando para ser um jogador limitado e de pouca mobilidade. Logo, a pergunta é: você não quer ficar para trás, certo?

STRAFE

Para finalizar a nossa lista, se tem uma técnica que é de extrema importância para você garantir uma boa mira e uma gameplay consistente, essa técnica é o Strafe. O strafe te ajuda a não só pegar informações de maneira segura, como também a ter uma mira precisa e contida na hora do x1.

Para quem não está familiarizado, o strafe nada mais é que o movimento que você faz de lado com suas teclas A e D. Ele é muito útil para pegar informações se um ou mais inimigos estão vindo ou te esperando naquela direção, mas também para conter a mira na hora de atirar.

Supondo que seu inimigo esteja esperando você botar a cara em um determinado lugar, ao fazer o strafe, esse inimigo não só terá mais dificuldade para acertá-lo, uma vez que seu reflexo terá que ser muito ágil, como você poderá aproveitar o momento para você mesmo ataca-lo. Ao andar para o lado e novamente voltar para a posição inicial, você de certa forma freia o seu agente, fazendo com que consiga ter uma mira mais exata e precisa.

Porém, não se usa o strafe somente com sua arma de fogo em punho. Uma vez que usando sua faca você ganha mais mobilidade e velocidade, muitos players tiram vantagem disso e usam o strafe exclusivamente para pegar informações de quantos e onde os inimigos estão te esperando do outro lado da parede. Ao usar a faca para fazer essa verificação, será muito mais difícil para o adversário te acertar, já que muito provavelmente ele não será veloz o suficiente para acertá-lo no milésimo de segundo que você aparecerá para ele.

Mas já que estamos falando de mira, usar o strafe apenas para tentar se proteger de um lado da parede, não é exclusivo. Como dito anteriormente, o strafe também serve para você conter o seu agente na hora de atirar, assim você pode usá-lo em uma troca de tiro ao ar livre. Andar com o seu agente te fará perder precisão no tiro, mas com o strafe, você garante a volta dessa precisão pelo simples fato de que no momento em que você trava e muda a direção dos seus

passos, você está sim tecnicamente parado. É a partir daí que você assegura a morte do inimigo e conclui mais uma rodada de sucesso.

CONCLUSÃO

Ter uma mira excepcionalmente consistente é o que todos os jogadores de Valorant dejesam. Mas a verdade é que ela só vem com uma boa dedicação e um bom treino. Juntar todas as dicas e informações que aqui foram ditas te ajudará a entender e a coletar tudo o que você precisa para começar a se preparar e dar um passe adiante na conquista por sua mira perfeita.

Por isso, não se sinta frustrado ao achar que você não está evoluindo o suficiente, uma vez que o processo para um bom desempenho demanda certo tempo e foco. Treinar em mata-matas, ou até mesmo no próprio mapa de treino do jogo é fundamental para te preparar e fazer com que a longo prazo você se sinta confortável em partir para partidas competitivas. Ter uma rotina de treino também lhe ajudará bastante a evoluir mais rápido.

Mas o principal aqui, é que você tenha noção e predisposição para o que você está fazendo. Valorant é um jogo que cresce a cada dia mais, mas garanto que praticando e usando das técnicas e dicas aqui passadas, você com certeza crescerá junto com o game

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares