Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Erros Fortnite (Mid Game)

Introdução

No texto de hoje vamos falar sobre um estágio de jogo onde muitos jogadores tem problemas e que muitas vezes ignoram essa fase do jogo por acharem que não tem tanta importância assim: vamos falar sobre o midgame!

Vamos mostrar 10 erros graves que os jogadores de Fortnite cometem no midgame e como você pode melhorar, evitando estes erros. Vamos falar sobre o tempo e como ele é importante em suas tomadas de decisão, sobre as rotas alternativas dependendo de onde a safe fecha, sobre seu posicionamento, iniciar lutas no momento certo, a importância dos veículos no midgame, como rotacionar corretamente, a importância do minimapa, seus recursos e principalmente, seus objetivos dentro do jogo!

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

Erro 1: Ficar desatento ao tempo

Antes de falar sobre a primeira dica, não se esqueça sobre o que estamos falando aqui. O Midgame é a fase do jogo que ocorre entre a segunda e a quarta safe e onde geralmente você mais vai se movimentar no mapa.

Bem, já falamos algumas vezes sobre a importância de ter o tempo das safes como seu aliado principal em qualquer fase do jogo. E no midgame, não é diferente. As chances de você acabar trombando com outro jogador nessa fase de jogo é grande e geralmente vai levar a um confronto, comprado por você ou forçado pelo oponente.

Além disso, o tempo é um grande aliado em rotações. Saber o tempo para rotacionar na hora certa vai te poupar recursos e esforços. Cada safe e cada partida são feitas para você atuar de forma diferente e quanto mais você se esforçar para usar melhor o tempo que tem, melhores decisões vai tomar ao longo do midgame!

Erro 2: Não ter rotas alternativas

O segundo erro que pune muito os jogadores no midgame são suas rotas depois do drop. Nosso meta hoje não tem um ponto de interesse mais forte do que o outro, se você souber trabalhar terá muito recurso e um bom inventário para o resto da partida, mas dependendo do jogo você precisa de rotas alternativas para conseguir reciclar seus recursos e conseguir boas posições durante o midgame.

Dito isso, aprenda a trabalhar melhor seu pós-drop. Suas rotações no midgame, principalmente na segunda safe, devem contemplar um bom posicionamento e recursos para você coletar. Cada drop pode ter de duas a três rotas alternativas que você pode estudá-las durante as partidas. Aproveite para testar essas rotas alternativas dependendo de onde a safe fechar e faça um balanço se essa decisão foi boa ou ruim! 

Não se esqueça que as rotas alternativas também podem ser rotas de outros pontos de interesse, então é importante estudar o jogo para entender quais rotas tem inimigos em potencial.

Erro 3: Mau posicionamento

Este é um erro clássico que qualquer jogador de Fortnite já cometeu, não é mesmo? E quando estou falando de mau posicionamento, nem estou me referindo a boxfight, mas sim no seu posicionamento mediante a safe, o terreno próximo e seus inimigos.

Este erro está relacionado a todos os outros que citamos acima. Quando você sempre faz a mesma rota, mas a safe não colabora com você, ou quando você demora muito para rotacionar e acaba ficando em uma posição desconfortável (como por exemplo próximo a uma das pontes do jogo, mas na parte de baixo), você pode facilmente ficar exposto e virar alvo dos seus inimigos que estão esperando a movimentação de alguém para dar alguns tiros.

Para melhorar esse posicionamento, lembre-se de conseguir bons lugares para se reposicionar, como construções do próprio jogo (como por exemplo os postos, alguns amontoados de casas, partes de outros pontos de interesse, enfim) e abusando de posicionamentos mais altos do que dos seus inimigos, porque exercer pressão de cima é muito mais fácil do que tentar fazer isso de baixo.

Erro 4: Iniciar lutas desnecessárias

Todos os erros vão se encaixando ao longo do texto e este também é alvo fatal de muitos jogadores de Fortnite, principalmente aqueles que aspiram boas colocações em campeonatos e já tem certo conhecimento mecânico do jogo: iniciar lutas desnecessárias.

Muitas vezes os jogadores se colocam em posições ruins para começar uma luta e depois não conseguem mais sair dela, ou simplesmente iniciam uma luta muito longe da área segura, lutando dentro da tempestade durante muito tempo. Algumas lutas realmente são cruciais e você não tem saída: é um tudo ou nada que você tem que arriscar ao máximo para atingir sua sobrevivência na partida. Mas em algumas situações no midgame, essas lutas poderiam ter sido contornadas ou evitadas de certa forma.

Não estamos dizendo aqui que você precisa ser completamente reativo ou desistir de todas as lutas que encontrar, mas tem que saber em quais lutas você está se envolvendo e qual o objetivo delas. Seu objetivo sempre vai ser entrar em lutas que você pode ganhar ou que você sairá com uma grande vantagem para o resto da partida (como coletar mais recursos, por exemplo).

Erro 5: Não utilizar veículos

Um outro erro que não é tão recorrente mas que até o pessoal do competitivo está aprendendo a utilizar melhor são os veículos. O Fortnite sempre teve, em várias temporadas, veículos ou formas muito boas de movimentação. Foi assim com as bolinhas de hamster, snowboard, fendas, tubos de ar, entre outros. Hoje temos os veículos como principal fonte de movimentação, que você pode usar e abusar no midgame, pelas longas distâncias que geralmente você vai percorrer.

Seja com uma lancha ou com um carro, tente aproveitar ao máximo esses veículos porque eles farão muita diferença no seu midgame. Não se esqueça de construir a sua ‘concessionária’ quando chegar no ponto desejado, cobrindo seu carro para poder punir seus oponentes e depois reutilizar o veículo. Mas tome cuidado! Muitos jogadores ficam esperando os veículos em movimentação para disparar contra eles, então mesmo que você esteja se movimentando com os veículos, procure lugares pouco povoados para rotacionar, assim uma movimentação que era para ser tranquila pode se tornar um pesadelo.

Erro 6: Rotacionar totalmente aberto

O sexto erro que muitos jogadores cometem (e que provavelmente vão parar de cometer se começarem a utilizar os veículos que foi a última dica do texto) é de rotacionar totalmente aberto. E quando falo de rotacionar aberto, nem estou me referindo diretamente a construir para rotacionar, mas sim qual rota você está fazendo. Tente aproveitar as construções dos inimigos, mas também aproveite de árvores, pedras, terrenos elevados, construções do próprio jogo como postos, pontes, casas de madeira, enfim. 

Muitas vezes você acaba se colocando em risco porque está em lugar muito ruim. Rotaciona sem nenhum cover natural, andando e se movimentando reto, sem pular ou mover seu personagem. Tudo isso só acumula as chances de acabar tomando uma rajada ou uma flecha dos seus oponentes, quebrando seu shield ou algo do tipo, o que facilmente pode fazer você virar foco ou chamar a atenção dos adversários para jogar agressivo em cima de você. Melhore sua rotação!

Erro 7: Prolongar lutas

O próximo erro da nossa lista é algo muito importante e que está diretamente relacionado à sua mecânica: prolongar lutas. É claro que se você está em uma situação totalmente desfavorável (como por exemplo 1 contra 3), você vai querer prolongar ao máximo para encher o saco dos adversários e tentar eliminar eles um por vez. Mas quando você está em uma situação 3v3 e demora muito para terminar uma luta, está basicamente aumentando suas chances de acabar estragando sua partida.

Alguns jogadores não conseguem finalizar lutas rapidamente, dão tempo para que outros jogadores percebam essa movimentação e apareçam com o famoso third party. Você tem que saber finalizar suas lutas! Deixar os inimigos em situações confortáveis para restaurar sua vida e escudo é algo que não pode acontecer! Aprenda a manter o ritmo e a pressão aplicada em seus adversários, controle eles e sempre tenha visão de onde eles estão. 

Nem sempre você vai se esquivar de uma luta e se você for entrar, entre para valer, entre com tudo! Não prolongue uma luta que você sabe que depois, terá dificuldades em voltar para o jogo com bons recursos, seja por posicionamento ou pela própria vida que vai sendo consumida pela tempestade.

Erro 8: Observar pouco o mapa

Quantas vezes você abre o mapa por partida? Quantas vezes você vê onde a safe vai fechar logo depois que o cronômetro zera? Quantas vezes você planeja suas movimentações antes de executá-las? Pois é. Muitas vezes esquecemos de fazer algo que deveria ser muito natural e primordial antes de tomar qualquer decisão dentro do midgame.

Estude a possível movimentação que os jogadores irão fazer após determinada safe fechar e assim você terá muitas informações, como por exemplo qual a melhor rota para encontrar inimigos ou para se afastar deles, onde você pode conseguir uma posição tranquila e alta para punir oponentes e onde é melhor evitar passar porque sabe que pode ser surpreendido por mais oponentes. Você consegue até definir quem e onde vão tomar foco de outros adversários ou onde você pode entrar de penetra para conseguir alguns abates. Tudo isso vendo o mapa e premeditando as movimentações nele! Abuse disso para melhorar seus resultados no midgame.

Erro 9: Gastar muito material desnecessariamente

Lembre-se que existem estágios certos para se fazer um tunneling. Não gaste todo o seu material em uma rotação na terceira safe ou até mesmo na quarta, porque dependendo de quanto material você gastar, pode estar decretando sua saída mais cedo. Também cuidado com as lutas prolongadas, onde você fica disputando high com outros adversários no meio do midgame. Isso além de chamar a atenção dos oponentes é algo que vai fazer muita falta na frente. Gaste seus recursos com sabedoria!

Erro 10: Andar pelo mapa sem um objetivo claro

Esse não é exatamente um erro, mas é algo que falta muito em alguns jogadores. Quantas vezes você tem um objetivo claro quando está se movimentando? Você simplesmente sai pulando e correndo para nada? Você deve ter um objetivo claro em mente para cada ação que você faz no jogo.

Entenda que se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho vai servir e inevitavelmente você estará despreparado para tomar certas atitudes dentro do jogo. Tenha objetivos claros em mente para cada rotação que você fizer ou cada call que você fizer no jogo (seja agressivar em um oponente ou evitar brigas). Assim sua noção de jogo vai aumentar ainda mais e você vai sobreviver mais vezes ao midgame!

Conclusão

E aqui encerramos mais um texto do blog! Gostou do conteúdo? Aprendeu alguma coisa nova? Então não se esqueça de deixar um like no texto e se inscrever no nosso blog! Às vezes algumas dicas são bem simples, mas passam despercebidas pelos jogadores. Entretanto, agora você sabe! Transforme estes 10 erros em 10 motivos para você sobreviver ao midgame usando tudo o que ensinamos hoje! Até a próxima galera!

About Author

Compartilhe em suas redes socais!