fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Entendendo o Elo no League of Legends

Entenda o sistema de Elo no League of Legends

Como funciona o sistema de ranqueamento de elo no League of Legends?

Para muitos jogadores, bobagem. Para tantos outros, a causa de muito estresse e frustração. Mas o que são os ‘Elos’ e como funciona todo o mecanismo por trás desse sistema? No artigo de hoje, iremos embarcar juntos nesta jornada acerca dos rankings do nosso tão amado MOBA.

Afinal, o que são ‘sistemas de ranqueamento’?

Para os mais novos a andarem por terras tão vastas, iremos definir rapidamente: é a maneira com a qual a maioria dos jogos online define o nível de habilidade de cada jogador. Ou seja, os jogadores são divididos em categorias de acordo com o seu aproveitamento nas partidas.

Mas onde isso tudo começou?

Se você é um amante assíduo de League of Legends e acha que isso só existe por aqui, achou errado! Os rankings nasceram há muito tempo atrás, nos primeiros jogos online multiplayer e na maioria dos MMORPG.

E como funciona no League of Legends?

Apesar de a base dos sistemas de ranqueamento ser a mesma para quase todos os jogos, já que os jogadores são ranqueados de acordo com seu percentual de vitórias e número de partidas, o League of Legends incluiu algumas peculiaridades. Falaremos mais delas à seguir.

Os Elos

Atualmente, o League of Legends conta com 9 elos. Um deles, implementado no começo da nona temporada. São eles: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grão-Mestre e Desafiante. O Grão-mestre é o novato da turma, com o objetivo de “equalizar as partidas para jogadores de nível de habilidade alto e do cenário competitivo e profissional”, segundo a Riot, desenvolvedora do game.

Elo League of Legends
Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grão-Mestre e Desafiante

Para adquirir um elo fixo, é necessário jogar pelo menos 10 partidas em uma das filas ranqueadas – flexível ou solo/duo -. Ao jogar a primeira partida, você recebe um elo provisório, o qual só você pode visualizar, a fim de te orientar melhor sobre o nível dos jogadores que você vai cair nas partidas a seguir.

As Ligas

Depois de adquirir um elo, você poderá começar sua escalada pelas ligas! As ligas são sub-divisões dentro de um elo específico. Atualmente, do Ferro ao Diamante, cada um desses elos possui 4 divisões.
Para subir de divisão, é necessário passar por uma Md3 (caso você esteja nas três primeiras sub-divisões) ou uma Md5 (caso você esteja na última divisão do seu elo, podendo subir para um novo).

Para os melhores

Apesar de englobar grande parte do sistema de ranqueamentos do jogo, as melhores-de-três e melhores-de-cinco são deixadas de lado ao chegar no Mestre. A partir de lá, começa uma nova empreitada: apenas os melhores – dos melhores – ganharão pontos suficientes para chegar ao Grão-Mestre ou até mesmo o Desafiante.
Atualmente, o Desafiante comporta apenas 200 vagas, atualizadas diariamente. Já o Grão-Mestre comporta 500 vagas. Um ambiente ainda mais competitivo e feito para garimpar apenas os maiores talentos do servidor.

Reacendendo a discussão: o sistema de Elos é justo?

Há alguns anos, nasceu um debate que ganhou enormes proporções acerca do sistema de ranqueamento do LoL: ele é justo ou não?
Desde sempre, os representantes do jogo cravam: o seu elo depende exclusivamente de você. Mas isso é uma verdade absoluta ou uma meia verdade?
Muitos players discordam totalmente de como são definidos os elos iniciais, os elos ao final da Md10 e até mesmo os jogadores com os quais precisam jogar.
Há inúmeros relatos de jogadores que alegaram ser prejudicados pelo matchmaking, sistema de balanceamento de partidas do jogo, que aloca jogadores de níveis parecidos para as batalhas.
Sendo justo ou não, o fato é que as filas ranqueadas são o maior atrativo do jogo: 74% dos jogadores entram diariamente, pelo menos uma vez, no ambiente mais competitivo do jogo.

Não se esqueçam do mais importante

Por mais que a competição seja um dos maiores atrativos trazidos com os jogos multiplayer, que estimulam os jogadores mais competitivos e esforçados, é necessário compreender que a saúde física e mental está acima de qualquer elo ou status. Nunca se esqueça disso!

Quer aprender a subir de elo mais rápido e com os melhores jogadores profissionais do Brasil como professores?

Acesse: Prota Games, o maior portal de ensino de League of Legends do Brasil

Autor: Leonardo Ribeiro

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares