fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Entendendo as Runas Reforjadas no League of Legends

Para os veteranos, deve ser fácil lembrar das antigas Runas e Talentos. Sim, novato, eram coisas distintas! E, pode acreditar, as coisas eram bem diferentes do que se tornaram atualmente.

Como tudo começou

Há séculos atrás, artefatos mágicos conhecidos como ‘As Runas Universais’ foram descobertas. Ao longo das décadas que se passaram após este evento, o conhecimento provido das Runas começou a se espalhas à medida que mais foram descobertas.
As mentes mais geniais da época estudaram os Glifos Anciões, determinados a definir os poderes que eles possuíam. Poucos compreendiam a importância de suas origens, ou mesmo o poder que as Runas carregavam.
Alguns relataram que as Runas foram essenciais para a criação da própria Runeterra.

O primeiro uso desses artefatos misteriosos se mostrou catastrófico, modificando a geografia e a localização de nações inteiras. A desconfiança cresceu rapidamente em relação às runas, à medida que aqueles que as conheciam começaram a pensar que as mesmas poderiam ser usadas como armas.
Conflitos gerados pela vontade de possuir os poderes das runas as fizeram ser conhecidas como as ‘Runas da Guerra’.
Os primeiros horrores da Guerra Rúnica espalharam violência e terror para todos, que agora entendiam o poder das runas. Ryze e seu mestre, Tyrus, saíram em busca de cada vestígio de runa para contê-las e proteger Runeterra.
Após um incidente com Tyrus, Ryze continuou sua jornada sozinho, com o objetivo de coletar todos os artefatos rúnicos para prevenir outra Guerra Rúnica. ‘Uma segunda poderia facilmente destruir o universo’, disse Ryze.

Antes das Runas Reforjadas…

Antiga página de Runas. Cada número indica que level requerido para desbloquear cada slot.

O primeiro sistema de runas foi implementado no dia 10 de julho de 2009, há mais de 10 anos, com o intuito de potencializar a experiência de jogo com os campeões, dando ao jogador a possibilidade de customizar e alterar as runas à sua maneira.
Apesar da ideia ser tentadora, o antigo sistema de runas possuía vários problemas, como a necessidade de comprar cada nova Marca ou Runa, forçando os jogadores a gastarem seus IP’s (atuais Essências Azuis), ou mesmo o fato de os valores serem muito específicos, dificultando o entendimento geral sobre como as runas funcionariam e qual impacto teriam.

O novo sistema de Runas…

Na Atualização 7.22, em 8 de novembro de 2017, as Runas Reforjadas foram implementadas de forma oficial nos servidores do jogo.
Além de fundir Runas e Talentos e ter uma interface repaginada e atraente, o novo sistema tornou-se inteiramente gratuito, o que foi aclamado pela comunidade em geral.
Abaixo, você irá visualizar todas as runas e com que estilo de jogo cada uma encaixa melhor.

… E como ele funciona!

As Runas são divididas em cinco caminhos:

Precisão
Pressione o Ataque: Atingir um campeão do time inimigo com 3 ataques básicos consecutivos (30 – 120 de dano adaptativo adicional). Isto torna os oponentes vulneráveis, aumentando o dano recebido de todas as fontes em 12% por 6 segundos.
Ritmo Fatal: 1,5 segundos após causar dano a um inimigo, ganhe 30 – 80 % de Velocidade de Ataque durante 3 segundos. Se atacar um campeão, o efeito será estendido até 6 segundos. Esta Runa permite ultrapassar temporariamente o limite de Velocidade de Ataque.
Agilidade nos Pés: Ganhe combinações de energia através do seu ataque e movimento. Chegando aos 100 acúmulos, o seu próximo ataque dá um aumento de Velocidade de Movimento e pode curá-lo.
Conquistador: Ganhe acúmulos de Força Adaptativa ao atacar campeões inimigos. Ao atingir 5 acúmulos, converte parte do seu dano em Dano Verdadeiro e se cura na mesma quantidade.
Dominação
Eletrocutar: Atingir um campeão com 3 habilidades ou ataques distintos em 3 segundos causa dano adaptativo adicional (50 – 220 de dano).
Predador: Efeito ativo para as suas botas que dá um aumento de 45% de Velocidade de Movimento por 15 segundos. O seu ataque ou habilidade seguinte causa dano adaptativo adicional.
Colheita Sombria: Absorve as almas deixadas por campeões, exércitos numerosos e monstros grandes. Colecionar os espíritos dá Carga de Alma e causa dano adaptativo adicional para o próximo ataque a um inimigo ou estrutura.
Chuva de Lâminas: Concede uma grande quantidade de Velocidade de Ataque pelos primeiros três ataques contra Campeões inimigos.
Feitiçaria
Invocar Aery: Ataques e habilidades enviam Aery até os campeões, causando dano a oponentes ou protegendo com escudo os seus aliados de equipe. Dano é de 20 – 60 e o Escudo é de 30 – 80.
Cometa Arcano: Ao causar dano a um campeão com uma habilidade, lança um cometa na direção dele, infligindo dano (30 – 100) onde ele estiver. Se o Cometa Arcano estiver em Tempo de Recarga, é reduzido o tempo.
Ímpeto Gradual: Atingir um campeão do outro time com 3 habilidades ou ataques diferentes no espaço de 3 segundos aumenta a Velocidade de Movimento em 15 – 40%.
Determinação
Aperto dos Mortos-Vivos: A cada 4 segundos, o seu próximo ataque básico contra um campeão causa Dano Mágico adicional (igual a 4% da sua Vida máxima), pode curá-lo (2% da sua Vida máxima) e aumenta permanentemente a sua Vida em 5.
Pós-Choque: Depois de paralisar um campeão do outro time, aumenta as suas defesas (Armadura e Resistência Mágica em 20 + 30% por 2,5 segundos) e faz um ataque explosivo, causando Dano Mágico aos inimigos mais próximos.
Guardião: Proteja aliados a 175 unidades de distância da sua localização e aliados nos quais lançou habilidades. Durante o efeito Guardião, se você ou os seus aliados sofrerem dano, ambos ganham um escudo (60 – 150) e +20% de Velocidade de Movimento por 1,5 segundos.
Inspiração
Livro de Feitiços Deslacrado: Ganhe um Fragmento de Invocador após 2 minutos e receba mais a cada 6 minutos desde o primeiro. Você pode trocar Fragmentos na loja para substituir os seus Feitiços de Invocador.
Aprimoramento Glacial: Reduza a velocidade de um inimigo em 2 segundos ao atingi-lo com um ataque básico. A desaceleração de um inimigo com itens ativos lança um raio congelante em cima deles, originando uma área de redução de velocidade em 50%.
Cleptomancia: Após usar uma habilidade, o seu próximo ataque dá ouro adicional e existe a chance de ganhar consumíveis.

Novatos, fiquem tranquilos!

Sabemos como pode ser difícil de entender e decorar o que cada runa faz e qual funciona melhor com aquele campeão que você adora. Mas isso é normal! Abaixo, estarei disponibilizando alguns sites que irão te ajudar nessa empreitada. E lembre-se: cada jogo é um jogo! Copiar estritamente cada ponto de runa nem sempre é o recomendável. Avalie as composições e decida, por si próprio, qual runa levará.

  • https://www.probuilds.net/ – Plataforma que indica as runas utilizadas pelos jogadores profissionais. Bem intuitiva e fácil de usar.
  • https://blitz.gg/ – Aplicativo que disponibiliza informações de runas: as mais usadas, as com maior taxa de vitória, e qual a mais adequada para aquela partida.
  • https://www.mobafire.com/ – Um pouco mais complicada e menos intuitiva, mas ainda assim uma plataforma que faz bastantes interações com a comunidade: lá, você mesmo pode postar seus guias e runas com determinados campeões.

Novidades em breve..

Para quem quer entender tudo que as Runas Reforjadas podem oferecer, está vindo aí um Guia Completo das Runas, a ser lançado na Prota Games, o maior portal de ensino de League of Legends do Brasil!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares