fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Como Virar Pro Player de Free Fire

Free Fire é atualmente um dos maiores títulos de esportes eletrônicos  do Brasil. A base de usuários de Garena Free Fire no país é enorme e os desenvolvedores se dedicam a florescer o cenário de esportes eletrônicos de seu título móvel.

O Free Fire está em alta desde o ano passado e seu lado esportivo cresceu exponencialmente no Brasil nos últimos tempos. A produção do torneio é melhor, o prêmio em dinheiro é enorme e organizações bem conhecidas formaram sua lista em torno do Free Fire.

Se você está procurando se tornar um profissional em esports Free Fire, aqui estão algumas dicas para iniciar sua carreira desde o início.

A qualidade dos esports Free Fire não era tão grande quanto sabemos agora. No início, os torneios eram organizados em menor escala e até mesmo o prêmio em dinheiro era pequeno.

Isso mudou aos poucos quando muitos começaram a perceber que era algo que podia mudar vidas, alavancando pessoas de uma vida difícil para algo mais simples, trabalhando com algo que amam: jogar.

Atualmente, muitas organizações de primeira linha estão competindo no Free Fire no Brasil e a Garena já tem grandes planos para sustentar esse ecossistema no país por muito tempo.

É muito lucrativo pensar em se tornar um jogador profissional em qualquer jogo, mas cada título tem seu quinhão de dificuldades antes mesmo de começar a entrar no centro das atenções.

A luta de passar de jogadores casuais a oprimidos para se tornar uma potência é uma longa jornada, mas dar o primeiro passo é absolutamente necessário para subir a escada.

Prota Games

Se você quer evoluir no Free Fire de um jeito muito mais rápido através de aulas especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games

Entenda o Jogo

Essa é a coisa mais básica que se deve saber antes mesmo de pensar em se tornar um profissional. Se você não conhece o Free Fire em profundidade, você ainda não iniciou sua jornada.

O mecanismo deste jogo inclui os menores detalhes como o tempo de recarga das armas, a taxa de disparo e até mesmo as habilidades de seu personagem e por quanto tempo você pode se envolver em uma batalha em pé de igualdade.

Não é necessário saber os números, mas quando você pegar o jeito de como as coisas funcionam no jogo, você pode realmente tentar se tornar melhor nisso.

Por exemplo, se você já sabe como uma arma específica funcionará e de quantas balas precisará para derrubar um inimigo, você se engajará na batalha com segurança com uma certa ideia de como as coisas vão se desenrolar e, portanto, se você precisar adapte-se rapidamente a algumas mudanças, você tem uma vantagem e pode vencer as escaramuças com muita facilidade.

Coisas como detalhes do terreno, estruturas de construção e outras informações são cruciais quando você está jogando competitivamente. Certifique-se de aprender essas coisas antes de passar para outras coisas.

Viu que como virar Pro Player no Free Fire demanda disposição? A gente tá só começando:

Rotina de Treino

Sim, um dos primeiros passos de como ser um Pro Player no Free Fire é: treine. Mas treine de verdade, não apenas jogue partidas sem compromisso.

É importante ter um hábito, uma rotina de treinamento. Logicamente, é algo que você terá que encaixar dentro das suas responsabilidades. 

Nem todo mundo tem tempo de sobra para ficar treinando, mas o pouco que você puder já te traz um foco profissional no game. Levar o jogo com disciplina e dedicação, não apenas como um distração.

Um ótimo esquema é o do: aprenda, treine e aplique. Funciona assim:

  • Aprenda: entenda a teoria, funcionamento básico dos jogo e mecânicas
  • Treine: depois de realmente aprender e entender o que estudou, comece a treinar até ganhar segurança.
  • Aplique: aí sim entre em alguma partida de verdade e use as técnicas para sentir sua melhoria e o que ainda falta

Seguir essa ideia traz uma consistência ao seu treino e te ajuda a começar a entender de verdade o game. Não ser apenas na intuição.

Faça um Curso de Free Fire

Essa dica é ótima para aqueles que querem mergulhar de cabeça nessa. Se trata de fazer um curso do jogo.

Sim, essa opção existe e é bem interessante. Logicamente, você terá que colocar uma grana. Mas se trata de um investimento para quem quer realmente seguir nessa carreira. Então pode ser uma para quem tiver um dinheirinho sobrando.

Forme um Time

É absolutamente importante que você forme uma equipe que se concentre em vencer torneios e em jogar de forma competitiva. Este time pode estar com seus amigos, companheiros de guilda ou outros, mas o foco deve ser em jogar o jogo de forma mais estratégica e não apenas por diversão.

Quando você tem uma equipe com a qual trabalhar, quase metade do trabalho está feito. Comece a praticar com sua equipe e jogue com eles o máximo possível. É importante construir sinergia, entender sua equipe e se comunicar corretamente para ganhar os jogos.

Quando você está pronto com uma equipe, é necessário se comunicar com ela fora dos jogos e formar um vínculo forte.

Também é importante avaliar os níveis de habilidade individuais e atribuir funções a cada um dos colegas de equipe no processo. A atribuição de funções distribuirá várias tarefas entre a equipe e você poderá utilizar seu tempo nas partidas com mais eficiência.

Isso ajuda a tomar decisões comuns espontaneamente em situações acirradas e, portanto, menos tempo é perdido discutindo coisas. Assim que tiver uma equipe com a qual se sinta confortável, passe para a próxima etapa.

Participe de Uma Guilda

São vários os benefícios. Primeiro: você formará amizades e provavelmente não jogará mais sozinho. Disputar partidas com pessoas conhecidas ajuda na comunicação, na confiança e eleva a taxa de vitória nas partidas ranqueadas. É mais fácil subir de patente assim!

Segundo: você compartilhará experiências e, eventualmente, aprenderá coisas novas com os companheiros de squad. Às vezes o seu parceiro pode te ensinar uma técnica, rotação ou estratégia nova. A recíproca é verdadeira.

Terceiro: jogar em guildas aumenta a visibilidade. Afinal, você precisa de um time para disputar campeonatos. Existem vários exemplos de clãs amadores que ganharam destaque, se tornaram organizações influentes ou foram recrutados por organizações profissionais.

Isso aconteceu com a New X, equipe que saiu do anonimato para faturar a segunda temporada da Pro League Brasil. Os atletas ficaram famosos e logo foram contratadas pela paiN Gaming, uma gigante do cenário competitivo.

Comenta aí embaixo qual o nome da guilda que você participa!

Comece de Baixo

É aqui que você começará a se destacar no cenário competitivo. Por melhor que você jogue, se não destacar suas habilidades no circuito local, você terá menos chance de subir na escada.

Certifique-se de participar em tantos torneios locais e jogos amistosos quanto possível. Muitos organizadores de torneios têm grupos fechados onde organizam regularmente esses jogos de prática.

A fama não é a única coisa que você ganhará ao vencer esses torneios, você também aprenderá muito sobre sua equipe e o estilo de jogo com o qual todo o time se sente confortável.

Entender onde estão suas zonas de conforto é um passo necessário para avançar com uma lista definida. Se você conhece seus pontos fortes e fracos, pode embaralhar os papéis e até mesmo tentar designar um capitão para dar ordens em algumas situações.

Essa abordagem ajuda a equipe a construir uma nova abordagem estratégica para o jogo e prepara você para os torneios reais no futuro.

Preste Atenção no Competitivo

É muito importante saber quem está em alta no cenário. São nessas equipes que você buscará uma vaga para deslanchar na carreira. As organizações estão sempre realizando peneiras e processos seletivos; e é aí que você pode encontrar sua oportunidade.

Temos diversos grandes nomes como a paiN Gaming, Team Liquid, FURIA Esports, LOUD, Black Dragons, Corinthians, INTZ, Vivo Keyd, Black Dragons, RED Canids e Santos.

Fique de olho nas redes sociais para acompanhar as novidades. É bom também ter no radar as atividades de clubes de futebol. Eles estão cada vez mais envolvidos nos esports!

Acompanhe streams e campeonatos. Além de entender como funcionam as competições profissionais, você conhecerá os principais times e pro players do cenário brasileiro.

Hoje, o torneio nacional mais importante do calendário é a Liga Brasileira de Free Fire. Ela reúne as melhores organizações do país e todas as partidas são transmitidas ao vivo pela Garena no YouTube.

Além de se acostumar com um habitat que pode ser seu no futuro, é uma boa maneira de aprender técnicas e estratégias. Afinal, nada melhor do que se inspirar em pro players que já estão atuando em alto nível.

Em relação a vídeos e lives, nossa recomendação é assistir aos conteúdos produzidos pela LOUD – de longe a equipe mais amada e estruturada do Brasil. Eles contam com um time gigantesco de jogadores que produzem material todos os dias. Vale a pena conferir.

Não deixe de conferir notícias sobre Free Fire nos principais portais jornalísticos especializados como ESPN, e-SporTV, Mais Esports, Versus e TechTudo. As divisões inferiores da Liga Brasileira de Free Fire, por exemplo, abriram inscrições para equipes amadoras de todo o país. Tudo isso é noticiado nesses sites!

Participe de Torneios Oficiais

Depois de ter conhecimento de jogo suficiente, uma boa lista e ampla experiência, é hora de testar tudo nas plataformas oficiais.

Free Fire organiza alguns grandes eventos ao longo dos anos e, embora alguns deles sejam convidados, a maioria dos torneios  são abertos para todos e aqui é onde você pode apresentar uma apresentação.

Continue trabalhando até que essa oportunidade apareça e, quando isso acontecer, coloque todo o seu trabalho árduo em teste e se qualifique para os estágios seguintes.

É importante notar que a competição é muito acirrada para se qualificar para rodadas mais altas em um torneio aberto para todos, então você pode não conseguir na primeira tacada, mas a chave é permanecer persistente.

Seja consistente com sua programação de prática, continue trabalhando até ter a chance de se destacar e fazer as mudanças necessárias em seu estilo de jogo e escalação com o tempo para acompanhar as novas tendências.

Todos os jogadores profissionais passaram por um treinamento rigoroso e dedicaram centenas de horas ao jogo e se destacam nisso. Seja paciente e aprimore suas habilidades para chegar ao topo e jogar Free Fire profissionalmente no futuro.

Sinais de que Você Está Bem Encaminhado

Existem alguns pontos positivos que você pode notar facilmente que demonstram o quão bem você está evoluindo!

Você pode ver isso pela quantidade de Like na sua conta ou seu KDA; se você tiver mais abates do que partidas, você está com certeza se saindo muito bem!

Pergunte também pros seus colegas sobre como você age em partida: se você tiver um grande conhecimento de jogo, saber se movimentar ou mesmo atirar, pode ter certeza de que os elogios não vão ser falsos!

Preste sempre muito atenção a esses pequenos detalhes – e não muito em breve, você será um Pro-Player de Free Fire.

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares