fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Como melhorar e aumentar o FPS no seu Emulador de Free Fire

Introdução

O emulador referência que vamos falar aqui é o Bluestacks, que é o preferência pelos usuários do battle royale da Garena, quando o assunto é jogar Free Fire no PC.

Então, vamos descobrir como melhorar o desempenho e aumentar o FPS do Bluestacks para você jogar sem lag, ou seja, sem ficar travando. O objetivo também é otimizar o PC para melhorar o desempenho e reduzir o gasto de memória.

Bora então para mais um texto com dicas de profissional, tropinha!

Prota Games

Se você quer evoluir no Free Fire de um jeito muito mais rápido através de aulas especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games

Mas o que é FPS?

FPS é uma sigla que significa frames por segundo, ou seja, a quantidade de imagens que rodam por segundo. A intenção de aumentar ele é porque quanto mais baixa a taxa, menor é o desempenho do game. 

Então, vamos te bater a real do porquê que você deve manter o  FPS sempre alto.

Claro, vale lembrar que o seu equipamento, tanto o PC quanto a internet, devem permitir isso e esse é o primeiro ponto. 

O argumento para te convencer a melhorar seu FPS é que a diferença entre a taxa de quadros (frames) baixa e alta é bem notável quando você joga games de tiro, que têm muita movimentação como o Free Fire. 

Como o ritmo é acelerado, a taxa para você rodar bem o jogo com o FPS deve ser alta, cerca de 60 FPS ou até mais, dependendo da potência do seu equipamento. Mas a partir desse número os resultados são insanos. Você terá uma melhor clareza visual e consequentemente, um melhor desempenho no jogo. 

Então, podemos entender que, quanto mais rápido ou seja, maior o FPS que você percebe os movimentos das animações na tela, antes do seu adversário, melhores serão seus resultados e você terá sim diferenças entre dar BOOYAH ou voltar para o lobby.

É assim que a ativação de “alto FPS”’ pode mudar o destino das suas partidas. Inclusive, no Bluestacks você pode fazer direto nas configurações do emulador e otimizar elas para usufruir do máximo FPS que o seu equipamento e internet permite, fazendo com que você se saia bem nas partidas do Free Fire!

O FPS alto te permite mais fluidez, porque elimina os travamentos e deixam as imagens mais limpas, suaves, o que facilita detectar qualquer coisa durante as partidas, principalmente os movimentos dos seus inimigos.

O seu tempo de reação também será muito maior, e sabemos que numa trocação, milésimos de segundos podem determinar o seu futuro na partida, ou seja, se você vai ganhar ou perder. O FPS permite que você tenha mais confiança na hora de trocar balas com seus adversários.

Agora vamos te ensinar a configurar o FPS para mais alto passo a passo no emulador Bluestacks.

Primeiro passo:

No próprio emulador, antes de abrir o aplicativo do Free Fire, vá na engrenagem na barra lateral inferior direito, onde se encontra o botão ‘’Configurações do BlueStacks’’ 

Segundo passo: 

Ao clicar na aba Engine, vá com o mouse até a opção que possui um controle deslizante para definir o FPS. 

Terceiro passo:

Marque a opção “Ativar alta taxa de quadros” , isso vai ajustar o FPS e encontre a seção Taxa de quadros. O controle deslizante do FPS permitirá que você defina um FPS personalizado conforme desejado. Então para aplicar as alterações é necessário reiniciar o Bluestacks.

Lembrando que,  o valor do FPS também depende das especificações do seu PC, ou seja, do quanto ele aguenta graficamente, por isso, se você possui ou pretende investir futuramente em uma placa de vídeo essa é outra dica fundamental para auxiliar você com a melhora do desempenho do seu FPS. 

Quarto passo:

Por fim, marque a opção “Exibir FPS durante o jogo”, porque quando você estiver logado, o FPS ( o valor dele na verdade), será exibido no canto inferior esquerdo  da Bluestacks, durante as suas partidas.

A seção Engine das configurações também oferece outras opções como: ‘’Habilitar taxas de quadros altas que ativa os frames, superiores a 60, caso esteja disponível para o seu equipamento.

Já ‘’Habilitar VSync” é responsável por sincronizar o FPS do jogo,  com a taxa de atualização do monitor para evitar a famosa  tela quebrada. 

Mas também temos um macete que funciona mesmo! A Escola dos Games  e alguns jogadores costumam utilizar sempre. Esse método é semelhante a esse apresentado anteriormente, mas com uma diferença de um detalhe que pode fazer toda a diferença e aumentar ainda mais o FPS do seu emulador, vamos lá!

Passo a passo do método revelado para aumentar de fato o seu FPS, sem caô!

Para começar você tem que ir no próprio aplicativo do jogo, no caso, o Free Fire. 

Você também precisará baixar um programa que chama Bluestacks Tweaker. 

https://bstweaker.tk/pt/

Então, ai você vai ver no canto direito superior da janela do Bluestacks, um ícone com três linhas. Clique nele. Ao abrir você entrará na janela de configurações do Bluestacks. 

Assim, procure pela opção do lado esquerdo da janela configurações até achar a aba ‘’ Engine’’, então clique.

Irão aparecer uma série de opções, mas você irá rolar a página para baixo até achar a opção ‘’ Taxa de quadros’’, lá terá uma linha deslizante do FPS, com números que vão do 0 até no máximo (a depender do seu equipamento) 240. 

Então, você desliza o cursor da linha até o número 90, clique e salvar e feche a janela.

Aí chegou a hora de abrir o seu Bluestacks Tweaker, ao mesmo tempo, clique para abrir novamente o aplicativo do Free Fire. A dica é, não abra o Free Fire em tela inteira, porque você precisa olhar a mini janela do Bluestacks Tweaker também. 

Então, assim que aparecer o logo da Garena, clique no Tweaker na opção Force Skip o último desenho dos quatro disponíveis de cima para baixo, na parte de ‘’Actions’’, do lado direito da sua janela. Espere uns 5 segundos e clique no Tweaker no primeiro círculo do Actions: “Start” e deixe o bluestacks carregar novamente.

Assim que ele começar a carregar, clique com o botão direito, para acessar o gerenciador de tarefas. Abra ele, vá até a aba detalhes, clique nela e procure tudo o que envolve o emulador  e com o botão direito em cima da aplicação selecione ‘’Qualidade alta’’.

Quando terminar de colocar a qualidade alta, volte no emulador Bluestacks, abra o Free Fire e volte nas configurações, identificada por aquele ícone de três linhas. 

Volte na aba Engine e deslize a linha com seu cursor até o número máximo do FPS que estiver disponível para você. Clique em salvar, feche as configurações e termine de abrir a aplicação do Free Fire.

Temos certeza que vocês irão notar diferença. Não esqueçam de deixar aí nos comentários a experiência de vocês, se deu certo ou não, a Escola dos Games  quer saber e vamos te ajudar, caso não tenha dado certo!

Outras opções além das configurações no próprio Bluestacks para otimizar o FPS, como também a sua máquina/PC em geral são: 

1º dica: Limpe o cachê do Windows para liberar memória

Você vai usando o Windows e vai acumulando arquivos temporários que ocupam espaço do disco e isso é normal, no entanto, esses arquivos afetam a performance, ou seja, a rapidez do processamento, inclusive do FPS.

Então para limpar, basta seguir esse caminho: Digite Windows + R, digite temp na janela que abrir e aperte OK.

A TEMP ajuda a remover os arquivos temporários do Windows e aumenta o FPS. Quando abrir ela, você pode usar a opção CTRL+A para apagar todos os arquivos da pasta de uma só vez.

Repita o passo acima digitando %TEMP% e depois prefetch. Novamente delete todos os arquivos das pastas que se abrirem.

2ª dica : Desabilite os efeitos visuais do Windows para melhorar o FPS

Utilize o  atalho Windows + Pause Break, assim você vai entrar nas propriedades do sistema. Em seguida, clique em “Configurações Avançadas”:

Na tela que abrir, vá até a aba “Desempenho” e clique em “Configurações”. Depois marque a caixinha “Ajustar para obter o melhor desempenho” e deixe marcado apenas “Usar fontes de tela com cantos arredondados” e clique OK.

3ª e última dica: Desative Antivirus, Windows Defender e Windows Firewall

Os aplicativos de antivírus costumam  atrapalhar o desempenho do seu emulador. Inclusive, o Windows Defender e o Windows Firewall talvez sejam os maiores vilões. Entre nas propriedades do sistema e procure por Firewall e Defender e escolha as opções de desativar seus usos.

Além disso, verifique que os seus antivírus de terceiros, como o Avast e o AVG estejam desativados enquanto estiver usando o emulador, porque eles interferem com a virtualização do emulador.

DICA EXTRA

A Bluestacks lançou 2 novos emuladores recentemente logo após a atualização do Free Fire. A melhor versão no momento é a Bluestacks 5.0.250.1002. Está muito mais otimizado, o FPS está melhor, assim como, a precisão da mira. 

(LINK PARA BAIXA-LO: https://www.mediafire.com/file/tnntlk0qz8z4pka/BlueStacksInstaller_5.0.250.1002_native_e0175934c4a0a56f1db683585ffd1bcf.exe/file)

ATENÇÃO: Para melhor otimização, continue usando nosso método para melhorar o FPS,  a única diferença é que neste emulador, não se usa o Bluestacks Tweaker, ou seja, basta apenas finalizar o aplicativo no ‘X’ logo após, só abrir novamente e pronto! 

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares