fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Como jogar no low ground no Fortnite

Introdução

Fala meu guerreiros, como vocês estão? Já falamos diversas vezes aqui como o higherground é importante e como ele pode ser decisivo para ganhar partidas. Mas e quando existem situações que você não pode jogar no higherground? É possível jogar bem mesmo em situações adversas? Claro que sim! No texto de hoje vamos falar um pouco sobre como abusar do lowground e como transformar uma posição muitas vezes desconfortável em boas colocações para sua conta!

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

1.As condições do lowground

Bom, todos nós sabemos o que é o lowground, é estar na parte de baixo dos terrenos enquanto as lutas estão ocorrendo durante o endgame. Mas o que é importante ressaltar aqui antes de começar é que lowground é uma prática muito comum dentro do jogo, mas que requer alguns pré-requisitos para que ele seja executado de forma correta.

Uma das coisas mais óbvias nesse tipo de estratégia é que ele é melhor executado quando o lobby tem muitas pessoas. Quanto mais pessoas, mais construções e mais facilidade você vai ter para percorrer o caminho da safe durante a movimentação da mesma. Em partidas casuais ou até mesmo nas arenas, raramente jogar no lowground te dá vantagens absurdas. Isso porque existe menos cover entre construções para você se movimentar e pode facilmente ser alvo de outros jogadores que estão em uma melhor posição. Um dos elementos que fazem com que lowground seja recompensador é a proteção que você tem em partidas competitivas porque a grande massa de jogadores vai construir os caminhos por cima de você, o que te dá vantagem de passar entre construções inimigas e até mesmo construir menos durante os trajetos.

Além disso, é importante ressaltar que o tipo de safezone pode auxiliar ou prejudicar você em fazer alguma estratégia voltada ao lowground. Safezones que fecham em lugares mais planos podem te dar mais vantagem jogando no lowground do que safes complicadas que fecham em montanhas (como por exemplo aquela montanha nevada que fica próxima à Cidade da Cordilheira). Claro que não é algo impossível, mas se você pensar de forma lógica qualquer movimentação para cima (principalmente em safes de montanha) são mais complicadas de se jogar no lowground porque você terá que passar por muitas construções subsequentes e isso pode levar tempo e perder um dos recursos mais importantes do lowground: sua vida!

E antes de qualquer coisa, lembre-se de algo muito importante: o lowground não vai te dar vitórias a não ser que você esteja preparado para aproveitar uma oportunidade de tomar o higherground no momento certo. Isso porque conforme o jogo for afunilando, na maioria das vezes você estará apenas com madeira como recurso de construção e pode ser facilmente punido por um time que está melhor posicionado, principalmente spammando tiros em você. Então quando você tiver que jogar por baixo, lembre-se que o lowground é uma bomba relógio: você pode acabar sendo eliminado ou não terá recursos o suficiente para vencer a partida. Uma hora você tem que abandonar ele e jogar de igual para igual com os outros jogadores.

2.Objetivos no lowground

Agora que entendemos quando jogar no lowground é vantajoso, vamos falar um pouco sobre os seus objetivos e o que você pode esperar nessa bagunça que é o lowground durante as safezones. Enquanto um time vai estar no topo e um brigando no secondhigh (que é uma posição até que confortável e muito próxima dos jogadores do high, onde geralmente eles são os jogadores mais bem posicionados para contestar o high durante as safes 7 e 8), muitos estarão no midground e muitos outros no extremo lowground. Entenda que geralmente a dinâmica de lowground só tende a aumentar com o passar do tempo. Alguns jogadores não conseguirão administrar seus recursos corretamente ou serão surpreendidos no meio das brigas e vão acabar se eliminando, o que gera muito recurso no chão.

Mas por incrível que pareça, jogar no lowground junta uma série de fatores negativos para alguns jogadores. Algumas decisões dentro do jogo cria uma situação de bola de neve sem controle onde eles acabam ficando em situações muito ruins. Jogadores do lowground geralmente podem estar em uma dessas situações: eles podem estar mal de recursos de construção porque foram focados em algumas outras fases do jogo ou simplesmente porque administraram mal seus recursos de rotação; eles podem não ter tantos recursos de vida como escudos e curas porque estão sendo focados pelo surto da tempestade ou acabaram tomando um tiro de sniper durante a transição da safe 4 para a safe 50/50; eles podem estar desfalcados, perderam 1 ou 2 membros da equipe e agora jogam simplesmente tentando coletar o resto de pontuação que conseguirem por posição. Mas é claro, se você quer ser consistente e conseguir ir bem no lowground uma das condições básicas é que você evite qualquer tipo de problema como esse e o único motivo pelo qual você vai ir jogar pelo lowground é justamente pegar mais eliminações e saber que no momento de jogo é impossível contestar o higherground. Entenda a diferença entre querer jogar pelo lowground ou não ter outra opção além de jogar por lá.

Então para construir um bom caminho para o lowground, a princípio, é necessário pensar à frente. E quando falo isso, quer dizer que temos que voltar um pouco mais atrás na linha do tempo de jogo, mais precisamente na quarta safe, uma antes da safe 50/50. E por que isso? Porque temos que eliminar dois problemas recorrentes para que possamos estar no low em boa situação: nos livrarmos do surto da tempestade e ter recursos para o restante da partida. Com isso, não se esqueça que essa transição requer muita disciplina e objetividade. Você tem que procurar oportunidades de punir jogadores que estão já em situação ruim ou rotacionando mal e coletar esses recursos. Lembre-se que nesse estágio de jogo o arpão pode ser incrivelmente poderoso para conseguir esses refreshes à longa distância e manter os inimigos sempre atrás de você.

Além disso, em lobbys mais cheios com Surto da Tempestade, lembre-se de prestar atenção nos sons próximos a você. Você pode ouvir jogadores com o shield quebrado, tomando surto de tempestade e até vendo a animação do surto caindo neles. Engolir esses oponentes em situação ruim é uma boa oportunidade para subir sua quantidade de dano causado e conseguir recursos de forma fácil. Também preste atenção pelo mapa, não fique disperso! Olhe em torno de você e busque oportunidades inteligentes para focar adversários que o resto dos jogadores também irão focar. Quem vai ficar com a eliminação? Isso geralmente é bem loteria quando mais de 5 jogadores atiram no mesmo inimigo, mas o importante é ter exercido pressão, causado dano e eventualmente conseguir pegar recursos com o arpão.

Bom, então chegamos no estágio da Safe 5 para a Safe 6. Esse é o momento para andar junto com seu pathmaker e passar todos os hard mats (recursos pesados como pedra e metal) para que ele possa fazer o caminho para vocês. Como você quer jogar para o fim de jogo, aproveite zonas fora de foco para construir, desça camadas de construção ou suba uma camada se for necessário, mas o mais importante é sua situação mediante os seus recursos. Pedra e metal para o pathmaker, madeira para o Fragger e Suporte fazerem o Piece Control e eliminar inimigos. Se você tem bastante recursos, conseguirá se sustentar provavelmente até a safe 7, mas a partir daí você tem que repensar melhor as coisas. Com muitos materiais, tente sempre andar cabeceando a tempestade, ou seja, sempre estar à frente, se movimentando bem próximo dela quase tomando dano da tempestade. Se você está em uma situação contrária a esta, também vai fazer o contrário: aproveitar construções e pathings (túneis) inimigos, ficando na borda da safe de uma maneira que ela esteja sempre atrás de você e muitas vezes até aproveitando para tomar 10 ou 20 de dano da tempestade para ser recompensado com uma eliminação.

Um outro estágio que pode acontecer é você ter que jogar pelo low porque está com poucos recursos, mas não se preocupe, não é o fim do mundo. A diferença dessa situação é que você terá que ser inteligente mas ao mesmo tempo extremamente agressivo e começar a lutar contra inimigos em situação semelhante à você. Será uma coisa de louco, mas se você jogar ‘safe’ o tempo todo vai acabar seu material e você será eliminado por alguém. Então você basicamente tem duas opções para tentar virar esse jogo ao seu favor.

A primeira é o all-in. Os três jogadores escolhem um alvo, usam tiros de AR/Espingarda para invadir a box adversária e eliminar os inimigos. Essa prática é muito comum e funciona muito bem quando os inimigos também estão construindo apenas com madeira ou estão parados tomando escudos ou recuperando vida. Essa estratégia é muito boa para ser aplicada em qualquer estágio do endgame, mas principalmente nos tempos de descanso da tempestade (que acontecem na safe 5 e na safe 6), que é onde geralmente todo mundo fica em um lugar fixo para recuperar vida e dividir recursos.

E a dica de proplayer de hoje é abusar dos arpões duplos e da Espingarda Primal! Uma maneira muito inteligente e rápida de punir seus oponentes é usar seu recurso para andar uma camada para o lado e quebrar ela com 2 arpões rapidamente, fazendo o inimigo cair em uma box sua e ficar totalmente preso! Juntamente com a nova Espingarda do jogo, a Primal, você tem uma chance muito inteligente de conseguir eliminar o inimigo e conseguir recursos de maneira muito fácil!

Conclusão

Com essa última dica, estamos encerrando o texto sobre o lowground. Aprendemos muita coisa nesse artigo, não é mesmo? Pra você que não prestou atenção em alguma dica ou já esqueceu de algo, relaxa que o resumão tá chegando aí!

  • Lowground pode ser uma maneira consistente de conseguir bons resultados, mas conseguir o higherground no final vai te favorecer chances reais de vencer a partida;
  • O Lowground é bom para ser utilizado quanto mais pessoas estiverem construindo no servidor ao mesmo tempo para te fornecer mais proteção de outros jogadores;
  • Veja que tipo de safezone você está enfrentando para ter mais chances de executar melhor essa estratégia;
  • Marque inimigos rotacionando mal para conseguir recursos e preste atenção no áudio do jogo! Dano do Surto da Tempestade ou escudos se quebrando são bons gatilhos para agressivar em adversários;
  • O Lowground funciona melhor a partir da Safe 50/50. Usar ela antes disso pode ser problemático para encontrar refreshes e ver a situação do mapa e tomar uma boa decisão. Lembre-se que você precisa causar dano para jogar livre apenas construindo!
  • Se tiver muitos materiais, jogue cabeceando a safe. Se tiver poucos materiais, jogue agressivando em box adversárias e nos túneis deles;
  • Abuse de encurralar seu inimigo com suas construções e depois derrubar ele rapidamente! O arpão pode te ajudar muito;
  • E uma dica extra! Se você ficar no low até o fim da partida, lembre-se que ele só vai ter madeira, então spamme tiros de Rifle até ele cair!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares