fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Como Jogar e Ficar Bom no Modo Solo Fortnite

Introdução

No texto de hoje vamos falar sobre um assunto específico: o jogo Solo! Se você realmente quer ser reconhecido na comunidade e conseguir achar um trio de alto nível, o primeiro passo para isso é você se destacar nesse modo. Essa dica já foi dada pelos melhores jogadores do mundo como o próprio Bugha. Portanto, se você não se sente confortável nesse modo assista até o final esse texto que eu prometo que você vai começar a jogar bem um dos modos mais desafiadores do Fortnite. 

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

O que é ser um MONSTRO no modo solo?

Antes de dizer como você pode se tornar um monstro no modo solo, você tem que entender o que esperamos de um jogador para intitularmos ele dessa forma. As características que diferem um jogador bom de um monstro no Fortnite, são:

  • Esse jogador é um cara que constantemente lida com adversários com certa tranquilidade. Toda fight parece ser muito simples e fácil de ser executada e finalizada.
  • Esse jogador nunca fica sob pressão constante. Mesmo em situações adversas ele mantém um nível parelho contra o seu adversário, esperando o momento certo para dar o bote.
  • Esse cara também, inevitavelmente, tem que ser um cara mentalmente estável e constante. Não se abala facilmente e tem resiliência para dar a volta por cima onde outros jogadores geralmente ficam nervosos.
  • Ele é versátil. Não tem apenas uma maneira de enfrentar seus oponentes, sempre está com uma carta na manga.
  • Esse jogador é mecanicamente absurdo. Sabe construir com maestria e editar facilmente duas ou três peças em sequência sem errar (às vezes até mais, dependendo da situação).
  • Ele é mecanicamente absurdo e também tem uma mira muito forte, tanto com Rifles como com as Shotguns do jogo.
  • A noção de confrontos dele é muito boa (e vamos explicar o conceito de noção de confrontos, que tem a ver com a noção de jogo). Ele sabe entrar e sair das lutas.
  • Ele é inteligente, conhece do jogo, mas nunca deixa de ser agressivo.

Agora que explicamos para você como é esse jogador e as características dele, vamos listar os principais tópicos para que você se torne um jogador assim, mas do último para o primeiro tópico.

Você falou sobre ser inteligente mas não deixar de ser agressivo. O que quer dizer com isso? Como eu posso ter essas características?

Bom, quando falei sobre ser inteligente mas não deixar de ser agressivo, significa que você sempre deve colocar pressão em seus oponentes, sempre deve buscar pegar as kills, mas se expondo em riscos calculados e que te dão grandes recompensas. Muitos jogadores gostam e dizem que são agressivos, mas acabam cometendo tantos erros nessa agressividade que não entendem que ser assim é o que faz você perder os confrontos. A diferença de um jogador bom para um jogador MONSTRO é que ele sabe os riscos que está tomando em uma luta e sempre tenta minimizá-los para que o confronto esteja ao seu favor.

Para ter essas características, inevitavelmente você deve ser um jogador que não tenha medo. Você deve ser agressivo. Agora o que faz com que você seja mais inteligente são as maneiras diferentes de vencer um confronto e como você pode dominar seu oponente para conseguir os abates.

O que é essa tal Noção de Confrontos que você citou? Como eu consigo melhorar ela?

A Noção de Confrontos faz parte de um nicho específico de noção de jogo, onde você toma ações rápidas e muitas vezes instantâneas dependendo da situação. A noção de confrontos faz com que você escolha melhor suas lutas e quais devem ser suas decisões para maximizar seus ganhos. Por mais que o Fortnite seja um jogo extremamente mecânico, entenda que as pequenas decisões que você toma no jogo faz com que você seja melhor em seus confrontos no geral.

Um exemplo de Noção de Confronto é quando você deve separar uma situação de all-in, uma situação de agressividade ou uma situação onde você giva (abandona) uma luta. Cada situação dessas contém um conjunto de fatores que faz com que você melhore sua tomada de decisão para cada tipo de confronto. 

Por exemplo, você vai querer dar um all-in quando você sabe que o jogador na sua frente é o melhor recurso a se conquistar em relação a outros, seja em tempo ou posicionamento. Você está na tempestade com pouca vida e quer usar um item de cura. Se você estiver na Arena, entrar em um confronto com outro jogador vai ser a maneira mais rápida de restaurar 50 de vida e voltar para a partida.

E por mais que pareça clichê, só a prática, a experiência contra outros jogadores vai fazer você separar com mais clareza cada tipo de luta e também definir quais serão suas ações a partir desse confronto.

Qual a diferença entre um jogador mecanicamente bom e um cara absurdo?

Você vai ser um jogador absurdo quando literalmente jogar Arena brincando. Você está tão acostumado com a mecânica do jogo e com os jogadores de alto nível que enfrenta que não se apavora, sempre consegue ver o jogo com clareza e por mais que às vezes não toma decisões claramente corretas, sempre consegue vencer e virar os confrontos.

Não preciso nem falar que aqui no blog da escola dos games temos inúmeros textos para te transformar em um monstro mecanicamente falando. Boxfight, construção, edição, piece control, mapas para melhorar a mira, dicas para Arena, enfim. Depois de estudar as técnicas, é treino e muito trabalho para melhorar ainda mais o que você já considera bom!

O que é ser um jogador versátil e por que é tão importante ser assim?

Já falamos algumas vezes aqui no blog que quanto mais você tiver experiência, melhor vai ser. Mas muitas vezes os jogadores estão acomodados na maneira que joga, e aí mora o grande perigo e com certeza separa bons jogadores de jogadores excelentes. Não se acomode! Pare de sempre utilizar a mesma técnica de edição para surpreender seus oponentes. A maioria dos confrontos você ganha na batalha mental, no fingir fazer algumas coisas, nas armadilhas mentais que você planta nos seus oponentes que rapidamente caem e faz com que eles cometam erros que você espera.

No mais alto nível de Fortnite, qualquer pequeno erro pode ser significativo para sua derrota. Então aprenda a jogar de maneiras diferentes, tenha um repertório diferente para jogar. Em algumas partidas, você pode ser extremamente agressivo indo em regiões que facilmente te levam para confrontos. Em outras partidas, você pode jogar de uma maneira mais estudada, buscando deadzones e levando a partida para o final. Em algumas partidas, você pode jogar no lowground, buscando os refreshes. Em outras partidas, você pode conseguir ótimas colocações e pegar o high de maneira muito fácil, pressionando seus adversários.

Em qualquer nível de jogo, seja falando de decisões de posicionamento ou simplesmente decisões de confronto, você precisa estudar o jogo para jogar de maneiras diferentes. Ser mais do que versátil mas flexível. É saber jogar com as cartas que você recebe.

Mental. Como posso ser um jogador mentalmente estável? Sofro muito com nervosismo jogando solo!

Antes de falar sobre a estabilidade, é importante ressaltar que sim, é bem mais comum ficarmos nervosos quando jogamos partidas Solo ao compararmos com partidas Trio. Isso por diversos fatores! Além do fato de jogar com pessoas como aliados dá uma certa segurança, jogar sozinho faz com que alguns jogadores fiquem sobrecarregados de informação. Como eles tem que fazer todos os papéis ao mesmo tempo (tanto ser o cara que toma as decisões, o cara que administra seus recursos e o cara que tem que eliminar os adversários), geralmente isso faz com que alguns jogadores fiquem muito nervosos e tomem atitudes sem pensar.

A estabilidade na sua mentalidade está em dois aspectos: o quanto você joga e o quanto você se dedica para ser um jogador estável. Sua mentalidade está estreitamente relacionada com suas emoções. Por exemplo, quando você está com os nervos à flor da pele, você joga de uma maneira mais inconsequente, fazendo com que suas decisões sejam abaladas. 

Agora o fato de você jogar SEMPRE vai te ajudar com seu nervosismo, mas conforme o tempo for passando, você mesmo vai ter o sentimento que o nervosismo é menor quando você toma a atitude em uma luta. É o que conversamos agora pouco. Quando você pressiona um oponente, você joga uma carga de nervosismo para o lado dele, e é mais fácil que ele tome as atitudes erradas.

Mas nem sempre vou conseguir tomar a iniciativa primeiro! E agora?

É, nem sempre o mundo vai conspirar ao seu favor. Em algumas oportunidades você simplesmente vai ser agressivado e vai tomar o primeiro disparo. Para isso, é importante entender duas coisas: o primeiro é que você não pode deixar a pressão ir toda para o seu lado. E o segundo, é que você vai conseguir fazer isso muito facilmente quando você aprender a sempre devolver o dano, mesmo em situações contrárias.

Nem sempre você vai ter o high, e isso não quer dizer que você não consiga machucar seus adversários. Nem sempre você vai picaretar a box do oponente, mas mesmo ‘preso’ você ainda pode dar dano em seu oponente. Quando falamos de repertório e ter maneiras diferentes de jogar um confronto, falamos exatamente nessas situações. Quanto mais você jogar e ver profissionais jogando, vai entender que você pode virar um confronto lentamente, incomodando seu adversário mesmo quando você está sendo pressionado, porque entenda: se você não devolver o dano, ele vai te finalizar. Tire o conforto dos seus inimigos! Aproveite qualquer oportunidade que você tem!

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares