fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

COMO GANHAR AS LUTAS NO FORTNITE E PARAR DE MORRER PARA O INIMIGO

Introdução

Todos nós gostamos de vencer, certo? E também odiamos perder. Mas como podemos melhorar nossas lutas e ter a sensação que estamos evoluindo de verdade no jogo?

Esse é o tópico do texto de hoje! Vamos te dar dicas simples para que você ganhe mais confrontos no Fortnite e consiga ganhar vantagens tanto no começo de jogo como nas lutas de midgame! Mas antes de começar, é claro, perguntinha do dia: qual sua maior dificuldade quando começa a duelar com um inimigo?

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

1.Faça um aquecimento antes de jogar

Um dos maiores erros que fazem com que você perca as lutas que você joga no Fortnite basicamente é a falta de treino e preparo. Não é segredo para ninguém que o Modo Criativo está recheado de mapas interessantes para que você melhore no jogo antes mesmo de ir para o Battle Royale. Mapas para melhorar a mira, para melhorar a construção e as mecânicas de edição estão à solta apenas esperando você para treinar.

Mesmo que provavelmente muitos de vocês já fazem treinos ou aquecimentos regulares, não levam isso ao afinco. Com isso quero dizer que TODOS OS DIAS antes de começar suas atividades no Fortnite você tem que fazer um aquecimento, querendo ou não. Parte dos confrontos no Fortnite simplesmente vão para o ralo porque você não está aquecido mecanicamente, porque sua mira acaba não encaixando ou aquela edição que você tentou fazer para ganhar a partida não deu certo e você foi severamente punido.

Mas como fazer um aquecimento corretamente? Bom, vamos ensinar para você o básico e você faz as adaptações baseadas na sua necessidade e no tempo que você tem disponível, OK?

  • Parte 1: Treine sua capacidade de construção. Dedique cerca de 10 a 15 minutos apenas fazendo construções e abusando das edições. Mapas específicos existem no jogo com diversos tipos de situações que você se encontra e deveria ser melhor. Existe algum ponto específico que você não consegue jogar? Não consegue fazer o Mongraal Classic, não consegue fazer um double edit de cone e piso para cair na cabeça do seu oponente ou tem dificuldades em rotacionar no endgame e até mesmo resetar lutas construindo e se protegendo dos seus oponentes? Pois é meu parceiro. Você precisa anotar estes pontos de dificuldade e treinar eles exaustivamente. Apenas assim você verá que sua mecânica vai melhorar e que seu cérebro vai te acostumar a inconscientemente executar os movimentos que você precisa no momento certo. O tempo que citamos é um tempo global, onde você vai focar todos os movimentos, desde free build e até edições mais complexas, mas com o passar do tempo desafie-se e tente fazer coisas diferentes e inovadoras. Mesmo que muitas coisas você pode fazer inconscientemente, lembre-se que a arte de impressionar o seu oponente sempre vai te dar vantagem como um elemento surpresa;
  • Parte 2: Treine sua capacidade de atirar. Em resumo, é praticar e treinar sua mira. Aqui o mesmo tempo também é válido: de 10 a 15 minutos diários são mais do que o suficiente para que você progrida e comece a enxergar resultados. Mas diferentemente da construção, o motivo de treinarmos exaustivamente nossa mira é puramente aquecimento. E quando falamos de aquecimento, estamos falando da movimentação da sua mão ou de seus polegares para mirar nos oponentes corretamente, executando trackings perfeitos; a capacidade de executar flicking sempre que for preciso, unindo uma boa mira com um ótimo reflexo e o mais importante: seus olhos! Lembre-se que o aquecimento de mira é um incentivo para que sua concentração aumente e que seus olhos também estejam mais ágeis para alcançar seus oponentes e eliminá-los;
  • Parte 3: Una as duas partes anteriores treinando conceitos de boxfighting. Já falamos várias vezes aqui que boxfight é a mecânica principal do jogo atualmente, e sabe por que? Porque 90% dos seus confrontos vão terminar nesse tipo de situação, e você sabe disso. Sempre dois jogadores estarão envoltos de construções e vão ter que começar a brigar e ocupar espaço com as suas construções, em um jogo muito dinâmico e rápido, mas que existem estratégias tão inteligentes quanto um jogo de xadrez. Como você já treinou muito sua mira e sua movimentação com construções, agora é hora de incrementar uma pitada de noção de jogo dentro do seu aquecimento. Se for possível chamar amigos para treinar, com certeza vai melhorar ainda mais seu aquecimento. Procure trocar os amigos que você geralmente faz este aquecimento e até mesmo inclua novos amigos para os treinamentos e se desafie! Coloque 2 contra 1, coloque 3 contra 2, faça e crie situações hipotéticas de desvantagem para que dentro do jogo você não acabe entrando em choque (falaremos disso mais tarde). Um outro ponto muito importante é que você deve tentar jogar com jogadores que sejam melhores que você, se possível! Jogar com jogadores de nível inferior a você não vai te acrescentar muito, mas jogadores que te colocam em situação de desafio sempre vão te mostrar algo novo ou uma falha que você deve melhorar, então abuse disso!

Perfeito. Agora você tem um treinamento de quase uma hora com vários pontos a melhorar, mas esqueci de te dizer uma coisa muito importante: DESCANSO! Sim. Mesmo que você queira melhorar muito, lembre-se de reservar ao menos 3 a 5 minutos por cada um desses passos para relaxar sua musculatura, tanto do corpo quanto das suas mãos. Isso evita lesões e problemas a longo prazo. Imagina só você estar pronto para ser um dos melhores jogadores de Fortnite do mundo mas não conseguir desempenhar esse papel porque você está lesionado e sua mão está enfaixada e até tem que passar por tratamentos e cirurgia? Cuidar do seu corpo é algo sério e se você quer ser profissional, lembre-se que você tem que ser um atleta e enxergar seu corpo da mesma forma!

O tempo não precisa seguir esta ordem. Você pode alterar durante a semana a intensidade e o foco dos exercícios. O importante aqui é que você tenha o sentimento do que você deve melhorar ou não no jogo. Mas agora chega de aquecimento, vamos para dicas práticas!

2.Escolha as lutas certas

O segundo ponto que vamos falar aqui são as escolhas que você faz no jogo. Já parou para pensar quantas lutas você perdeu simplesmente porque você NÃO DEVERIA LUTAR? Agora você deve estar pensando: “mas então eu tenho que jogar como um covarde o tempo todo? Com medo dos meus adversários?” Claro que não! Mas a questão não é essa. Existem lutas que você não deve comprar por várias razões:

  • Você pode ter menos recursos que seu oponente (e quando falamos de recursos é desde material, munição, itens de cura e pouco inventário de armas);
  • Você pode estar mal posicionado para uma luta. Antes da luta começar, você pode reconhecer o terreno que você está e perceber que pode estar em desvantagem se um oponente te encontra (Exemplificando: vocês dois caem em uma casa, você por baixo e ele por cima. Ele tem vantagem de posicionamento por estar acima de você e dependendo da movimentação dos dois jogadores você pode acabar em uma situação de ‘one way’, onde apenas o seu oponente terá informação de você);
  • Você está mal posicionado mediante o MAPA. Algumas vezes as brigas tem que acontecer e vão acontecer, mas se você for um pouco mais sorrateiro pode evitar lutas dentro da tempestade ou por exemplo em uma situação que você se encontra muito distante! O que vale mais a pena: eliminar um inimigo e acabar sem recursos porque você teve que se curar dentro da tempestade ou tentar jogar de maneira mais inteligente e utilizar os mesmos recursos para te darem chance de vitória?
  • Você está em desvantagem numérica. Claro que existem algumas situações que você não consegue fugir de uma luta, mas é importante entender quando você pode estar em desvantagem numérica para lutar, mesmo que seja no início do jogo com seu trio vivo. Imagine que vocês caem meio separados, um sozinho e dois juntos. É necessário cautela para executar a luta corretamente, senão de alguma maneira vocês podem ser engolidos pelo outro trio por estarem com o mesmo número de jogadores, mas em posições distintas, o que dá certa vantagem para quem sabe utilizar dela.

Claro que existem INÚMERAS situações dentro de jogo que você deve constantemente avaliar suas opções e se vale a pena lutar ou não. Você não vai fugir de todas, você nem vai conseguir evitar todas, mas é importante escolher como e onde entrar nas lutas, que é o próximo tópico do texto.

3.Tome a iniciativa sempre

Citamos anteriormente vários problemas que se você pensar bem, vai acabar evitando lutas. A arte de evitar lutas está geralmente atrelada ao fato de que você está em desvantagem de alguma forma. Mas e quando você NÃO está em desvantagem? Essa pergunta é fácil de ser respondida: você deve tomar a iniciativa.

Claro que a leitura de jogo melhora com o tempo, mas em alguns momentos você simplesmente vai enxergar que seu plano de jogo está bem melhor que o de seu oponente. Vamos supor a mesma situação que falamos anteriormente: você e seu trio está caindo na Cidade da Cordilheira. Você avista um trio inimigo e percebe que um deles acabou caindo mal e vai ficar na parte da direita da cidade, enquanto os outros dois vão cair na parte esquerda. Nesse momento você enxerga que tem a vantagem numérica mediante qualquer posicionamento que fizer, desde que seu trio caia próximo. Não precisa ser exatamente na mesma casa, mas o sistema de vantagem funciona de uma forma com que sempre o inimigo esteja encurralado. Conseguindo recursos rapidamente, vocês podem punir os jogadores separadamente, transformando a luta que já era 3×2 em uma luta 3×1 ou 2×1.

E nesse ponto, algo é vital, tomar a iniciativa. Seja agressivo, mas prudente. Respeite seus adversários mas entenda o limite dos mesmos. Domine as peças deles e coloque pressão neles. Isso vai desestabilizar a gameplay deles além do seu psicológico. Já parou para pensar quantas vezes você joga de maneira reativa? Você espera seu oponente roubar sua parede, você espera ele editar para tentar um tiro, você espera ele pegar o higherground pra depois descer, enfim. Existem muitas situações que você simplesmente abre a mão de qualquer vantagem que você pode ter para esperar o oponente vir. E isso eu digo para você, não é algo bom na maioria das vezes. Se você consegue exercer pressão corretamente em seu oponente, sempre vai poder dar um passo antes dele. Lembre de um build fight no criativo. Geralmente um jogador que é eficiente em pegar o higherground nunca deixa o inimigo tomar o controle da posição, isso porque ele exerce pressão nos pontos certos e neutraliza qualquer chance inimiga de voltar ao jogo. Abuse de não ser apenas agressivo, mas ser letal.

Quanto mais rápido você terminar uma luta ou um mini confronto, menores serão as chances daquele jogador do trio inimigo conseguir chegar perto dos seus amigos e dar suporte, assim como as chances de você acabar sendo vítima de outro trio antes mesmo de você conseguir fazer o reset que você precisa. Essa letalidade cirúrgica vai vir com o tempo e prática nesses confrontos rápidos. Por isso treinar o boxfight é tão importante. O Piece control faz muita diferença e vai abrir portas (ou janelas dependendo de como você editar) que vão te dar vitórias.

Conclusão

Com isso estamos encerrando mais um texto, mas é claro, antes de encerrar, bora fazer um resumão?

  • Treine diariamente e faça aquecimentos diretamente ligados às suas dificuldades de gameplay;
  • Aprenda a escolher as lutas certas para entrar e as lutas certas para se esquivar. Entre quando tiver certeza de vitória, saia quando tiver certeza de derrota;
  • Tome a iniciativa nas suas lutas. Quem exerce pressão causa danos na vida do oponente e principalmente nos seus recursos e seu psicológico. Pra cima deles!
  • Seja letal

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares