fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

COMO FICAR BOM NA ARENA DO FORTNITE

Introdução

Fala Pessoal! Muitos jogadores gostam de jogar Arena, mas muitas vezes tem dificuldade em jogar bem esse modo. Talvez o sistema ranqueado pode te assustar, mas hoje não mais! Nesse texto vamos te dar algumas dicas preciosas para jogar bem na Arena e melhorar sua gameplay em 100%! Vamos falar sobre a importância de escolher um bom drop, de estudar as interações entre ele, escolher um bom inventário e dicas rápidas e eficientes para se tornar o melhor na Arena!

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.

# Sempre faça um aquecimento

Nossa primeira dica é uma das mais básicas: pratique. Quanto mais prática você tiver, melhor será sua mecânica e você vai investir mais do seu cérebro para tomar decisões racionais dentro da partida. Além disso, você sabe que a Arena é um modo que geralmente tende a ser mais agressivo, porque todo mundo está atrás de pontos e principalmente, adversários para melhorar.

Antes de começar sua jornada diária na arena, faça um breve aquecimento. Faça um aquecimento de mira, de build e de edição. Temos no blog textos falando sobre bons mapas pra você treinar e realmente melhorar e muito seu desempenho na arena. Dentro da sua rotina de treino, esse é o momento de aquecer para chegar afiado para enfrentar os jogadores no Battle Royale.

# Encontre um bom drop pra você

O segundo ponto, e que eu julgo ser crucial para realmente definir se você irá bem em uma partida ou não é seu drop. A cada temporada o Fortnite faz algumas mudanças no mapa e na jogabilidade que faz com que os jogadores possam explorar o mapa e encontrar pontos confortáveis para cada um jogar de acordo com seu playstyle.

Isso significa que é sua obrigação escolher e definir um único drop para cair em suas partidas. Nas primeiras divisões isso nem chega a contar muita coisa, porque você não perde pontos pela tarifa do ônibus, mas conforme você vai subindo de divisões, se manter estável no early game é uma peça fundamental para que você suba e aumente seus pontos, já que cair em vários lugares diferentes simplesmente vai fazer você morrer várias vezes e perder pontos de maneira desnecessária.

Já existem diversos fatores que fazem com que você dependa de certa maneira da ‘sorte’, ou do RNG: a direção que o ônibus percorre, os baús que você abre e os oponentes que você enfrenta. Tudo de certa forma acaba sendo imprevisível, e por isso o mais importante é garantir estabilidade no seu começo de jogo para que você consiga de maneira sólida, conseguir cair no seu drop, farmar armas sem ser incomodado e escolher seus duelos para sair com eliminações do seu drop.

# Conheça o mapa e suas interações

Como falamos anteriormente, em todas as Temporadas o Fortnite muda alguma coisa que afeta a maneira como jogamos o jogo. Geralmente, todas as etapas do jogo recebem alguma modificação. Nessa Temporada, por exemplo, temos a adição de interações muito interessantes para nossos drops.

A primeira interação que já conhecemos, implementada nas temporadas passadas e alterada levemente a cada temporada é a interação com personagens, com NPCs. Esses personagens sempre dão alguma coisa ao interagir.

Eles também tem interação com ouro, assim como outros itens dentro do jogo, mas como todos sabem, na Arena temos um valor fixo de 50 de Ouro quando você dropa e você recebe pouquíssimo Ouro ao decorrer da partida, o que significa que serão raras as vezes que você vai tirar proveito do Ouro em suas partidas.

Mas uma maneira regular e eficiente de utilizar o ouro ao seu favor é utilizando as Máquinas de Venda específicas para armas. Os pontos de interesse nomeados sempre tem 1 ou 2 máquinas de venda disponíveis não só para comprar armas, mas para comprar munição. Além disso, essas máquinas vendem armas até a raridade azul (raro), o que te deixa com uma Pump azul ou uma M4 na maioria das suas partidas, sem depender de baú e diminuindo ainda mais seu RNG.

Uma outra mecânica de jogo que já existe há algum tempo é o que chamamos de Spawn Chest, que nada mais é que a probabilidade de um baú estar fixo em determinado lugar. O Spawn Chest é de 50% no mapa todo desde várias temporadas passadas, mas os Baús que ficam nas Antenas tem 100% de Spawn! Isso mesmo! Toda vez que você ir até uma Antena, que são os novos pontos de interesse com câmeras e feitos de materiais pesados (como metal e pedra), tem os Baús de Agência em todas as partidas, nos mesmos lugares! Falando de consistência e estabilidade, esse tipo de drop oferece muito isso, não só pelos Baús mas também pela quantidade de material que você pode coletar deles.

Outra coisa que entra Temporada e sai Temporada, são os pontos de pesca. Para jogadores que gostam de explorar a costa do mapa, os pontos de pesca sempre são lugares ótimos para garantir peixes para as outras fases do jogo, bem como armas que podem ser coletadas com as varinhas de pesca. Mesmo não tendo o Arpão nessa temporada (que por sinal poderia ser utilizado em diversas ocasiões), os pontos de pesca ainda são lugares que se bem aproveitados, podem te dar um bom inventário para o meio-fim de jogo.

# Escolha seu inventário corretamente

Um dos pontos que muitos jogadores ficam na dúvida é seu inventário para cada fase da partida. Assim como os pontos de interesse, o mapa e todas as suas interações, seu inventário é algo que também deve ser tratado com muito cuidado e carinho, até porque, são com essas armas que você pretende eliminar jogadores e garantir pontos durante sua jogatina na Arena.

Com a ida das armas primais e improvisadas para o cofre e o sistema de criação sendo ‘nerfado’, já que antes você conseguia fazer o upgrade de uma arma utilizando as peças mecânicas (uma espingarda improvisada azul ia direto para a SPAS épica ao utilizar o sistema de criação com as peças mecânicas), o metagame de armas ficou estabilizado e bem padrão de acordo com outras temporadas. Levar uma M4 azul e uma Pump é o loadout padrão quando falamos de espingarda e rifle de assalto. Claro que não vamos dispensar as armas épicas como SPAS e Scar, mas como fazer upgrade de armas é muito difícil, se acostumar a utilizar as duas armas que citamos acima com certeza é um ganho absurdo de jogabilidade pra você.

O inventário padrão que você quer buscar na maioria das partidas vai ficar entre:

  • Shotgun / M4 / Sniper / Minishields / Shield de 50
  • Shotgun / M4 / Baiacuras / Minishields / Shields de 50

Esses inventários são padrões para lutas rápidas e ao mesmo tempo tiros à longa distância (com a sniper).

Mas vamos citar alguns itens que você pode utilizar de maneira situacional:

  • Por mais que ele tenha voltado ao jogo, o Rifle de Assalto Pesado (AK) fica um pouco atrás em relação ao Rifle de Assalto Padrão (que é a M4), isso porque geralmente o inventário tende a ser composto por 1 Shotgun, 1 Rifle, 1 Item de suporte/Utilitário e 2 healings. Utilizar o Rifle de Assalto Pesado para substituir uma M4 pode te dar vantagem em confrontos à longa distância, mas usar a M4 ainda é melhor em situações de boxfight. Como na Arena o boxfight acontece a todo momento, levar a M4 na maioria das vezes será mais benéfico;
  • Muitos jogadores gostam de utilizar a SMG como um item de suporte ou utilitário, principalmente para usar no lugar da M4 para roubar paredes. Mas você nessas ocasiões perde o Slot da Sniper, que querendo ou não é uma arma importantíssima do começo para o meio do jogo. As SMGs podem ser muito bem aproveitadas no início do jogo, porque o burst alto pode te ajudar a colocar ainda mais pressão em um oponente no seu ponto de interesse.
  • As famosas pimentinhas se tornaram ao longo do tempo um item muito interessante de movimentação. Elas podem ser utilizadas no início do jogo para fazer um loot mais rápido, além de se movimentar insanamente nas construções do endgame. Esse item pode facilmente ser utilizado como um terceiro slot no seu inventário, mas elas vão ter mais valor quanto mais stackado o lobby for, o que acontece em situações de alguns campeonatos e scrims.
  • Se você tiver afiado na mira e quiser utilizar suas Porcas e Parafusos, a Aug (Rifle de Assalto com Rajada) é uma boa opção para se experimentar. Com um zoom maior que a maioria dos Rifles, ela pode ser uma fonte de burst muito boa para pegar paredes ou acertar tiros em sequência em seus oponentes.

# Dicas Rápidas

E antes de terminar o texto, vamos te dar mais algumas dicas rápidas para aproveitar melhor a arena:

  • Utilize o sistema de pontuação ao seu favor! O modo trio está dando muitos pontos e com certeza é um bom caminho para subir de divisões;
  • Utilize a deadzone do mapa para evitar third parties em confrontos que provavelmente podem acontecer;
  • Desenvolva seu Piece Control e sua capacidade de lutar bem. O Boxfight é fundamental na Arena e no Fortnite.
  • Se divirta!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares