fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

COMO DAR CAPA NO FREE FIRE (NÃO ESTOU SUBINDO CAPA)

Introdução

Nesse texto você vai aprender os melhores métodos de como doutrinar na hora de subir o famoso capa no Free Fire e potencializar a sua jogabilidade no battle royale da Garena. 

Não há quem não jogue Free Fire que nunca tenha se deparado com o termo “subir capa”, afinal, é a manobra que todos desejam realizar para se destacar no jogo e abater com precisão seus adversários.

Seja você iniciante ou veterano, esse texto vem te ajudar a ter sucesso nas suas partidas ranqueadas e se tornar um mestre no capa do Free Fire! 

Muita gente acha que por ser um jogo de celular, o Free Fire é fácil. Pelo contrário, o jogo reúne uma série de peculiaridades, unindo o estilo FPS e sobrevivência ( battle royale ao mesmo tempo).

Iniciante ou veterano, vem com a gente para ganhar dicas de ouro, que valem mais que Dimas, tropa! 

Vai ser só capa digno de highlight. Tá esperando o quê para subir sua patente?

Então, vamos lá!

Prota Games

Se você quer evoluir no Free Fire de um jeito muito mais rápido através de aulas especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games.

Conceito

Para começar, vamos conceituar o que é Capa.

Conhecido nos jogos FPS como Counter Strike, Battlefield, VALORANT e afins, pelo termo headshotCapa segue com o mesmo significado, sendo uma gíria própria da comunidade de Free Fire. Portanto, subir capa, nada mais é do que elevar a mira, atirar e  acertar um tiro na cabeça do adversário, garantindo uma quantidade alta de dano e até a ida para o lobby do mesmo (quando o adversário é eliminado). Caso o adversário não esteja usando capacete, o que aumenta a chance do tiro fatal.

Essa jogada, geralmente usa a mira padrão, que em sua característica base, puxa os tiros para a região do peito, o que torna o capa ainda mais difícil de ser executado. 

Bem lembrado! 

Quais são os tipos de mira no Free Fire?

Existem três tipos de mira que você pode selecionar nas configurações, pois elas já são pré-definidas. 

São elas: Padrão, Controle Total e Preciso em Mira. Cada uma proporciona mais ou menos assistência na hora da mira. A escolha depende do seu perfil como jogador. Bora saber os detalhes para te ajudar nessa decisão! 

Padrão: Recomendada para iniciantes. O foco desta mira é o peito do inimigo, e caso ele se mova, ela apenas irá acompanhá-lo até um raio determinado.

Controle Total:  Destinada aos jogadores mais experientes, geralmente que já jogaram algum jogo de tiro. O controle total, diferente da padrão, não oferece nenhuma assistência para o jogador, que terá que controlar tudo. Aí, vai do estilo de cada um!

Preciso em Mira: Já a preciso em mira, é recomendada aos intermediários. A mira não seguirá o inimigo se ele se mover, permitindo maior controle. 

Mas como selecionar um tipo de mira? É simples, seja no emulador ou celular, basta seguir os passos:

Vá em “Configurações” (o ícone da engrenagem);

Clique na aba “Configurações Avançadas”;

Em “Precisão de Ap”, toque e marque o tipo de mira que você deseja.

Feche a janela e tudo pronto!

Vale lembrar que, melhorar a sua mira, assim como as suas taxas de subir capa dependem de muito treino. Por isso, invista em modos de treino, para utilizar os alvos nessa missão, que vão te ajudar a treinar seus reflexos, para responder com agilidade aos seus adversários, o que  é essencial para dar um capa.

Uma dica para treinar mira para quem jogar no emulador, com um mouse no computador é treinar com jogos de reflexo que estão disponíveis em sites de forma online e gratuita. Como é o exemplo do Mouse Speed, que te auxilia a melhorar a capacidade de mirar, além da rapidez com que você a faz. 

Esteja um passo à frente do seu inimigo

Calcular o momento certo e a agilidade necessária para realizar o movimento de puxar a mira pode ser seu trunfo na hora de encaixar o capa que pode garantir seu BOOYAH!

Uma dica é explorar esses momentos com as vantagens do seu posicionamento e movimentação durante a partida. Assim, quando o inimigo estiver a uma longa distância você faz o movimento mais devagar, já quando o inimigo estiver próximo você puxa com mais agilidade para um movimento mais rápido.

É tudo questão de tentar prever os movimentos do seu inimigo quando estiver próximo ou em uma trocação, para acertar de primeira o seu capa.

Sensibilidade 

Outro método fundamental para doutrinar nos capas é a sensibilidade, uma dúvida da maior parte dos jogadores. Sendo assim, vamos te ensinar a configurar a sensibilidade do seu Free Fire,seja no celular Android, Iphone ou no emulador para PC.

Assim como as miras, existem tipos de sensibilidade no Free Fire, que estão disponíveis para escolha e ajustes numéricos na engrenagem no canto da tela para o acesso às configurações. 

Sensibilidade Geral

Essa sensibilidade representa a sua movimentação no jogo, ou seja, a velocidade em que você realiza os movimentos. Ela está ligada a rapidez com que a mira branca irá se mover, além de definir a velocidade de rotação da câmera. Então, vale a pena dar uma atenção especial.

Red Dot

Traduzindo: ponto vermelho, é a sensibilidade que define a velocidade da mira ponto, que é usada para quando o personagem não tem um acessório de mira equipado. 

Para quem quer melhorar se tornar profissional nos capas, essa mira é muito importante, pois permite um desempenho melhor. 

Mira 2x e Mira 4x

Além disso existem as miras 2x e 4x, que são sensibilidades específicas para os jogadores que utilizam as Miras 2x e 4x.

Tente ajustar o seu HUD

Outra dica é ajustar o seu HUD, que é um item que influencia diretamente na hora de dar um capa com sucesso. Este recurso também está disponível para ser configurado clicando na engrenagem em sua tela para alterar as configurações.

O HUD irá ajustar o tamanho do ícone do botão de tiro e posicionamento da mira. O mais utilizado deste ícone é abaixo de 50%

Além disso, outra dica no botão de tiro dentro do HUD é a sua localização. Isso porque, se a mira estiver passando além da cabeça dos adversários, isso te prejudicará na hora de acertar o capa, então você precisa deixar o ícone do botão de tiro em um nível mais alto. Mas se a mira estiver ‘’presa’’ no peito, basta abaixar o botão de tiro dentro do HUD.

Para o emulador, a sensibilidade ideal pode ser encontrada alterando apenas a sensibilidade X e Y e uma alternativa que vale a pena o teste é deixar a sensibilidade geral no zero. 

Abaixo é possível verificar intervalos de níveis de sensibilidade, que você ajusta na área configurações no seu Free Fire. Para começar, você pode tentar este padrão:

Geral: 90-100

Red Dot: 70-85

Mira 2x: 65-80

Mira 4x: 65-80

Mira  AWM: 20-30

Olhadinha: 65

A sensibilidade conhecida como “Olhadinha” se refere ao botão de olho. Este botão é utilizado para você olhar ao redor durante a sua corrida e você pode  deixá-lo no ajuste padrão.

O objetivo aqui não é fazer com que você copie esses números, mas que vá testando os intervalos para ver com qual sensibilidade você se adapta e se sinta mais confortável. 

Além disso, confira as duas etapas para alterar sua sensibilidade no FF:

Etapa 1: Abra a área de configurações pressionando o ícone no canto superior direito.

Etapa 2: Selecione a seção “Sensibilidade”. Os jogadores  podem personalizar suas opções aqui. A redefinição restaura as preferências padrão.

Um conselho super importante também para a sensibilidade no emulador ou mobile é não mexer tantas vezes na sensibilidade se você errou um capa fácil. Errar é muito comum entre os jogadores e mudar toda hora não fará com que você se adapte a sensibilidade escolhida. 

No entanto, se caso você errar o capa muitas vezes seguida, vale a pena mexer nos intervalos, para tentar uma nova alternativa.

Use Rifles de Assalto

Depois de escolher sua mira, configurar as suas sensibilidades no jogo, treinar sua agilidade nos tiros e explorar movimentações, bem como prever o próximo passo do inimigo, chegou a hora da última dica de ouro para você se tornar um pro na arte de subir capa. 

Para que todo esse conjunto dito anteriormente aconteça, você precisa de uma arma, certo? O Free Fire disponibiliza durante as partidas muitas armas, que você pode encontrar loteando o mapa. 

Mas qual a melhor arma para subir capa?

A preferência sempre deve ser por armas com um bom dano, pois elas garantirão que assim que você acerte o tiro na cabeça, você elimine o seu adversário. Portanto, as armas com maior dano no FF são os rifles de assalto, que além de um bom dano, tem uma ótima cadência de bala e alcance. 

Os jogadores profissionais e os mais experientes preferem as armas: AK, M4A1, Groza, FAMAS, SCAR.

Finalização

Usando essas configurações , armas e melhorando sua movimentação, agilidade, loot ( para encontrar as armas com mais dano) e predict (prever o próximo passo do inimigo), somando com muito treinamento, tanto no modo treino do jogo, quanto no 4×4. Mais rápido do que você imagina,  vai conseguir subir capa e vencer mais partidas.

Se você curtiu esse conteúdo, obrigado pela sua audiência! Nós sempre trazemos por aqui conteúdos para te ajudar a evoluir no Free Fire da forma mais simples e rápida possível. Então, já deixe o seu like, se inscreva no canal e ative as notificações para não perder nenhum texto. 

Ah, e compartilhe este texto com aquele seu amigo que tá começando pra dar aquela forcinha. Acesse também o site da Protagames para conteúdos exclusivos com pro players mais hypados do cenário. Te desejamos bons capas e muita doutrinação! Até o próximo texto! 

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares