fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

As desculpas que você usa por não conseguir subir de elo

  • INTRODUÇÃO

Saudações, invocador!

Durante o seu tempo jogando League of Legends, você certamente já se deparou com algum jogador que anda preso em determinado elo, e costuma usar todo tipo de desculpas para justificar sua permanência nesse ranking. Ou então, também existe a possibilidade de que você seja esse cara.

Passar muito tempo no mesmo elo pode ser frustrante, mas isso acaba levando alguns jogadores a uma perigosa auto-sabotagem, fazendo com que eles comecem a ficar cada vez menos capazes de identificar seus próprios erros e melhorar como jogadores.

Pensando nisso, hoje trazemos algumas das desculpas mais utilizadas pelos players que andam presos em um elo. O objetivo da lista não é o de menosprezar esses jogadores, mas sim ajuda-los a reconhecer e identificar seus próprios erros, para dessa forma, conseguirem aprimorar sua gameplay e finalmente passar para o próximo elo.

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Legends.

  • DESENVOLVIMENTO
  • ‘’Os jogadores do meu elo são muito ruins’’

Essa justificativa é bem clássica, mas assim como todas dessa lista, ela não é capaz de validar a permanência de qualquer player em qualquer elo que seja.

É verdade que, dependendo do elo em que você está, a média de habilidade dos jogadores com certeza irá variar bastante. Enquanto no low elo boa parte dos jogadores possuem baixa noção de jogo e uma execução mecânica bem fraca, esses fatores vão gradativamente aumentando até atingir seu ponto máximo no elo Desafiante.

Porém, o seu MMR determina o rank dos 9 jogadores que estarão na sua equipe. Se você está em um elo que considera abaixo do seu nível de habilidade, você tranquilamente deveria ser capaz de abusar dos erros inimigos sem que os erros de sua equipe pesem tanto.

Enquanto existem 4 jogadores aleatórios em sua equipe, pois um deles sempre será você, a equipe inimiga conta com 5 jogadores daquele tal elo. Caso você de fato tenha um padrão de jogo bem mais alto do que o tal ranking, você pode carregar as partidas tranquilamente e atropelar seus adversários.

Perder alguns jogos por conta de erros graves de companheiros de equipe é algo muito comum, que acontece com todo mundo. Porém, a longo prazo, definitivamente não é isso que está te impedindo de subir de elo.

Foque em aprimorar suas capacidades para desenvolver um nível de jogo que seja superior ao do seu elo atual. Nos tiers abaixo do Diamante, o micro game tende a pesar bastante. Dito isso, afie suas mecânicas com seus campeões favoritos, e você com certeza será capaz de sair do seu elo muito em breve.

Já nos elos mais altos, a melhor ideia é aprofundar sua noção de jogo, se tornando um player mais inteligente e competente acerca do macro play.

  • ‘’Não consigo carregar na lane que eu jogo’’

Essa desculpa é utilizada principalmente pelos jogadores da função de suporte, mas em termos gerais, acaba também sendo utilizada pelos caçadores e atiradores. Geralmente, jogadores da mid lane e da top lane não costumam utilizá-la.

O pretexto usado por esses jogadores normalmente gira em torno do fato de algumas rotas e funções dentro da partida trabalharem com menos ganho de recursos e abates. Como o principal exemplo fica com os suportes, vamos falar um pouco mais deles.

Nessa role, você abdica do seu ganho de recursos com farm e kill para que seus companheiros possam se fortalecer. Para que tudo funcione de forma correta, os suportes possuem itens mais baratos que não oferecem status de dano significativo, e ao invés disso, fornecem status como resistência, regeneração, aceleração de habilidade e passivas e ativas bem úteis para a equipe.

Por não possuírem grande potencial de dano e abate, muitos jogadores acabam pensando que os suportes e outros campeões mais focados em utilidade não são capazes de impactar de forma definitiva no rumo de uma partida, e a realidade é que esse pensamento está completamente equivocado.

Quando bem jogados, os suportes são extremamente ativos durante a partida. No início e no meio de jogo, eles podem buscar diversas criações de jogada ao redor do mapa, seja na selva inimiga, na rota do meio ou até mesmo na rota do topo.

Graças ao item de suporte que fornece 3 sentinelas, eles podem ganhar muita informação da equipe inimiga para criar emboscadas, e assim, conseguir uma grande vantagem.

Vários suportes como Thresh, Leona, Nautilus, Bardo, Blitzcrank e Pyke são extremamente agressivos, e quando bem usados, podem carregar as partidas assim como qualquer outra lane.

Entre os caçadores, a desculpa mais comum é que atuar nessa posição é difícil quando os players que estão na sua equipe não tem um bom desempenho nas lanes. Por mais que essa afirmação possua uma parcela de verdade, ela com certeza não é capaz de invalidar toda a proatividade que um bom caçador consegue trazer para sua equipe, mesmo quando seus laners estão na desvantagem.

Finalmente, entre os atiradores, muitos costumam acreditar que essa posição é muito dependente de um bom suporte e de uma boa equipe para fazer a linha de frente e dar o suporte necessário para que o ADC consiga causar toneladas de dano.

Porém, bons atiradores tem total independência e conseguem carregar as partidas nas costas com sua alta capacidade de dano constante. Tristana, Caitlyn, Lucian, Jhin e Miss Fortune são apenas alguns dos exemplos de atiradores agressivos, que conseguem fazer a diferença quando utilizados de forma correta.

  • ‘’Meu setup não é apropriado’’

Esse assunto não está relacionado à gameplay em si, mas sim às especificações da máquina que você está utilizando para jogar o LoLzinho.

Uma certa parcela dos jogadores acredita que seu setup não é apropriado para o jogo, e que seu desempenho é seriamente prejudicado pelo seu computador em si ou pelos seus periféricos.

League of Legends é um jogo de estratégia, mas todos nós sabemos que durante as caóticas teamfights 5 contra 5, a ação toma conta e o jogador precisa tomar decisões de forma extremamente ágil e utilizar seu kit de habilidades da forma mais precisa possível.

Fazer isso com o FPS [frames por segundo] abaixo do 60 normalmente é um grande desafio para os jogadores, e não é recomendado que você esteja jogando nessa faixa. Se esse for o caso, experimente diminuir bastante as configurações de seus gráficos. Caso ainda não seja o suficiente, diminua também a sua resolução.

Quanto aos periféricos, como mouse, teclado e monitor, o resumo desse assunto acaba sendo o mesmo.

No fim das contas, certamente é mais fácil evoluir e desempenhar em uma máquina poderosa e com periféricos de qualidade. Porém, a não ser que a sua máquina seja extremamente fraca a ponto de não conseguir passar dos 60 FPS mesmo com absolutamente tudo no mínimo, acredite: você tem totais capacidades de crescer como jogador e atingir as alturas.

Para isso, basta apenas que você tenha disciplina em seus estudos e treine bastante, e dessa forma, limitações técnicas com certeza não serão capazes de te impedir. Inúmeros jogadores já atingiram o elo Desafiante com máquinas bem fracas e periféricos ruins, ou até mesmo com um computador emprestado, como foi o caso de um garotinho chamado Jean.

Talvez você já tenha ouvido falar desse nome antes, certo? Isso mesmo, estamos falando do Jean Mago, que terminou a Temporada 10 no rank 1 do servidor brasileiro. Mesmo quando as situações eram extremamente adversas e ele precisava jogar em um PC emprestado, seu talento e seu treino árduo acabaram falando mais alto, e com o tempo, ele conseguiu alcançar o topo do topo.

Por isso, reúna inspiração e coragem, e continue aprimorando seu League of Legends para que sua habilidade possa suprir os problemas técnicos, e quem sabe, você possa inspirar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo.

  • ‘’Meus mains não estão bem no meta atual’’

O meta é algo extremamente volátil, e que varia entre os elos. Porém, muitos jogadores acabam caindo na armadilha de se basear muito nas tierlists, estatísticas e opiniões de proplayers a respeito dos campeões.

Certamente, essas estatísticas são muito válidas para que possamos compreender as tendências que mais andam tendo sucesso atualmente no jogo. Porém, definitivamente, elas são apenas números, que não definem totalmente o que pode e o que não pode ser utilizado no LoL.

Alguns jogadores acabam se decepcionando ao ver que seu campeão principal está com uma taxa de vitória baixa, ou está sendo apontado como uma escolha ruim para as filas ranqueadas.

Com isso, eles acabam abandonando campeões com os quais eles investiram centenas e centenas de partidas, e optam por utilizar aqueles que são aprovados pelas estatísticas e tierlists.

No geral, essa não é uma ideia muito boa de se aplicar, e dizer que o seu campeão principal não está no meta certamente não é uma desculpa para você estar preso em um elo.

Caso utilizado da forma correta, qualquer campeão pode ser impactante em qualquer elo. Certamente, utilizar alguns campeões específicos pode acabar sendo um desafio maior do que outros, mas nenhuma estatística pode se comparar à um usuário extremamente treinado com um personagem.

No fim das contas, não importa se você está jogando de Graves, Ahri, Teemo ou até mesmo de Ahri ADC, você tem totais capacidades de atingir o high elo caso se dedique o suficiente.

  • ‘’Existem muitos trolls no meu elo atual’’

Com certeza, os trolls são a maior inconveniência possível para uma fila ranqueada. Quando falamos em troll, não estamos nos referindo a um jogador que estava num dia ruim e acabou tendo uma partida com baixo desempenho, mas sim de um jogador que decidiu propositalmente levar sua equipe a derrota.

Nesses momentos, não há muito o que ser feito para vencer a partida, já que suas chances de vencer com 1 jogador mal intencionado em sua equipe são gigantescamente baixas.

Todos nós já passamos por situações desse tipo, em que a derrota era inevitável. Porém, esse tipo de coisa certamente não ocorre com uma frequência alta, e mesmo que ocorresse, não deve ser usado como desculpa para a permanência de algum player em seu atual elo.

Esse tipo de discurso é mais comumente utilizado por players de elos bem baixos, já que neles, o comprometimento dos jogadores com a fila ranqueada é menor, e alguns acabam se aproveitando disso para trollar algumas partidas caso estejam insatisfeitos.

Porém, assim como no primeiro item dessa lista, a regra se mantém a mesma: sua equipe possui 4 jogadores aleatórios, já que 1 deles sempre é você, enquanto a equipe inimiga possui 5. Dito isso, a chance de um troll estar em sua partida é levemente maior para a equipe inimiga.

Mesmo que a relação de probabilidade fosse 50% para 50%, acabamos caindo numa situação de equidade, e no fim das contas, os trolls acabam não influenciando em nada no seu elo a longo prazo.

Utilize a ferramenta de report de maneira correta, e prepare sua estrutura mental para lidar com esse tipo de situação. Ao invés de perder a cabeça, lembre-se que esse tipo de situação infelizmente pode acontecer com todos, mas certamente isso não será capaz de te impedir de vencer uma partida.

Também vale ressaltar que é bem importante que você sempre reporte trolls da equipe inimiga. Por mais que eles possam ter te concedido uma vitória gratuita, esse tipo de conduta antiesportiva é extremamente prejudicial para o League of Legends, e quem sabe esse mesmo jogador não acaba caindo na SUA equipe na próxima partida.

Por isso, cabe a nós fazermos o nosso papel enquanto jogadores e não esquentarmos a cabeça para esse tipo de situação, já que ela com certeza não influencia diretamente no nosso ranking.

  • FINALIZAÇÃO

Reconhecer os nossos próprios erros e comodidades é um dos passos mais importantes para nossa evolução própria como jogador. Ao abandonar essas desculpas, você pode focar nos seus próprios erros e aprimorar muito a sua gameplay, e com o tempo, você certamente será capaz de sair do seu elo atual e escalar cada vez mais na fila ranqueada.

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares