fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Ahri: a Raposa de Nove Caudas

Seja por sua mecânica única ou seu visual provocante, o fato é que Ahri é uma das campeãs mais aclamadas do League of Legends. Hoje falaremos um pouco mais sobre a raposa mais querida da comunidade!

Origens
Todo campeão de League possui um DNA único, e isso não tem nada a ver com biologia. Na criação de campeões, DNA consiste de Design (Gameplay), Narrativa (temática e história), e arte (…arte).
Esses três elementos são essenciais para cada campeão, e a equipe de desenvolvimento tem de se certificar de que essas três características interagem entre si e elevam umas às outras. Mas nem sempre foi assim.
Anos atrás, não era incomum utilizar um desses três pilares para liderar os outros dois, construindo o campeão à partir de apenas um deles, e ‘enfeitando’ com o resto.
Ahri foi um desses campeões fundados com uma temática solitária, por assim dizer.

A história da Raposa de Nove Caudas
O objetivo era bem simples: trazer o conto da Raposa para o League.
Os mitos sobre essa criatura nasceram na Ásia, e mesmo que existam divergências na maneira como a história é contada entre os países orientais, o principal segue o mesmo linear.
Relatos de uma raposa mágica que pode transformar-se no que quiser – o que significa que ela pode se transformar em uma mulher muito atraente, que utiliza de sua beleza e charme para atrair homens ingênuos para o seu covil.
Depois de matar os pobres coitados, a raposa de nove caudas absorve as essências de suas vidas ou devora seus corações, dependendo da versão da história.

Lançamento e ascendência meteórica
Após poucos meses de desenvolvimento, a personagem foi oficialmente lançada em 14 de dezembro de 2011 e rapidamente caiu nas graças da comunidade, tornando-se a campeã com maior taxa de pick/ban por 4 meses consecutivos! Mas como se explicava um apelo tão rápido pela “Raposa Assassina”?

Mecânica única
A realidade é que, naquela época – e até mesmo nos dias atuais -, poucos sabiam lidar contra Ahri. A campeã trazia mecânicas e habilidades inovadoras para a época.
Em primeiro lugar, um mago que entra quase no meio da composição adversária? Quem seria louco o suficiente pra desenvolver um campeão assim? Ou, então, uma assassina com três dash’s?! O que a equipe de balanceamento comeu no café da manhã?
Eram muitas perguntas, para muitos elementos novos inseridos no jogo junto com a campeã. O resultado disso poderia ser catastrófico, mas foi sensacional: a comunidade acolheu Ahri, e a desenvolvedora respondeu à altura, fazendo sempre o possível para mantê-la relevante no meta de jogo de League.

Mas ela continua relevante?
Os dados não mentem: somente neste ano de 2019, a Ahri esteve no “pódio” dos campeões mais vezes escolhidos entre os elos Ferro e Platina, variando entre a terceira e a quarta posição.
Apesar de sua mecânica não ser tão simples como muitos presumem, não são somente as habilidades que cativam e fascinam o público: sua temática é muito bem trabalhada, sendo inspirada num conto que vaga pelas nações orientais há muito tempo, mesmo antes de League existir.
Além disso, exceto pelo cenário competitivo – onde a comunicação é fluída e suas jogadas podem ser mais facilmente calculadas e previstas -, Ahri continua sendo um campeão extremamente impactante num jogo normal ou ranqueado.

Análise de Gameplay
Abaixo, faremos uma pequena análise de Ahri e suas habilidades no geral, sem levar em conta sua temática ou questões extra-jogo.
Passiva – Graciosidade Vastaya
Quando as habilidades de Ahri acertam um Campeão 2 vezes em um curto período de tempo, ela ganha brevemente Velocidade de Movimento.
A habilidade-passiva de Ahri é significativamente balanceada. Como é impossível definir algo em League como plenamente balanceado, podemos dizer que a passiva da Raposa chega bem perto disso.

Q – Orbe da Ilusão
Ahri lança e recupera seu orbe, causando Dano Mágico no trajeto de ida e Dano Verdadeiro na volta. Após vários acertos de habilidade, o próximo orbe que Ahri acertar restaurará sua Vida.
Causa 40/65/90/115/140 (+35% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico na ida e 40/65/90/115/140 (+35% de Poder de Habilidade) de Dano Verdadeiro na volta.As habilidades de Ahri geram acúmulos de Furto de Essência quando acertam inimigos (máx. de {{ f4.0 }} por conjuração). Com {{ f3.0 }} acúmulo(s), o próximo Orbe da Ilusão que acertar um inimigo restaurará {{ f1.0 }} (+{{ f2.-1 }}) de Vida por cada inimigo atingido.
O Q de Ahri é uma habilidade única e muito poderosa, uma vez que lhe concede pressão de rota e limpeza de ondas de minions, dependendo de seus itens e seu momento no jogo.

W – Fogo de Raposa
Ahri libera três fogos de raposa que travam alvo e atacam inimigos próximos
Solta Fogos de Raposa, que buscam inimigos próximos e causam 40/65/90/115/140 (+30% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico.Inimigos atingidos por mais de um deles sofrem 30% de dano por cada um depois do primeiro, até um máximo de 0 de dano em um único inimigo.Fogo de Raposa prioriza Campeões atingidos recentemente por Encanto e depois inimigos atacados recentemente por Ahri.Se não encontrar um alvo prioritário, busca Campeões inimigos mais próximos, se possível.
O W de Ahri é uma habilidade relativamente forte, mas não é o foco da campeã e serve mais como uma ‘complementação de dano’. Pode vir a ser essencial em situações específicas em que falta aquele dano a mais para o abate.

E – Encanto
Ahri manda um beijo que causa dano e encanta um inimigo, interrompendo imediatamente qualquer habilidade de movimento em progresso e fazendo com que ele ande inofensivamente em sua direção. O alvo temporariamente sofre dano aumentado de Ahri.
Manda um beijo que causa 60/90/120/150/180 (+40% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico e encanta um inimigo fazendo com que ele ande inofensivamente na direção de Ahri por 1.4/1.55/1.7/1.85/2s e interrompe imediatamente qualquer habilidade de movimento em progresso.Inimigos atingidos por Encanto ficam vulneráveis por 3s, recebendo 20% a mais de dano das habilidades de Ahri.
É a habilidade mais poderosa e característica de Ahri. Com o encanto, você pode ganhar lutas ou até jogos inteiros de uma vez só! Use e abuse dessa habilidade.

R – Ímpeto Espiritual
Ahri avança e atira raios de essência, causando dano a inimigos próximos. Ímpeto Espiritual pode ser conjurado até três vezes antes de entrar em Tempo de Recarga.
Avança rapidamente para a frente e dispara {{ rmaxtargetspercast }} raios de essência em inimigos próximos (priorizando Campeões), causando {{ rcalculateddamage }} de Dano Mágico.Pode ser conjurado até {{ rmaxcasts }} vezes em um intervalo de {{ rrecastwindow }}s antes de entrar em Tempo de Recarga.
Outra marca registrada da campeã, disputa com o ‘E’ sobre qual habilidade é a mais forte da Raposa.

Análise geral
O kit de Ahri é poderoso para um jogo caótico e sem comunicação fluída, como as filas ranqueadas que bem conhecemos. Por isso, não deixa de ser uma escolha viável independente do momento e do meta atual.

Quer aprender League of Legends com os melhores do Brasil? Teste a Prota Games com uma semana grátis.

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares