fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

Acelerando o seu jogo: como se tornar um player eficiente

  • INTRODUÇÃO

Saudações, invocador! Como todos nós já sabemos muito bem, League of Legends possui duas esferas muito bem definidas em termos de gameplay: a parte referente a conhecimento de jogo, estratégia e outros conhecimentos, conhecida como macro game, e a parte que se refere à execução mecânica, movimentação, e uso efetivo e rápido do mouse e teclado, conhecida como micro game.

Em jogos de alto nível, especialmente no competitivo, acabamos frequentemente vendo jogos bem mais planejados e executados do que aqueles que acontecem em nossas filas ranqueadas, o que é extremamente comum dada à natureza de cada uma dessa realidades de jogo.

Entretanto, por trás de toda play que ocorre no competitivo, vários fatores menores estão por trás. Movimentação, estrutura das waves, trocações nas rotas, tudo isso acaba influenciando na dinâmica da partida. Durante um jogo, você deve ser o mais rapido possível em seus planejamentos e execuções. Em League of Legends, permanecer estático no mapa enquanto observa a equipe adversária fazer suas próprias jogadas significa basicamente assumir a derrota.

Pensando nesse assunto, no texto de hoje traremos algumas dicas para que você possa acelerar a sua gameplay no geral, se movimentando pelo mapa com mais fluidez e executando suas jogadas de forma mais dinâmica. Essas dicas se referem a temas tanto do macro quanto do micro game.

  • DESENVOLVIMENTO
  • Acelere o seu processo de farm

Seja como um jungler ou como um laner, farmar é algo simplesmente indispensável para se manter constante durante toda a partida, sem depender de lutas e objetivos maiores para conquistar uma boa média de ouro.

O farm é um conceito extremamente importante, pois acaba requisitando tanto da noção de jogo quanto da execução mecânica de um jogador. Acertar o last hit em um minion se refere principalmente a um bom trabalho de timing, ou seja, é totalmente relacionado ao microplay.

Porém, saber dar last hits com bastante precisão e saber farmar são coisas bem diferentes. A partir do mid game, após a derrubada das primeiras torres e o inicio das primeiras grandes rotações por objetivos, muitos players acabam simplesmente se perdendo em seu posicionamento no mapa, e acabam se preocupando muito em simplesmente lutar frequentemente e acabam esquecendo de manter o farm em dia. Por isso, essa tarefa também acaba requerindo noção de jogo, para que o player possa sempre manter o seu ouro em uma boa média.

Apesar disso, o que muitos jogadores ainda não possuem é o hábito de acelerar o seu processo de farm quando isso for cabível. Caso você esteja jogando em alguma rota, e o seu adversário de lane tenha saído dali por alguns instantes, seja por que você abateu ele, por ele ter usado o teleporte ou simplesmente por ter iniciado um roaming andando pela selva, o ideal na grande maioria dos casos é que você pushe a wave na direção da torre dele, eliminando todos os minions da equipe aliada com velocidade. Caso você esteja sem mana, sem vida ou com muito ouro na base, provavelmente irá querer dar recall logo depois de pushar a rota, já que um recall após crashar a onda de minions na torre inimiga é quase sempre uma boa coisa a se fazer.

Nesses momentos, ao invés de simplesmente esperar para dar o last hit nos minions, pushe a wave o mais rápido que você puder, e se possível, utilize até mesmo suas habilidades, já que seus cooldowns e custos de mana certamente não farão falta uma vez que você está voltando para base.

Jogando na selva, também existe uma forma bem clara de otimizar seu farm. Na hora de abater os monstros da selva, lembre-se: ambos os itens de caçador fornecem um efeito de dano por segundo aos monstros que você está atacando. Por isso, em muitos momentos, você pode aproveitar disso para caitar o campo enquanto ele toma dano do efeito da queimadura, e vez ou outra, você pode até mesmo sair do campo sem ter lhe finalizado definitivamente, pois se ele estiver com uma vida bem baixa, como 30 ou 10 de vida, o item da jungle certamente irá finalizá-lo. Com isso, você pode sair andando e deixar o campo morrer pelo efeito do item da selva. Apesar de parecer um detalhe muito pequeno, ele se torna extremamente considerável quando pensamos que o jungler faz dezenas e dezenas de campos durante um jogo, e caso ele saiba como caitá-los na melhor direção e como se livrar deles o mais rápido possível, ele certamente conseguirá abrir alguma vantagem sob o caçador inimigo caso o mesmo não esteja também otimizando o seu processo de farm.

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Lefends.

  • Planeje seu lane assignment

Essa dica diz respeito a movimentação, e nesse caso, estamos falando especificamente sobre a movimentação pós-fase de rotas.

Um erro extremamente comum que ainda é cometido por muitos jogadores, especialmente no low elo, é o de não saber para onde ir depois do fim da fase de rotas. Com isso, eles acabam permanecendo em suas próprias rotas mesmo após levar a torre tier 1, e mesmo se naquele ponto do mapa não houver nenhum objetivo importante e se a equipe inimiga tiver totais condições de lhes abater numa emboscada por estarem muito avançados, eles ainda assim continuarão avançando.

Para evitar esses erros, você deve planejar as suas rotações com base na dinâmica da sua fase de rotas e nas capacidades do seu campeão, ou seja, você pode entender qual será o melhor lugar para ir depois da lane phase mesmo antes de qualquer torre da partida ser destruída.

Existem 3 principais critérios que você deve pensar na hora de planejar a sua rotação: qual a função de seu campeão no jogo, qual é o próximo grande objetivo que irá nascer, e qual campeão adversário você estará enfrentando no rota a rota.

Caso você seja um top laner que acabou conseguindo grande vantagem na fase de rotas, e que possui boas ferramentas para servir de split pusher, como Fiora, Jax e Camille, você muito provavelmente irá querer jogar nas rotas laterais, pressionando as torres e ameaçando destruir cada vez mais a base adversária. Nesses casos, você provavelmente deve splitar a lane que fica do lado oposto do mapa ao próximo grande objetivo que irá nascer, já que dessa forma, você acaba adicionando muito mais pressão ao mapa do time adversário, que precisará se concentrar em 2 pontos totalmente diferentes enquanto você ainda possui o seu teleporte para marcar presença na luta, se precisar.

Porém, se você é um mid laner que acabou pegando vantagem mas é extremamente focado em cerco e teamfights, sendo bastante frágil em situações de 1 contra 1, você provavelmente deverá querer evitar a side lane, e jogar mais pelo meio do mapa, se aproveitando de suas poderosas habilidades de longo alcance para dominar o centro do território e facilitar todo o controle de visão e rotações de sua equipe por dentro da selva inimiga.

Dito isso, você deve planejar quais serão seus próximos passos no game, para que quando chegue a hora de sair de sua própria rota em prol de algum objetivo ou situação adversa, você o faça de forma instantânea, encaixando um bom recall e rapidamente se direcionando ao próximo destino.

  • Controle prévio dos monstros épicos

Essa dica também está relacionada à rotação, mas dessa vez, falando especificamente sobre grandes objetivos como Dragões, Arautos e Barões. Todos esses monstros oferecem buffs extremamente poderosos quando abatidos, e são sempre uma grande condição de vitória para a equipe que conseguir dominá-los.

Entretanto, esses objetivos sempre acabam sendo palco de grandes lutas, pois ambas as equipes sabem do grande potencial desses buffs e não querem o deixar de graça para a equipe adversária. Para que você possa ser cada vez mais bem sucedido em suas partidas nesse tipo de situação, controle os arredores do covil desses objetivos antes mesmo deles nascerem, como 40 segundos ou até mais de 1 minuto antes.

Por isso, esteja sempre atento ao temporizador desses objetivos para que você marque presença juntamente com sua equipe. Por exemplo: se você está jogando na jungle e falta apenas 1 minuto para o próximo dragão nascer, e você entende que sua equipe pode ou deve brigar por esse objetivo, trate de não perder tempo na parte de cima do mapa. Caso você precise fazer um full clear antes do objetivo, faça de cima para baixo, para que no momento em que você termine de farmar, esteja próximo ao objetivo. Esse mesmo exemplo vale para todas as outras funções.

Para os suportes e os caçadores, o trabalho de controle de visão acaba pesando bastante nesse sentido, entretanto, a dica também vale para todas as lanes. Antes do grande objetivo nascer, você deve colocar uma sentinela e uma sentinela de controle em algum lugar importante, que lhe forneça informação a respeito de alguma possível movimentação da equipe adversária, o que pode lhe preparar para tentar iniciar um pick off, um engage direto, um recuo, ou qualquer outro tipo de resposta que acabará um efeito positivo.

Assim, você estará sempre um passo a frente de seu adversário durante os objetivos importantes, e poderá ter a voz ativa para ditar o ritmo do jogo.

PROTA GAMES

Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.

É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Lefends.

  • Recall no momento certo

Executar um recall no momento correto, especialmente na fase de rotas, está totalmente relacionado a controle de wave, um assunto complexo demais para ser abordado em profundidade nessa lista. Entretanto, é possível citar os principais pontos e explicar como um bom recall está diretamente relacionado a um jogo dinâmico e veloz.

Enquanto você volta para base, e em todo o trajeto de volta para a sua rota, você está inativo no mapa, ou seja, incapaz de responder a tudo que acontece ao redor do mapa a não ser que você possua teleporte ou alguma ferramenta global.

Por isso, o recall deve sempre ser executado no momento mais seguro possivel, em outras palavras, no momento em que o time adversário terá menos oportunidades para te punir.

Caso você esteja com pouca vida na torra, na iminência de receber um dive, é bem provável que você seja forçado a iniciar um recall para recuperar sua vida e manter sua segurança, mesmo que isso signifique abandonar uma ou várias waves jogadas debaixo da sua torre, não adquirindo o essencial ouro e experiência que elas iriam lhe fornecer.

Esse tipo de situação é algo extremamente prejudicial, e para evitar isso, você deve entender como utilizar o recall da melhor forma tanto em situações de vantagem quanto em situações de desvantagem. Caso você esteja pressionando seu adversário, iniciar um recall logo após crashar uma grande wave de minions na torre adversária permite com que você volte para a lane logo depois, com vida e mana cheia, novos itens, e tendo perdido praticamente nenhum minion.

Já nas situações em que você está recebendo pressão, faça de tudo para não perder grandes waves ou a wave do minion canhão. Caso o laner adversário consiga limpar a wave com velocidade, o momento menos danoso para você dar o seu recall sob pressão é durante a 2° wave, ou seja, a que vem antes da wave do minion canhão. Porém, caso seu adversário na rota ainda não possua muitas condições de limpar a wave rapidamente, você pode iniciar o seu recall quando a wave do minion canhão ainda está chegando, pois nessas ocasiões, mesmo que o seu adversário consiga crashar a wave na sua torre, ele não terá sido rapido o suficiente para impedir com que você chegue a tempo, já que o minion canhão é extremamente tanque e precisa de 8 tiros da torre para ser abatido.

Sobre todos esses termos relacionados a controle de wave, você encontra uma aula de 1 hora aqui no canal da Playerlink, e em nosso curso, você pode encontrar a exclusiva maior e mais completa aula de controle de wave da América Latina, inteiramente roteirizada e editada.

  • Prevendo a movimentação da equipe inimiga

Finalizando a nossa lista, falaremos sobre outro assunto de extrema importância para que você consiga adotar um jogo mais dinâmico: como você responde a movimentação dos adversários.

Em League of Legends, ambas as equipes estão planejando, se movimentando e executando jogadas a todo o momento. Algumas vezes, essas jogadas acabam entrando em conflito direto, mas em outros casos, a decisão mais inteligente pode também acabar sendo a de responder às movimentações de seus inimigos em outro canto do mapa.

De uma maneira ou de outra, antecipar a movimentação da equipe adversária acaba fazendo com que você seja capaz de pensar numa resposta antes mesmo da jogada acontecer, seja ela direta ou indireta. Caso você estiver jogando na jungle, e perceba que um aliado seu tem grandes chances de receber um dive, se aproxime de sua lane e para lhe dar um cover, esperando para um possível counter gank. Caso a jogada dê certo, você terá convertido uma situação que seria extremamente desvantajosa em uma grande vitória para sua equipe.

Da mesma forma, se você está posicionado na parte de cima do mapa e sua bot lane acabou de ser eliminada após um gank do jungler adversário, é quase 100% de certeza que a equipe inmiga irá iniciar o Dragão caso ele esteja disponível, por terem noção de sua vantagem numérica. Por isso, antes mesmo do dragão ser abatido, já inicie com antecedência alguma jogada do outro lado do mapa: um dive na rota do topo, executar o Arauto do Vale, ou roubar os campos da jungle adversária.

Esse tipo de pensamento faz com que você possa se tornar um jogador mais proativo, mas para isso, você deve ser capaz de ter um bom discernimento a sobre tomadas de decisão, o que só acaba evoluíndo quando praticamos e estudamos bastante a respeito do jogo.

  • FINALIZAÇÃO

Incorporar essas dicas ao seu estilo de jogo depois de compreendê-las bem pode ser a grande chave para que você destrave de vez a sua gameplay, e se torne um jogador cada vez mais dinâmico e dominante no mapa, entendendo as melhores jogadas e se mantendo sempre adiante da equipe adversária.

A todos, gostaria de agradecer pela audiência de sempre. Não se esqueçam de se inscrever no canal da Playerlink e de deixar o like nesse vídeo para seguir apoiando nosso trabalho. Nos vemos em breve no próximo vídeo, e até lá, boas partidas a todos e até a próxima!

Compartilhe em suas redes socais!

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares