fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

8 Técnicas que você deveria copiar dos Proplayers de Fortnite

Introdução

Fala meus futuros pro players! No texto de hoje vamos falar sobre técnicas utilizadas pelos jogadores profissionais. Depois desse texto você poderá começar a utilizar diversos macetes utilizados pelos melhores jogadores do mundo para melhorar sua gameplay. Então se você realmente quer evoluir no Fortnite, você não tem desculpa para não ficar até o final desse texto. Aproveita que você tirou um tempo para estudar e preste atenção em todos os detalhes.  

Pro Gamer Academy

Se você quer evoluir no Fortnite de um jeito muito mais rápido através de aulas com jogadores profissionais, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Pro Gamer Academy.


Técnica 1: Fake reload

Essa é uma das técnicas que podemos chamar de ‘mindgames’, ou seja, técnicas que mecanicamente fazem uma coisa simplesmente na intenção de chamar a atenção do seu oponente e forçar ele a fazer algo que você queira. Nesse caso, essa técnica consiste em recarregar sua shotgun na frente da parede de um inimigo, o que instintivamente faz com que alguns jogadores tentem editar rapidamente para dar um tiro no seu oponente enquanto ele está na animação do carregamento.

Como existe um pequeno atraso entre editar uma parede e poder atirar, você pode usar essa técnica para fazer seu inimigo editar, mas você ter o timing de puxar rapidamente a picareta e depois sua shotgun, fazendo com que você esteja preparado para dar o tiro no seu inimigo antes dele.

Entretanto, como já falamos em alguns textos, não abuse demais dessa técnica contra o mesmo oponente. Os jogadores tem capacidade de reconhecer padrões e muito provavelmente quanto mais você utilizar essa técnica, menos ela será efetiva. Use com inteligência!

Técnica 2: Use o Rifle para roubar as paredes do inimigo

A grande maioria dos jogadores utiliza a picareta para roubar paredes. E isso em teoria não é errado. Você não gasta munição e tem um dano base alto para colocar pressão no seu oponente. Obviamente esse texto não é para dizer o que a grande maioria das pessoas usam, mas o que os proplayers utilizam. 

Essa técnica de utilizar um Rifle de Assalto para roubar a parede é útil por inúmeras razões. A primeira é a exposição que você se coloca ao roubar uma parede com uma picareta. Você tem que se colocar muito próximo à construção do oponente para o dano da picareta ser efetivo, o que funciona diferente quando falamos dos rifles. Você pode aplicar pressão de uma distância segura e muitas vezes protegida por outras peças que são suas, como um cone na frente da parede do inimigo ou uma parede lateral.

O segundo motivo para utilizar essa técnica é o reflexo de puxar uma arma no meio da animação da picareta. Alguns jogadores preferem muitas vezes dar mais um hit na parede do que puxar uma arma, o que abre brecha para uma possível edição e dano sem devolver nada. Manter uma arma na sua mão evita que alguns jogadores editem na sua cara, porque dependendo da sua mira você pode simplesmente quebrar totalmente o oponente.

E o terceiro motivo é a mobilidade que você tem durante esse roubo de parede. Você pode puxar, agaixar, se movimentar sem se preocupar com a mira, simplesmente atirar. Depois disso é treinar o timing para conseguir roubar paredes com mais consistência. Vale o treino com seus amigos no criativo sim!

Técnica 3: Pickaxe cancel (de cima para baixo)

Depois de algumas mudanças em como as peças funcionam e como você ‘segura’ uma peça ou repõe ela, atravessar estruturas se tornou algo muito utilizado entre os proplayers, principalmente pelos jogadores agressivos.

Assim como alguns jogadores sabem, picaretar uma parede no timing certo enquanto você estiver em contato com essa parede geralmente pode te colocar dentro do box do inimigo. Você também pode utilizar essa técnica de cima para baixo. Para fazer isso, ao invés de segurar a picareta como geralmente muitos fazem (e simplesmente deixar ela fazer o trabalho), você tem que buscar um timing perfeito para picaretar um piso enquanto você ainda não colocou o pé no novo piso colocado pelo oponente. Isso inevitavelmente vai fazer com que você fique em uma fração de segundos entre a construção dele, e então você vai cair dentro da box.

Uma outra técnica MUITO FÁCIL para atravessar a box do oponente é de baixo para cima. Se tem uma escada embaixo do piso do adversário, ficar agachado e simplesmente picaretar esse piso vai te colocar dentro da box do inimigo. Existem diversas maneiras de forçar essa agressividade nos seus oponentes, e com certeza vale a pena o treinamento, tanto em situações que você quer utilizar essas técnicas ou em momentos que você quer evitar que os inimigos façam isso.

Técnica 4: Colocar uma parede superior no higherground retake

Essa provavelmente foi uma das principais adições mecânicas do jogo e no conjunto do higherground retake mais recentes, principalmente em duelos 1 contra 1, isso porque a velocidade que os jogadores hoje tem de colocar uma parede e instantaneamente editar e ‘boxar’ os inimigos deixou essa técnica ainda mais útil.

Para fazer essa técnica, basta olhar um pouco mais para cima quando for fazer um movimento de 180 graus ou até mesmo no 90, desde que o inimigo fique na sua frente (mas não exatamente na mesma camada de construção, geralmente ele vai ficar 1 andar acima de você). Então antes de colocar a rampa que você vai ficar, vai colocar 2 paredes, uma alta e outra mais alta ainda. Aí é só treinar a edição rápida que na maioria das vezes o oponente vai estar exatamente na sua frente para fazer o que quiser. Deixar ele ‘full box’ ou simplesmente acertar o primeiro tiro de shotgun, completando o dano com seu Rifle.

Técnica 5: Prefire

A próxima técnica muito comum que os proplayers utilizam é o prefire. Muitas vezes você sabe da posição do inimigo e sabe qual pode ser o próximo movimento dele (que geralmente é uma edição para um tiro). Em outras situações você também pode simplesmente atirar para tentar roubar a parede com o tiro de shotgun.

Mas cuidado! Essa técnica exige que você tenha um ótimo posicionamento e controle de peças em volta de você. Se você tentar simplesmente dar um prefire seco e estiver cercado por peças inimigas, pode acabar em uma situação em que o adversário simplesmente vai escolher como vai atirar em você. 

Técnica 6: Fake pickaxe

Essa técnica é uma variação da primeira que falamos acima, sobre fingir recarregar sua arma para poder acertar um tiro no seu oponente sem que ele espere por isso. Dessa vez, você  terá que ser um pouco mais incisivo do que simplesmente puxar uma arma e recarregar: você terá que dar uma picaretada na box do oponente, ou simplesmente puxar a picareta para simbolizar que esse vai ser seu próximo movimento.

Então, você vai puxar a arma e buscar dar um tiro no seu inimigo. Uma dica para aproveitar ainda mais essa técnica de mindgame é observar seu oponente. Se a mão dele já está com o papel na mão (que claramente é um sinal que ele está com o modo edição ativado), você já pode esperar algumas ações do seu adversário e então estudar qual vai ser sua reação.

Técnica 7: Fake shield

Já falamos dessa técnica aqui no blog, e ela também é muito utilizada pelos profissionais do mesmo jeito que citamos vários ‘mindgames’ aqui. Você pode brincar com a mente do seu adversário fingindo que vai recarregar, fingindo que vai picaretar e também fingir tomar um shield (principalmente o de 50).

Geralmente quando os jogadores veem um inimigo tomando um escudo, muitas vezes se sentem na vantagem e acham que podem tirar proveito de uma situação de descuido do adversário, quando na verdade você pode usar isso pra ver os inimigos sem reação alguma.

O mais importante nessas técnicas de ‘enganar’ os oponentes você já notou, não é? O mais importante é conhecer e entender os ‘timings’, as oportunidades e aberturas que um oponente pode dar para você. Uma delas é a picareta, a outra é o papelzinho do modo edição. Essas duas basicamente indicam que o jogador não tem nada de dano pra trocar e você pode tirar proveito disso se souber usar esse timing ao seu favor. Essa técnica do Fake Shield é um tanto quanto fria e você pode tirar ainda mais proveito se estiver em uma região com peças exclusivamente SUAS. 

Técnica 8: Pular ao atirar em uma box

Com certeza você já acertou uma flechada ou simplesmente quebrou o shield de um adversário à distância e tem que colocar pressão nele. Em outros momentos você está no high e quer punir seus inimigos simplesmente botando pressão na sua construção, fazendo ele perder peças valiosas. Sabe o que essas duas situações tem em comum? Sim! Inimigos! E por isso é importante que você entenda HOJE a necessidade de sempre pular enquanto você estiver atirando em uma box. Se você quer exercer pressão, você sabe que simplesmente atirar em uma parede, não importando o lugar exato, vai deixar o inimigo apavorado.

Quanto mais você se move nesses tiros contra uma box, menor a chance de ser punido por third parties, que sabem que você está atirando e que sua atenção não está voltada exatamente para ele. É importante ter atenção e sempre se movimentar bem! Em todas as temporadas existem itens à distância para dar dano, então entenda que se movimentar é tão importante quanto se proteger.

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares