6 erros básicos que mantém os jogadores presos no low elo

- INTRODUÇÃO
Saudações, invocador! Já que ainda estamos praticamente no primeiro mês da temporada 11, é bem provável que você ainda esteja em um elo parecido ao elo que você terminou a season passada.
Para alguns jogadores e até mesmo para a própria Riot, é possível fazer uma divisão bem clara da faixa de nível dos jogadores em filas ranqueadas: o nível mais baixo ficaria entre o Ferro e o Ouro, logo em seguida do Platina ao diamante baixo, e por fim, do diamante alto ao challenger.
Inúmeros jogadores acabam discordando dessa classificação, e acabam optando por uma abordagem ainda mais simples: do platina para baixo temos os low elo, entre o platina e o diamante baixo temos os intermediários em transição, e do diamante alto para cima, os high elo.
De uma maneira ou de outra, esse tipo de discussão não possui nenhuma utilidade prática, já que não existe uma resposta certa para esse assunto e a questão toda varia da opinião de cada jogador. Uma rápida análise em alguns dados estatísticos nos permite constatar que aproximadamente 50 ou 60% dos jogadores do servidor BR estão abaixo do elo platina. Em resumo: praticamente metade do servidor ainda se encontra num baixo nível de gameplay.
Isso certamente não é um problema, pois não faz sentido cobrar uma boa gameplay de uma pessoa que leva League of Legends apenas como um hobby. Porém, esse texto é para você que está preso no low elo e está buscando um algo a mais: seja por motivos de realização pessoal, diversão, ou até mesmo caso esteja buscando uma futura carreira profissional.
Para entender melhor como punir os erros de seus adversários e para corrigir seus próprios erros, hoje trazemos 6 dos erros básicos mais cometidos pelos jogadores dos elos baixos.
PROTA GAMES
Se você quer subir de elo muito rápido através de aulas com jogadores profissionais recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no site da Prota Games.
É um método estruturado e o jeito mais rápido e seguro de aprender tudo que você precisa para evoluir no League of Legends.
- DESENVOLVIMENTO
- Não consultar o mini mapa
O termo ‘’map awareness’’ é bem popular no League of Legends, especialmente no exterior, e em tradução livre, significa algo como consciência de mapa ou noção de mapa.
Basicamente, jogadores low elo tendem a se focar muito no que está acontecendo em sua tela, e muitas vezes, acabam desprezando a enorme vantagem estratégica e dinâmica que uma boa análise sob o mini mapa pode acabar te dando.
O conceito é extremamente abrangente, e vai desde a fase de rotas até as partidas que duram até chegar no late game. Independente da lane em que você está jogando, estar sempre de olho no mini mapa acaba lhe oferecendo muitos bons fatores.
Caso a equipe inimiga inicie alguma movimentação, você será capaz de reconhecer. Quando o mid laner inimigo desaparece, analise rapidamente a sua própria rota e as suas condições. Caso você entenda que pode ser gankando, recue imediatamente, e caso ainda não possua uma sentinela, coloque.
Nos elos baixos, depender do MIA de seus adversários pode ser algo perigoso, por isso, tente perceber os roamings do time adversário por conta própria.
Além desse exemplo, temos também o clássico exemplo dos caçadores, que também se aplica a todas as lanes. Quando o jungler inimigo é avistado em algum local do mapa, seja por uma sentinela ou pelo fato de ele ter iniciado um gank, você e seu caçador podem rapidamente iniciar uma movimentaçãoem outro local do mapa, realizando algum objetivo importante, ou caso você possua teleporte, pode rapidamente mover sua tela até o local do gank e analisar se você deve ou não usar sua habilidade.
Em resumo: perceber rapidamente a movimentação da equipe adversária te torna um jogador mais preparado para contra atacar, seja de forma direta ou indireta.
- Não realizar o tracking do jungler adversário
Apesar dessa dica estar fortemente relacionada à dica anterior, ela possui algumas características a mais que merecem ser comentadas de forma exclusiva. Tracking é o ato de rastrear o jungler adversário, ou seja, entender em que local do mapa ele está. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, tracking não está necessariamente atrelado à visão.
É totalmente possível supor com bastante precisão qual será a rota do caçador adversário, e onde ele provavelmente estará naquele determinado momento, mesmo sem nenhuma sentinela específica lhe revelando dentro de sua própria selva, e essa habilidade se resume simplesmente a uma questão de interpretação de informações.
Para a grande maioria dos jogadores de elo baixo, a movimentação inicial dos junglers acaba passando despercebido, já que eles acabam não conseguindo prestar atenção em sua rota e no resto da partida simultaneamente. Entender em que campo o caçador inimigo irá startar, e saber que tipo de rota ele irá fazer, é algo simplesmente indispensável para que você e sua equipe tenham uma fase de rotas segura.
Mesmo que você não tenha condições de colocar uma Ward na jungle adversária, é sempre importante que você tente supor qual será a movimentação do caçador inimigo, e mesmo que a sua suposição ocasionalmente esteja errada no fim das contas, você deve confiar em seu próprio taco.
Considere informações como: o campeão que o jungler inimigo está usando, o setup para ganks de cada rota, as condições de 2×2 nos aronguejos e nas lanes, objetivos que estejam para nascer em momentos mais tardios da partida, e o matchup entre os caçadores. Vamos a um exemplo bem clássico: você está jogando no time azul, na rota do topo, e a bot lane inimiga demorou alguns segundos a mais para aparecer na lane, enquanto seu adversário de rota apareceu instantaneamente. Caso o jungler inimigo não seja um campeão extremamente propenso a solar os buffs, como um Graves, você pode tranquilamente supor que o jungler inimigo começou no Blue para receber o leash, já que no low elo, a esmagadora maioria dos players não sabe nem mesmo o que é o conceito de fake leash.
Dessa forma, por volta dos 3:10, trate de colocar uma sentinela na trimoita e jogar de forma recuada, para que você acabe não levando um gank extremamente gratuito, óbvio, e que facilita bastante a vida do caçador adversário e te coloca bem para trás na lane.
Por isso, analise todos os fatores possíveis e entenda aonde o caçador inimigo provavelmente estará em cada momento da partida, para que você seja surpreendido menos vezes.
- Não construir itens situacionais importantes
Para muitos jogadores low elo, que não possuem uma compreensão um pouco mais aprofundada a respeito dos itens, copiar builds pré-prontas na internet e reproduzi-las com exatidão em seus jogos é o suficiente.
Entretanto, cada jogo acaba possuindo suas peculiaridades, que exigem com que você acabe alterando algumas peças para que sua build funcione de forma ideal. Em alguns casos, essas mudanças são sutis e exigem um entendimento profundo do jogo, mas em outros casos, existem fatores extremamente gritantes e decisivos, que praticamente imploram para que você construa um item em específico naquele jogo.
Desde as mudanças na loja, a Riot vem gradativamente tentando fazer com que as recomendações de itens sejam cada vez mais inteligentes e apropriadas para cada caso de cada partida. Apesar de já podermos notar uma boa evolução nesse sentido, a loja ainda passa longe de estar perfeita em suas recomendações.
Por isso, não se esqueça dos itens chave. Se está jogando contra campeões como Skarner e Malzahar, uma Bandana de Mercúrio é praticamente obrigatória para alguns campeões. Se está jogando contra campeões como Soraka, Vladimir e Renekton, itens que aplicam Feridas Dolorosas são totalmente indispensáveis. Caso esteja jogando contra um time Full AD, você provavelmente deve optar pelas Botas Galvanizadas de Aço mesmo se você for um atirador ou um suporte.
Por isso, flexibilize sua build e entenda melhor os fatores de cada partida.
- Playerlink
Caso esteja gostando do conteúdo, você certamente deveria acessar o site da Playerlink e conferir tudo que te aguarda por lá…
ParticipE de torneios gratuitos com premiação em RP e interaja com milhares de membros que estão procurando um DUO ou buscando evoluir no League of Legends.
Então não perde tempo e vem subir de elo com a Playerlink!
- Realizar escolhas erradas sobre os momentos de lutar
Na maioria das partidas do low elo, o que vemos é uma verdadeira guerra generalizada, com muitas brigas arriscadas e sem fundamento acontecendo a todo instante e em todo lugar. Em várias ocasiões, os jogadores acabam comprando brigas que já era teoricamente impossíveis de se vencer desde o começo, e que poderiam ser facilmente evitadas com uma análise um pouco mais inteligente a respeito da situação.
Dependendo da situação atual de seus aliados, do seu controle de visão, da estrutura da sua wave, do pico de poder dos campeões de sua partida e de vários outros fatores, você deve ser capaz de entender quais brigas você deve e quais brigas você não deve comprar.
Caso você esteja jogando como caçador em um matchup desfavorável, como Evelynn contra Olaf, não tente entrar em disputas por aronguejo, especialmente se os seus laners não tiverem a pressão da rota no momento. Ao invés disso, evite o confronto direto e vá para o outro aronguejo para garantir o buff para sua equipe.
Em resumo: existem momentos em que você precisará evitar as lutas, já que a sua composição e a sua equipe não estarão prontas para entrar na batalha. Por isso, não force jogadas mal elaboradas, e ao invés disso, apenas entre em confrontos dos quais você tem certeza que é totalmente capaz de vencer, caso jogue de forma correta.
- Subestimar o poder do zoneamento
Zonear é o ato de restringir a movimentação do adversário, lhe aplicando alguma condição de perigo caso ele avance mais do que deveria. Da fase de rotas até o late game, o zoning é alto extremamente eficaz, que pode ser realizado por todo e qualquer campeão do jogo, e que é um conceito extremamente mal utilizado pelos low elo.
Basicamente, para zonear o seu adversário, você precisa ter a condição de superioridade no confronto. A partir do momento em que você é capaz de vencer seu inimigo num duelod, você possui a vantagem de pressão. Entretanto, o que a maioria dos low elo acaba fazendo de errado, é achar que essa pressão pode ser aplicada apenas por meio de uma luta, em que você danifica o seu alvo.
Entretanto, em muitos e muitos casos, você pode ser capaz de zonear seu alvo simplesmente com a movimentação de seu campeão, sem soltar nenhuma habilidade, sem ativar nenhum item, mesmo sem estar no alcance de seu alvo. Caso você possua a força necessária, restrinja os movimentos de seu oponente.
Se você está jogando na rota do topo com um campeão com bastante pressão de abate, como o Darius, abuse de sua força para impedir o seu adversário de farmar. Para fazer isso, não tente a todo custo acertar o seu E na distância limite. Ao invés disso, guarde a sua habilidade, e apenas a utilize caso o inimigo acabe entrando de vez no alcance. Enquanto você guarda seu puxão, o adversário nunca poderá avançar demais graças à ameaça da sua habilidade, e dessa forma, você estará lhe zoneando. Essa tática é extremamente eficaz em todos os momentos, e faz com que você possa deixar a equipe inimiga numa posição bem acuada, mesmo sem utilizar nenhuma habilidade.
- Jogar de forma muito limpa
Esse item final se refere a um conceito que é difícil de ser explicado, pois ele não diz respeito a apenas uma coisa, mas a incontáveis diferentes táticas que você pode utilizar durante uma partida. No league of Legends, o termo ‘’cheese’’ é usado para designar uma jogada não convencional e ardilosa, que é totalmente arriscada, mas que acaba usando do fator surpresa para pegar o adversário numa situação desfavorável.
Nas partidas de low elo, esse tipo de jogada acaba dando certo com uma frequência muito maior que o normal, e você certamente deve abusar dessas estratégias variadas para abrir vantagem contra seus oponentes.
Por isso, solte o seu jogo e faça jogadas na surdina, mesmo que elas sejam arriscadas. Esperar seu adversário no mato, realizar ganks no nível baixo, ficar parado dentro da selva inimiga esperando para matar o jungler, e todo tipo de tática que pode ser considerada suja. Caso você já esteja na vantagem e consiga aplicar esse tipo de jogada, o jogador do time inimigo tem enormes chances de tiltar, e você pode acabar ampliando ainda mais a sua vantagem.
Alguns campeões, como o Shaco, fazem esse tipo de jogada com muita maestria. Ao invés do convencional gank no nível 3, por volta dos 3 minutos de partida, você pode apostar por realizar seu primeiro campo e logo depois já ir direto para gankar um aliado, e muitas vezes, você pode acabar conquistando o abate.
Logo depois disso, ao invés de se retirar e voltar para a sua selva normalmente, por que não fazer mais uma jogada totalmente suja, inesperada e arriscada? Fique no arbusto esperando para caso o top laner inimigo utilize o seu teleporte para voltar para a rota. Caso ele o faça, você estará prontamente lhe aguardando para conquistar mais um abate, e praticamente ganhar a lane para o seu companheiro com apenas 2 ou 3 minutos de jogo.
Acredite: esse tipo de jogada acontece até mesmo em elos acima do diamante. Por isso, utilize todas as ferramentas que você possui para fazer armadilhas inteligentes e emboscadas ardilosas, que peguem o seu inimigo de surpresa.
- FINALIZAÇÃO
Depois de entender melhor os seus próprios erros, você passará a enxergar esses mesmos erros nos jogadores que estão na mesma faixa de elo que você. Dessa forma, quando você treina o suficiente para elevar o seu nível de jogo, você acaba resolvendo dois problemas de uma vez: além de corrigir seus próprios erros, enxergar os erros dos inimigos faz com que você consiga puni-los com facilidade.
Dessa forma, o seu elo atual rapidamente não será mais apropriado ao seu nível de jogo que já vai ter avançado bastante, e você irá progredir nas filas ranqueadas para novos desafios, cada vez mais competitivos e excitantes.