fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

5 Razões pelas quais você não sobe de Elo

Em League of Legends, não existe essa coisa de ‘jogador perfeito’: todos possuímos forças e fraquezas, pontos positivos e negativos, e sempre nos falta algo que pode ser melhorado.
Nem sempre o aprendizado vem naturalmente, e a melhora na desenvolvida com trabalho pesado, dedicação e disciplina. Uma vez que você reconhece alguma fraqueza que está te impedindo de ganhar mais partidas, aprender e tentar evitar esses erros vai permitir com que torne-se um jogador melhor, em todos os aspectos.

Não é só habilidade…
Partidas ranqueadas requerem muita disciplina, foco, e um pouco de sorte para ganhar jogos consecutivos e subir de elo, então sanar algumas dúvidas e solucionar alguns problemas específicos antes de entrar de cabeça no Rift pode virar o vento à seu favor para ganhar mais jogos.

Hoje, iremos discutir 5 situações em que muitos jogadores se encontram e se ‘travam’ num elo por conta das mesmas. Acreditamos que no final deste artigo, você irá levar consigo algo que irá tornar sua gameplay melhor.

1. Você não possui uma Champion Pool sólida
Em um jogo com mais de 140 possíveis escolhas de campeões, cada qual com sua dinâmica e mecânicas específicas, é fácil reconhecer quando um jogador fica preso à um elo por culpa de inconsistência de pool.
Ao entrar nas filas ranqueadas, recomendamos que você esteja preparado e confortável com pelo menos 2 campeões, podendo estender esse grupo para até 5. Concentre-se em jogar com estes personagens até que eles não funcionem mais para você.
Como você é obrigado a escolher duas lanes, eu também recomendaria que você tenha de 3 à 4 campeões treinados na sua lane principal e de 1 à 2 campeões para caso você caia na lane secundária.
Na Temporada 8, por exemplo, eu joguei com apenas 22 campeões diferentes. Meus três primeiros campeões possuíam mais da metade das minhas partidas totais disputadas naquela temporada.

Solução
Tudo que você precisa fazer é escolher 5 campeões com os quais você se sente bem e confortável jogando. Fora deste grupo, aprenda os pontos fortes e fracos de cada campeão da sua lane, jogando contra eles e aprendendo com a prática.
Depois de estar confortável com estes 5 campeões, é hora de botá-los pra jogo nas filas ranqueadas. Jogue com eles até que um ou mais parem de funcionar pra você (só você pode sentir quando um campeão já não lhe agrada mais), ou mesmo quando o meta não os favorecer mais.
Importante: se você deseja substituir um campeão da sua pool por outro, dê um tempo para si próprio e treine-o em outros modos de jogo que não as filas ranqueadas. Quando se sentir confortável com o novo personagem, bote-o pra jogo!

Tá esquentadinho? Então nem pense em começar outra, mané.

2. Você continua jogando, mesmo tiltado
Acredite: nós também já tivemos o sentimento do “só mais um jogo”, e isso pode ser um dos grandes causadores das suas sequências de derrotas. Quando você está tiltado (gíria em inglês para um sentimento de frustração, insuficiência que gera tomadas de decisões equivocadas), o mais simples de League pode ser deixado de lado, e seu foco em melhorar é substituído pelo foco em ganhar, apenas.
A consistência não pode ser menosprezada no LoL. Adversários competentes podem te mostrar o quão inconsistente você está, e um adversário inteligente estará apto a abusar do fato de você estar tiltado.
Quando você está tiltado ou frustrado com o jogo, você não será capaz de jogar suficientemente bem para ganhar dos adversários. Definitivamente, não é uma boa ideia ir atrás dos PDLs logo após perdê-los em 2, 3, 4 derrotas seguidas.

Solução
Na maioria das vezes, prevenir à si mesmo de entrar na fila de novo irá resolver o problema. Você deve dar um passo para trás e descansar um pouco, dar um tempo de League por uns dias para então dar dois, três passos à frente – voltando descansado física e mentalmente para outra sessão de SoloQ.

INTZ é a equipe brasileira que mais investe em preparo extra-jogo. E a que mais tem títulos.

3. Você não se aquece antes de jogar ranqueadas
Você já foi à um evento esportivo, algo como um jogo de futebol, basquete ou coisa assim? Antes do jogo, os atletas de ambos os times praticam movimentos básicos, como dribles, lançamentos e arremessos ou chutes, entre outros.
Fazer isso ajuda o nosso corpo a ativar a memória muscular e mantê-los freneticamente conectados aos acontecimentos durante o jogo. E, sim: aquecer-se em League é incrivelmente útil, assim como nesses outros esportes.
É recomendado que você a temida ‘primeira do dia’ em um modo alternativo, como o URF, que tá aí por tempo limitado!

Solução
Você pode estar fora por uma hora, um dia ou uma semana. Antes de entrar nas Ranqueadas, jogue uma partida normal, ou mesmo um ARAM. Acredite: isso vai te ajudar mais do que prejudicar.

4. Você não está atingindo o potencial máximo de seus campeões
Acabamos de mencionar a importância de se aquecer em League of Legends, mas você também deve fazer um esforço extra para praticar e dominar certos aspectos da jogabilidade de seus campeões. Por exemplo, muitos campeões têm combinações de habilidades específicas e cancelamento de animação que podem permitir que sejam jogados da melhor maneira possível ou que tenham mais opções. Eu recomendo que você pratique o máximo que puder e sempre que tiver a chance.
Ao enfrentar um jogador experiente, pode ser realmente desanimador se ele dominar todas as mecânicas de seu campeão. Riven, por exemplo, costuma realizar alguns combos rápidos e impressionantes, uma vez que for masterizada pelo jogador a escolhê-la. Conhecer o seu campeão e ser capaz de aperfeiçoar os combos fará de você um jogador melhor.
A Prota Games, por exemplo, conta com um excelente guia de Riven, desenvolvido pelo jogador profissional Fitz.

Solução
Existem diversas maneiras de aprimorar suas mecânicas com determinados campeões:
1. Entre na Ferramenta de Prática e não saia de lá até que você tenha masterizado os combos do campeão.
2. Jogue repetidamente com seus campeões e procure por exemplos de combos específicos e como usá-los.
3. Jogue partidas normais/modos alternativos até que esteja preparado para jogar com o campeão em ranqueadas.
Em League, a prática leva à perfeição. Simples assim.

5. Você se preocupa em jogar, não estudar
Quando se trata de subir de elo, pode ser possível que você atinja uma classificação alta sem fazer muito esforço ou botar a mente pra trabalhar. Porém, a experiência e o estudo desempenham um grande papel na escalada e, quanto mais experiência você tiver, melhor. Muitos jogadores fazem alguma forma de “pesquisa”, assistindo a vídeos ou transmissões, mas nem sempre colocam em prática o que aprendem. Se você não está pesquisando ativamente e tentando melhorar sua própria jogabilidade, pode e provavelmente irá ficar pra trás.
A falta de esforço nessa área geralmente pode ser a diferença entre os ranks. Entre o Ouro e o Platina, por exemplo, você realmente precisa começar a aprender os pontos fortes e fracos de match ups, estar sempre atento às melhores builds e itens para seus campeões e aprender a tomar boas decisões em equipe em relação a saber quando rotacionar, agrupar ou continuar farmando. Os jogadores que conseguem evoluir seu nível com estudo, disciplina e não só gameplay o dia inteiro, são os primeiros a subirem de Elo em League.

Conclusões
Quando se trata de evoluir em League e conquistar uma boa colocação na temporada, é importante que você foque em desenvolver-se melhor como um jogador no geral, em vários aspectos, sejam estes mecânicos ou teóricos.

Obrigado pela leitura! O que te impede de subir de Elo? Comente abaixo para podermos te ajudar!
Para um contato profissional, direto e qualificado, recomendamos a Prota Games, líder no segmento de coaching e aprendizagem para League of Legends!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares