fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

5 hábitos ruins dos jogadores low elo

  • INTRODUÇÃO

Mas e então, como vão as suas ranqueadas ultimamente? Dependendo do seu nível de jogo e do tempo que você dedica e dedicou às ranqueadas, o elo dos sonhos de cada jogador pode variar. Enquanto alguns brigam pra sair do diamante e do mestre, outros consideram que sair do prata é o grande desafio da vez.

Se você atualmente se encontra nos elos mais baixos, especialmente aqueles abaixo do platina, certamente se depara com inúmeros jogadores cometendo vários erros durante as partidas, incluindo você mesmo.

Estar em um elo mais baixo e não jogar da melhor forma não é motivo para se sentir inferior. Afinal, o sistema de elo existe justamente para que todos possam ter uma experiência equilibrada, enfrentado adversários à altura.

Entretanto, sabemos que inúmeros jogadores que estão nos elos baixos se esforçam para melhorar sua gameplay. Muitas vezes, não possuem instrução o suficiente a sua disposição, e por isso, continuam cometendo os mesmos erros de sempre.

Nesse vídeo, selecionamos 5 dos piores hábitos cultivados pelos jogadores nessa faixa de elo, alguns dos quais julgamos serem pontos bem importantes a serem citados. Esses hábitos não são diretamente relacionados à jogabilidade em si, mas sim ações tomadas dentro e fora da partida que acabam atrapalhando a escalada de elo do jogador.

Antes de começarmos o vídeo, compartilha sua experiência com a gente: no seu elo atual, quais hábitos descenessários e impertinentes dos seus companheiros de equipe mais acabam te irritando?

Agora vamos direto para a lista de hoje.

  • CONTEÚDO
  • 5: Não se especializar em funções e campeões

Muitos jogadores de elo baixo acabam atirando pra todos os lados quando vão começar a investir nas filas ranqueadas. Eles não se sentem tão seguros com seus campeões favoritos, e acabam tentando jogar de tudo e aprender de tudo.

Esse é um hábito bem prejudicial e que deve começar a ser evitado. Quando estamos tentando aprofundar nossos conhecimentos e nossa gameplay, não precisamos tentar ser bom nas 5 funções do jogo e com todos os quase 150 campeões.

Ao invés disso, comece a se especializar em funções e campeões mais centrados. Em partidas normais ou partidas ARAM, experimente vários campeões entre as classes de personagem que mais te agradam. Quando tiver montado uma pequena listinha de seu interesse, comece a buscar aprendizado a respeito das lanes nas quais esses campeões costumam jogar dentro do Rift.

Assista partidas gravadas de jogadores de elite na fila ranqueada, de preferência daqueles que são monochampions. Essa é uma das melhores formas de começar a absorver as capacidades do seu campeão dentro da partida, e quais são as melhores ideias e os melhores planos de jogo para botar o kit dele pra funcionar.

Com um pouquinho de esforço nesse sentido, você se tornará um jogador mais ciente das suas capacidades e mais confortável com determinados campeões.

Além desses benefícios, focar em poucos campeões para masterizar também traz outra grande recompensa: se você conseguir melhorar bastante com um campeão, sua visão de jogo irá ser consideravelmente aprimorada enquanto você está jogando com ele. Isso por que você já vai ter um bom domínio sobre o seu kit, e não precisará pensar tanto na execução de suas habilidades ou coisas parecidas.

Utilizando um campeão que você já conhece bem, toda a sua atenção pode ficar voltada para o mini mapa e para a dinâmica geral do jogo. Dessa forma, independentemente da lane em que você estiver jogando, certamente começará a encontrar resultados melhores.

Por isso, comece a ser mais centrado e torne-se especialista apenas com poucos campeões e em duas rotas no máximo. Dessa forma, você vai otimizar muito seu aprendizado e os resultados virão rapidamente.

  • 4: Realizar escolhas imprudentes durante o draft

Em partidas normais de Summoner’s Rift, que funcionam com o sistema de escolha às cegas, você escolhe o campeão que está a fim de jogar e fim de papo, sem levar muito em conta as escolhas dos adversários, até por que você não poderá vê-las.

Porém, nas partidas ranqueadas, o sistema de draft pick acaba pressionando os jogadores a fazerem escolhas que estão fora de sua zona de conforto, e essa tendência é muito maior entre os players de elo baixo.

Quando precisamos escolher primeiro que nosso adversário de lane, o ideal é escolher um campeão mais seguro, que não possa ser tão punido durante a fase de rotas. Sair por aí dando first pick Kassadin com certeza não é uma ideia muito prudente.

Porém, nesses elos mais baixos, existem ainda outros problemas com relação ao draft. No chat, os seus companheiros de time podem acabar não concordando com a escolha do seu campeão, seja pela forma como ele encaixa na composição, ou pelo fato de que o seu colega de equipe simplesmente não vai com a cara do seu personagem e acha que ele é uma escolha fraca.

De um jeito ou de outro, inúmeros players acabam cedendo a pressão e indo para escolhas que estão totalmente fora do seu leque de campeões com os quais ele tem algum conhecimento. Você com certeza já leu alguma dessas frases durante o draft: ”Tá faltando um tank!”, ”Temos muitos tanques no time, tá faltando dano!”, ou então o simples e direto  ”não pega esse boneco aí não, ele é horrível!”.

É fato que precisamos ponderar nossas escolhas e tentar bolar o melhor plano de jogo possível desde o draft. Porém, se isso significa jogar com um campeão com o qual você não sabe nem mesmo o que as habilidades fazem, ignore. Escolha o seu melhor campeão e enfrente o desafio.

Se comportando dessa forma, você com certeza terá mais sucesso nos seus jogos. Além do mais, se você possuir mais do que um só tipo de campeão no seu leque, também será capaz de adaptar suas escolhas ao draft de cada jogo, sem precisar jogar com um personagem que vai te deixar completamente perdido.

Por isso, comece a confiar mais no seu próprio taco e foque nos seus campeões favoritos durante o draft.

  • 3: Decidir jogar partidas que já estavam perdidas desde o início

Na ranqueada solo/duo, seja por bem ou por mal, 3 ou 4 dos seus companheiros de equipe são totalmente desconhecidos por você, na grande maioria das vezes. E como você obviamente já sabe, League of Legends é um jogo de equipe, e se uma só pessoa do time não estiver disposto a jogar, ele pode acabar comprometendo a partida inteira.

Inevitavelmente, você irá se deparar com situações desesperadoras durante seus drafts. Algumas pessoas estarão fora de suas zonas de conforto graças ao preenchimento automático, enquanto outras simplesmente estarão a fim de trollar a sua partida. Ou então, você mesmo pode acabar jogado em uma lane na qual você não tem a menor ideia de como funciona.

Por isso, quando começar a se deparar com essas situações, comece a analisar os seus companheiros de equipe. Diversos sites como o op.gg permitem com que você inspecione seus aliados, para saber se eles de fato estão em uma posição de autofill, ou se eles simplesmente estão numa sequência interminávle de derrotas.

Se depois de analisar todos os pontos possíveis, incluindo seu estado mental, a procedência dos seus companheiros, a estrutura da sua comp, a estrutura da comp inimiga e as palavras que foram ditas no chat, você pode tomar a decisão de simplesmente abandonar a partida.

Esse ato conhecido como ”dodge” não pode ser feito com frequência, já que você pode começar a ser penalizado se fizer isso muitas vezes ao dia. Porém, é certamente uma ferramenta válida da qual muitos jogadores dos elos baixo nunca consideram como uma alternativa.

Afinal, é bem melhor perder 3 de PDL do que perder 15 ou 20, indo para dentro do Rift com uma Soraka jungle de Fantasma e Purificar no seu time.

  • 2: Várias partidas, uma só build

Para jogadores inexperientes, ir atrás de builds prontas em sites e vídeos pode ser uma boa forma de começar a entender melhor quais itens o seu campeão deve construír.

Porém, algumas pessoas cultivam o péssimo hábito de seguir builds pré prontas a risca, sem considerar os fatores situacionais de cada partida, e este é um erro que pode ser fatal na maioria das vezes.

Cada partida possui situações específicas, as quais o jogador deve estar pronto para se adaptar,e por mais que as builds que geralmente vemos os jogadores de elo alto fazendo para determinados campeões façam todo o sentido do mundo, ela não é universal.

É de suma importância que o jogador entenda quais são as necessidades do seu campeão, e também as suas maiores forças. Ao jogar várias partidas com os mesmos personagens e consumir bastante conteúdo informativo, é quando o jogador passará a compreender melhor esses fatores e será capaz de adaptar suas builds a cada partida.

O fator mais comum para usarmos de exemplo são os status de defesa do jogo, armadura e resistência mágica. Dependendo da composição adversária, e de quais campeões estão representando uma ameaça maior, você deve adaptar sua build para aguentar o dano de seus oponentes.

Essa dica obviamente não é válida apenas para tanques, e todos os tipos de personagens devem construir a quantidade devida de resistência. Até mesmo os atiradores podem optar por uma Tabi Ninja se o outro time possui ameaças de dano físico, como também Malmortius caso o dano mágico seja um fator perigoso.

Por isso, é importante flexibilizar suas builds e entender as necessidades de cada jogo, para você otimizar seu gasto de ouro e dessa forma ser mais efetivo nas suas partidas.

PROTA GAMES

Se você quer aprender mais sobre a como subir de elo e todas as outras rotas do jogo com aulas de jogadores profissionais recomendo que você acesse nosso site. Lá você vai conseguir encontrar aulas com jogadores profissionais e dezenas de horas de conteúdo para te ajudar a subir de elo da maneira mais inteligente possível.

  • 1: Perder muito tempo discutindo no chat

Esse é um dos tópicos mais recorrentes, e com certeza não é nem a primeira nem a última vez que você vai ouvir sobre esse assunto. Porém, ele é uma realidade praticamente inevitável, não apenas nos elos mais baixos como também em todos os elos. Jogando de forma competitiva, não é surpresa para ninguém que as pessoas acabem se exaltando durante as partidas.

Em vários momentos você irá se deparar com jogadas duvidosas por parte dos seus companheiros de equipe, e por mais que extravasar sua insatisfação através do chat possa ser momentaneamente interessante para você, definitivamente é uma péssima ideia se sua intenção principal é subir de elo.

Da mesma maneira, você cometerá erros e será duramente julgado pelos seus companheiros. Nesses momentos, simplesmente entender seu próprio erro e ignorar as ofensas deliberadas é a melhor coisa a se fazer. Caso algum companheiro de equipe esteja abusando demais, considere silenciá-lo e reportá-lo no fim da partida.

Para não cair nessa armadilha que acaba tirando toda a sua concentração nos jogos, comece as ranqueadas com uma mentalidade mais bem estabelecida. Procure dar o seu melhor, jogando com os campeões que você sabe, e busque a vitória. Se alguém do seu time falhar, procure cobrir o erro jogando da melhor forma possível, ao invés de xingá-lo no chat. Se você mesmo falhar, respire e se lembre: todo mundo erra.

Exercitando essa mentalidade aos poucos, você certamente se tornará um jogador mais centrado, pronto para utilizar todo seu conhecimento de jogo e mecânica para buscar resultados positivos, e perderá menos tempo com coisas banais como discussão com outros players.

Vale lembrar que entre xingamentos destrutivos e dicas construtivas existe um abismo. Se o seu companheiro de equipe gentilmente lhe passar um conselho, busque considerá-lo, mesmo que você esteja usando um campeão com o qual você se considera bom.

Dessa forma, você certamente irá evoluir mais no jogo e ter mais sucesso em suas partidas ranqueadas.

  • FINALIZAÇÃO

Começar a entender melhor os hábitos ruins que acabamos incorporando ao nosso jogo sem nem mesmo repararmos, é um passo importante para começar a ter mais sucesso nas filas ranqueadas.

Entendendo os 5 tópicos dessa lista como lições para te ajudar na sua preparação antes de começar a partida, vai com certeza ajudar a sua gameplay a fluir de forma mais pura e te ajudar a ganhar mais Pontos de Liga com o tempo.

Depois de colocar as dicas a cima em prática, seus estudos sobre o jogo em si certamente serão mais produtivos e te trarão resultados mais rápidos e significativos.

Muito obrigado a todos por acompanharem o vídeo até aqui, não se esqueça de se inscrever no canal da Prota e de deixar o seu like pra seguir apoiando nosso trabalho, e ative o sino de notificações para continuar acompanhando nossos diversos conteúdos, que como sempre, vão te ajudar a ser um jogador mais completo.

Também não esquece de deixar seu comentário aí em baixo: qual desses hábitos da lista mais te irrita? E qual você acha que ficou faltando?

No mais, desejo boas partidas a todos. Nos vemos em breve!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares