fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

5 dicas de como ser um bom capitão (CPT) no time de Free Fire

Introdução

Fala tropa do Prota, tudo beleza? 

No texto de hoje vamos apresentar e dar dicas sobre uma função, que é muito importante no cenário de Free Fire, principalmente quando o assunto é squad.  Só para a gente relembrar, dentro de um squad a gente tem as funções de: Suporte, Rushador, Flanco, Atirador e o CPT.

É sobre essa última função aí que mencionamos, que vamos falar hoje. Isso mesmo, tropa! O CPT, o famoso capitão, que de maneira geral, tem a responsabilidade de liderar a equipe, na qual ele está. 

Prota Games

Se você quer evoluir no Free Fire de um jeito muito mais rápido através de aulas especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games

O que é ser CPT?

O CPT é o capitão do SQUAD do Free Fire, que geralmente possui quatro jogadores.

O capitão nada mais é que, um jogador que faz parte dessa equipe, que está em posição de líder, ou seja, que é responsável por direcionar/ guiar o seu time, desde o início do jogo até a vitória.

É ele quem assume as decisões de que estratégia será aplicada e os passos que o time vai fazer para gritar o BOOYAH. Junto com o Coach, que elabora as estratégias e auxilia o time, o capitão que decide o que será usado, aplicado dentro do jogo. Ou seja, o capitão (CPT) é precisa pensar rápido, analisar o game, saber qual é a melhor rotação a ser seguida, o tipo de formação para marcar certo lugar da safe, os pontos fortes e fracos do seu time, habilidade individual de cada um, conhecimento total do mapa e das jogadas, além de estar motivando o time a todo momento, para que ele fique focado e não desanime, fazendo com que todos deem o seu melhor para vencer.

O entrosamento também é parte fundamental, mas também é um trabalho de todos, desde o coach, até o CPT. Além disso, o capitão é aquele que tem a figura de respeito no jogo, que gerencia as crises da equipe e deve estar disposto a tudo para ver o melhor desempenho do seu squad.

Primeira dica: Conheça muito bem seu time

Conheça cada player do seu time, entenda suas qualidades e inseguranças para trabalhar as estratégias de jogo, mas como assim? Identifique a melhor maneira de fazer com que cada indivíduo entenda bem as ordens durante toda a partida

Isso porque, você em posição e CPT deve ser mente pensante e organizadora do time, mas entenda que você não é o superior, você é como cada um ali e também deve assumir quando erra e se responsabilizar pelos erros, para que a relação com seu squad seja sempre construída de igual para igual, mas é claro, que eles sempre devem respeitá-lo por assumir a função de capitão.

Outra coisa é: também cabe ao comandante, ou seja, ao CPT, sentar e conversar, analisar o que o time errou nos games  e buscar as formas de melhorar, bem como compreender o lado de cada integrante da equipe.

Segunda dica: Seja Observador

Analise o inimigo, analise as safes e as melhores rotações para se fazer, não seja afobado, transmita calma para seu time para que eles também possam confiar em você, assim como você deve confiar neles sempre! Observe também, a habilidade e facilidade dos jogadores em certos tipos de posições, como suporte, intermédio e rushadores. Esteja sempre atento para que o seu time esteja estruturado. 

Terceira dica:Tenha pulso firme! 

Converse com seu squad para que eles entendam a hora de brincar e a hora de jogar com seriedade e foco, não grite e não falte com respeito. Adicione regras ao time, esse é um fator muito importante para evitar conflitos durantes as quedas, principalmente em campeonatos. Outro ponto é estar sempre motivando seu time, não os deixe desanimar com resultados ruins, as vezes acontece.

Quarta dica: Faça reuniões com seu time

Fazer reuniões a cada 15 dias ou sempre que precisar, é uma boa forma de organizar estratégias, falar sobre o desempenho de cada jogador, inclusive do próprio CPT (o jogo é imprevisível, não é sempre que irão acertar), também é ideal para resolver possíveis conflitos e problemas do time. Use as reuniões como forma de distração também, promova algum evento legal, algo que distraia a mente um pouco.

Afinal, Free Fire é antes de um tudo uma forma de entretenimento, então é importante se divertir com seu squad, isso vai melhorar o entrosamento e consequentemente os resultados no jogo.

QUINTA DICA: Estude o jogo! 

Invista em conhecimento, tire algum tempo do dia para pensar em novas estratégias, melhores formas de identificar para que lado a safe irá fechar e também memorize onde estão os famosos reveladores de safe que estão espalhados pelo mapa. 

Sexta dica:  Se Inspire em jogadores de Sucesso

Ter pessoas para inspirar os seus objetivos sempre é algo interessante que pode te motivar, seja na posição de capitão/ CPT, ou qualquer outra função no Free Fire ou qualquer outro esports. 

Um capitão de sucesso, para inspirar os futuros capitães e capitãs, que tem história para contar no cenário de emulador Free Fire e é uma ótima fonte de inspiração é o carioca de 21 anos, Gabriel Lessa, mais conhecido pela tropa como Bak. 

O jogador começou alavancar e ser reconhecido em sua carreira no cenário competitivo do battle royale da Garena na B4 esports, na line emulador, Bastardos e carrega mais de 7 títulos de campeão em sua carreira, na NFA, maior organização de campeonatos independentes de Free Firedo mundo. 

Sendo quatro títulos pela B4 e três pela NOISE. Bak é heptacampeão do Free Fire  emulador, sendo mais prestigiado do Brasil. Além disso soma na conta título de  MVP na segunda edição da Liga NFA.

Ele é um perfeito equilíbrio de jogador e CPT, sendo muito recomendado para você acompanhar em suas lives feitas na twitch que batem altos números de audiência. Atualmente o jogador se encontra sem um time profissional, tendo deixado a LOUD em 2021.

Sétima Dica: Monte treinos personalizados 

Converse com seu time para que os mesmos guardem as salas personalizadas para promover treino entre a própria line, como: 2×1, que consiste em dois players rusharem em um só, isso despertará os reflexos do time, assim, sempre vão saber o que fazer em situações que o squad está prestes a rushar em uma pessoa só. Faça isso pelo menos uma vez por semana e observe como seu time ficará mais forte, claro que, sempre que puder, crie novas formas de treino para melhorar a line. 

Oitava Dica: Aprenda a lidar com sua responsabilidade

A partir dessas dicas a gente pode entender que é essencial que o capitão tenha noção e comprometimento da responsabilidade assumida pela função e que não precisa entrar em pânico se algo der errado. É preciso aceitar e ter em mente que dentro de uma partida nada será fácil, e nem sempre as suas estratégias e jogadas darão certo. Não é possível prever tudo o que vai acontecer nas partidas, mas é preciso estar ligado sempre e não baixar a guarda. 

Não se vive apenas de vitórias, mas você está lá para dar o seu melhor sempre e saiba que,   o treinamento é fundamental para no futuro ter cada vez mais experiências em situações de jogo, e saber lidar e sair delas da melhor forma possível.

Um líder bom sabe que é difícil e o quanto teve que trabalhar para chegar no nível que chegou, e o mais importante para um capitão é fazer seu time jogar bem no coletivo.


Aqui eu pensei em utilizar uma foto do BAK na thumb ou mencionar o nome dele tipo “Se inspire no BAK”

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares