fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

4 melhores campeões para subir de elo jogando na Mid Lane

  • INTRODUÇÃO

A função de mid laner é uma das mais populares e cobiçadas no jogo. Jogando na rota do meio, você está no centro do mapa, e pode impôr toda a sua atividade e presença ao redor do Rift.

Por mais que no geral os campeões dessa rota sejam magos ou assassinos, a flexibilidade de planos de jogo que essa posição do mapa trás viabiliza picks diferentes como atiradores e tanques.

Porém, se estamos falando de fila ranqueada, a experiência de diversos jogadores experientes já mostrou que existe uma forma que pode ser considerada a melhor para se subir de elo jogando na rota do meio.

Todos os campeões da lista, quando bem utilizados, podem espalhar sua pressão pelo mapa inteiro e impactar nas outras rotas logo no começo da partida, guiando o jogo para uma vitória rápida.

Aproveita e nos conta, você que joga na rota do meio:

Qual campeão é o mais roubado do MID para você?

Sem mais delongas, vamos direto para os 4 melhores campeões para subir de elo na rota do meio.

  • CONTEÚDO
  • 4° lugar: Pantheon, a Lança Indestrutível

Por mais que, a princípio, ele seja um personagem da classe lutador, seu kit possui um cheirinho de assassino.

A ideia para esse personagem no mid é muito simples: acelerar o jogo. E muito.

Pantheon possui uma fase de rotas absolutamente amedrontadora, e inimigos desatentos podem perder grande parte de sua vida numa simples troca curta do guerreiro.

Com sua habilidade Escudo-Cometa, ele pode avançar rapidamente em um alvo e causar dano e atordoamento. Caso essa habilidade tenha sido fortalecida pela sua passiva, Determinação Mortal, o próximo ataque básico de Pantheon vai acertar seu alvo 3 vezes seguidas, e vai causar dano extra.

Dessa forma, ele não só rapidamente aplica suas principais runas como Conquistador e Pressione o Ataque, como também acelera os acúmulos de sua passiva, e caso nessa mesma troca ele consiga atingir seu alvo com uma Lança Meteórica aprimorada a curta distância, o dano é simplesmente esmagador e quase inevitável.

Sua habilidade Égide Impetuosa é um escudo extremamente poderoso, que faz com que Pantheon fique totalmente imune a qualquer dano que se choque contra seu escudo, e isso inclui até mesmo dano de torres, e ao final da habilidade, Pantheon golpeia para frente causando dano físico.

Na rota, essa é uma habilidade extremamente útil para trocar contra seus adversário ou fazer dives, já que nem o inimigo nem a torre vão conseguir devolver o dano.

Contra magos que adoram soltar suas skills de alto dano, a coisa fica ainda mais interessante, já que nem mesmo habilidades devastadoras como a Ultimate do Veigar são capazes de causar dano ao soldado targoniano, quando ele levanta seu escudo.

A grande força do campeão e o principal motivo pelo qual ele está nessa lista, é a sua enorme facilidade de impactar pelo mapa. Com sua habilidade ultimate, Constelação Cadente, Pantheon pode se aproximar de seus inimigos rapidamente e a longas distâncias, para iniciar um engage e pegá-los de surpresa.

Suas oportunidades de engajar e o dano bruto que ele consegue causar vão caindo a medida que a partida passa, o que faz de Pantheon um personagem muito bem definido. Se você conseguir implacar seu ritmo no começo de jogo, esmagando seus inimigos e dando apoio a seus aliados em iniciações, você certamente conseguirá conquistar vitórias rapidamente.

Por isso, masterizar o Pantheon pode ser uma ótima escolha para as filas ranqueadas!

  • 3° lugar: Annie, a Criança Sombria

Annie é uma das personagens mais tradicionais do League of Legends, e para muitos, ela pode aparentar ser um campeão muito simples, que é uma ótima escolha para os iniciantes, mas que não consegue impactar tanto em jogos de nível mais avançado.

De fato, a Annie possui um kit super básico com execução extremamente fácil, mas se engana quem pensa que a campeã é uma ferramenta destrutiva apenas em jogos de level baixo.

Desde o patch 10.09, Annie esteve entre as 3 primeiras colocações de taxa de vitória na rota do meio dentre todos os elos, sendo que na maioria desses patchs, ela estava em 1° lugar.

Na fase de rotas, Annie possui um jogo sólido. Sua habilidade primária, Desintegrar, causa dano a um alvo único, e caso esse alvo seja abatido pela habilidade de Annie, ela recupera todo o custo de mana.

Essa ferramenta pode garantir com que Annie farme muito rápido, acelerando o seu ganho de ouro.

Mesmo antes do nível 6, ela pode causar bastante dano ao seu adversário, o atordoando com um Desintegrar sob o efeito de sua passiva, Piromancia, para logo depois atingir o alvo atordoado com Incinerar e alguns ataques básicos.

Por mais que ela não possua alguma skill de movimentação direta, sua habilidade Escudo Fundido concede a Annie um percentual de redução de dano e um surto de velocidade de movimento.

Porém, é partir do nível 6, seu verdadeiro jogo começa. Com Invocar Tibbers, seu potencial de burst é praticamente incomparável, e Annie pode facilmente deletar um alvo frágil com seu combo completo.

Mesmo na fase de rotas, caso o inimigo dê um passo em falso, o abate pode vir rapidamente: ela utiliza alguma de suas habilidades para atordoar, e logo depois conecta suas duas outras habilidades de dano, e adiciona seu Incendiar.

Como se todo esse dano já não fosse esmagador o suficiente, Tibbers pode causar bastante dano por si só, com seus ataques básicos e com seu efeito de chamas, que pode ser amplificado pelo Escudo Infundido de Annie, já que ele também afeta o seu urso.

Durante o meio de jogo, Annie pode começar a rotacionar pelo mapa, distribuindo seus combos por todo lugar. Seja por meio de uma emboscada, permanecendo parada em um mato, ou por uma entrada direta com um Flash, Annie sempre consegue arrumar um jeito de apagar um ou mais alvos da linha de trás do inimigo.

Pelo fato de Invocar Tibbers ser uma habilidade praticamente instantânea, ela pode ser até mesmo uma ferramenta de iniciação, quando combinada ao atordoamento da sua passiva.

Vale também lembrar que quando Annie é abatida enquanto Tibbers ainda está vivo, o urso entra em frenesi, ganhando velocidade de movimento e de ataque, atacando ferozmente seus inimigos para vingar a sua dona. Por isso, mesmo que Annie seja abatido durante a sua iniciação agressiva com Flash, ela ainda estará atuando na luta de certa forma.

Com uma execução muito simples e um potencial gigantesco de deletar os inimigos, a Annie é uma boa escolha para quem curte esse tipo de mago, e ela poderá te ajudar a vencer mais partidas na rota do meio.

Prota Games

Se você quer aprender os conceitos mais avançados da rota do Meio, com aulas de Takeshi e Nosferus, dois pro-players muito experientes, acesse o site da Prota Games e tenha acesso a nosso conteúdo exclusivo e mais avançado.

É a única chance que você tem de aprender conceitos essenciais da rota do meio como controle de wave, rotações, controle de visão e mais coisas avançadas em um conteúdo único e de altíssima qualidade disponível apenas para membros da nossa comunidade.

  • 2° lugar: Fizz, o Trapaceiro das Marés

Partindo agora para um assassino da rota do meio, Fizz é um personagem ardiloso, complicado de se jogar contra quando bem utilizado.

Durante os primeiros níveis da fase de rotas, ele pode sentir alguma dificuldade contra alguns personagens agressivos de curto alcance. Porém, a partir do nível 3, ele já possui mobilidade e recursos o suficiente para começar a trocar.

Com a ativa de Tridente da Pedra do Mar, Fizz pode garantir a maioria de seus farms, e também pode se utilizar dessa habilidade para efetuar trocas curtas contra seu adversário. Sua habilidade Ataque do Ouriço é uma ferramenta de aproximação muito direta, que pode facilitar e muito a aplicação dos efeitos do seu W.

Porém, Brincalhão / Trapaceiro é a habilidade básica mais interessante do campeão. Ao utilizá-la, Fizz salta no ar e se apoia sob o seu tridente, e se torna inalvejável durante esse período. A partir dessa posição, você pode escolher pressionar a habilidade mais uma vez para completar o salto rapidamente na direção do seu mouse, ou então, simplesmente deixar com que ele caia por si só depois de um curto tempo.

Caso a habilidade não seja reativada, o dano que Fizz causa ao aterrisar afeta uma área maior e causa lentidão nos inimigos atingidos. Essa habilidade é ótima pra trocas na rota do meio, pois pode ser usada para se esquivar de alguma ameaça inimiga e logo depois causar dano a ele.

Quando aprende seu ultimate, Lançar Isca, a pressão de kill que Fizz aplica sob seus inimigos se torna gigantesca.

Ainda durante a fase de rotas, acertar a isca na distância máxima é praticamente a garantia de um abate, mesmo que o inimigo esteja com 100% da vida. Enquanto o tubarão se prepara para atacar, Fizz pode se aproximar de seu alvo normalmente, já que ele estará com um grande efeito de lentidão por ter sido acertado pela sua ultimate.

Assim como Pantheon, Fizz possui um dos dives mais limpos do jogo, já que ele pode facilmente se expor aos primeiros ataques da torre, e logo depois, utilizar Brincalhão/Trapaceiro para sair do foco dela.

Os usuários do Trapaceiro das Marés adoram comprar a Ampulheta de Zhonya, que além de oferecer os status mais interessantes para o campeão, também lhe fornecem o efeito ativo Estase, que casa perfeitamente com o kit do Fizz.

Com a Zhonya, ele pode realizar entradas em profundidade, acertando sua isca em alguém e liderando seu time no avanço e depois sair ileso.

Essa enorme flexibilidade do campeão, fazendo com que ele possa entrar e sair das lutas como bem entender enquanto ainda tem um enorme potencial de criação de jogadas, são alguns dos fatores que fazem com que Fizz seja uma excelente escolha pra impactar na rota do meio e guiar seus jogos pra vitória.

  • 1° lugar: Ahri, a Raposa de Nove Caudas

Para fechar a lista, temos um dos magos mais completos e eficazes do jogo.

A fase de rotas da Ahri é extremamente sólida, já que ela possui autocura com sua passiva Furto de Essência e consegue causar dano a longas distâncias. Ela pode limpar a onda de minions e causar dano ao seu adversário ao mesmo tempo, usando Orbe da Ilusão.

Alguns personagens mais agressivos podem tentar se aproveitar da fragilidade da campeã para iniciar um ataque contra ela, mas seu Encanto sempre será uma ferramenta útil para se livrar desse tipo de ameaça.

Por mais que o charme faça com que o campeão atingido ande na direção de Ahri, o que pode parecer exatamente o oposto do que iriamos querer numa situação de perigo, o alvo se torna inofensivo, não podendo atacar nem usar habilidades. Além do mais, o alvo encantado fica sob um forte efeito de lentidão.

A firmeza de Ahri na fase de rotas se torna praticamente insuperável uma vez que ela aprende seu ultimate, o Ímpeto Espiritual. Nesse momento, apenas ganks extremamente bem coordenados poderão abater uma Ahri que saiba utilizar bem o kit da campeã, já que ela pode se livrar de praticamente todas as ameaças possíveis com os seus 3 rápidos avanços, proporcionados pela ultimate.

O grande trunfo da campeã é a forma como ela pode jogar de forma extremamente agressiva mesmo a uma distância segura. Até mesmo na fase de rotas, ela pode facilmente abater inimigos que dêem um passo errado, já que seu combo de Encanto com Orbe da Ilusão e Fogo da Raposa causa uma enorme quantidade de dano mágico.

Porém, esse tipo de postura pode ser adotada pelo usuário da Raposa de Nove Caudas durante a partida inteira. Seja no meio jogo, durante pequenas lutas, ou no fim de jogo, em meio a caóticas lutas 5 x 5, acertar um alvo inimigo com Encanto permite com que Ahri e seu time o causem uma enorme quantia de dano, enquanto ele está inofensivo.

Com tanta versatilidade no kit, a Raposa de Nove Caudas sempre foi e continuará sendo uma das melhores escolhas pra vencer na rota do meio.

Ultimamente, a sua build mais popular tem sido a que leva Aprimoramento Glacial e itens como Hextec GLP e Sombras Gêmeas, para aprimorar ainda mais o potencial de criação de jogadas da campeã. Por todos esses motivos, a Ahri acaba levando o primeiro lugar nessa nossa lista.

  • FINALIZAÇÃO

Subir de elo jogando na rota do meio é uma escolha boa, mas certamente não é fácil. Você deve pensar bastante sobre sua matchup, sobre as condições de ambos os caçadores e da rota superior e inferior, para assim bolar o melhor plano de jogo pra você e pro seu campeão.

Ao aprimorar cada vez mais e mais a sua visão de jogo e a sua capacidade de criar jogadas, você pode começar a causar estrago com os campeões citados na lista e também com vários outros que não foram citados.

Por isso, a recomendação de sempre: escolha qual campeão dessa lista mais te agrada, jogue algumas partidas normais com ele até se habituar com suas habilidades, combos e itens. Depois, aplique-os na sua ranqueada, e caso você tenha feito tudo com disciplina, com certeza verá o seu impacto na partida.

Pra finalizarmos, contamos também com a sua opinião: Qual campeão mais te ajudou na sua escalada de elo jogando no mid, e por quê? Seu depoimento vale muito pra nós e pra todos que estão assistindo!

De qualquer forma, muito obrigado a todos pela audiência. Se inscrevam no canal da Prota e deixem o like nesse vídeo, para continuar incentivando o nosso trabalho de te informar sobre os mais diversos aspectos de League of Legends. A todos, boas partidas e até a próxima!

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares