fbpx

Escola dos Games

O maior portal de e-sports do Brasil

4 Macetes e Segredos do Free Fire

  • Introdução:

Salve “tropa” da Escola dos Games! Tudo beleza?

Free Fire é um jogo muito interessante e seus jogadores nunca param de nos surpreender com métodos criativos para se chegar no tão desejado “Booyah!”.

Existem alguns macetes que, com uma pitada de ousadia, acabam deixando a sua gameplay muito mais fácil e prática. Uns são mais famosos que outros, também existem truques ocultos para te dar uma vantagenzinha in game.

Com uma boa pensada e uso de novas estratégias, é possível achar novas formas de conquistar a vitória e garantir seu mestre da temporada.

  • Prota Games

Se você quer evoluir no Free Fire de um jeito muito mais rápido através de aulas especialistas no jogo, recomendamos que você assista as aulas exclusivas que estão disponíveis no canal da Prota Games

  • Se movimente bastante.

Parece uma dica simples, não? Mas por incrível que pareça, é de extrema importância nos mais mínimos detalhes. Qualquer passo em falso realizado pode acabar te desfavorecendo, mas tendo algumas ideias em mente, você estará sempre a frente dos seus inimigos. Um macete bom, é simplesmente ficar andando enquanto atira, ou pular na hora do disparo. Isso vai aumentar a chance do disparo parar na cabeça do oponente drasticamente, ao mesmo tempo que você desvia dos disparos dele. Evite bastante atirar parado. É um pecado capital jogos de tiro no geral.

Ao ver que o seu oponente está usando uma shotgun, mantenha-se firme e apenas agache. No geral, as espingardas só são efetivas a queima roupa e com disparos em sua cabeça. Ao se abaixar, o personagem acaba por sair da zona de acerto, esquivando-se dos estilhaços criados pelo tiro do inimigo. Assim, você diminuirá consideravelmente – e muitas das vezes completamente – o dano do disparo efetuado. Do mesmo modo, você pode se agachar para desviar de oponentes tentando te matar com os punhos

Quando for lootear uma caixa, itens no chão e até mesmo drop dos outros sobreviventes, certifique-se de sempre; repito, sempreEstar em movimento. Para fazer isso, basta chegar no loot e ficar rodando seu joystick de movimentação, enquanto pega os espólios com o atalho no campo superior direito, ou abrindo o inventário. Isso vai fazer com que seu personagem fique impossível de se tomar “capão”. Essa estratégia é muito efetiva quando não se há granadas de gelo a serem utilizadas, ou quando você quer economizar todos os seus recursos.

Note que quando você está deitado, demora bastante para que seu personagem conclua a animação para se levantar; e quaisquer segundos e milésimos perdidos com isso são fatais. Cancele a animação simplesmente clicando no botão de correr ao mesmo tempo que troca de arma. Desse jeito, o jogo entende que você já está de pé, e ignora totalmente a animação de levantamento. Engraçado, não? 

Agora, também temos as casas e celeiros da Bermuda. Todas as construções têm suas vantagens e desvantagens, sem exceção. Geralmente elas são facilmente acessadas pelos pneus que ficam nas proximidades, dando um equilíbrio entre campers – geralmente snipers que usam desses locais para obter visão e o highground – e rushers;  esses que vão invadir o local e matar todos que estiverem ali com armas poderosas a curta-distância.

Use também granadas de gelo para pular servir de plataforma para subir em um local inacessível para surpreender alguns distraídos. Um jeito funcional de se colocar acima dos inimigos.

Você também deve deixar sua arma de queima-roupa – espingardas, submetralhadoras e similares – no primeiro slot, para que quando faça uso de alguma granada, explosiva ou de gelo, automaticamente mude a arma em mãos para a de curta-distância.

No geral, essas dicas irão te render algumas kills, e você vai notar com a prática como seu personagem tem sempre mais vantagem sobre os outros.

  • Utilize seus recursos de forma criativa

Cada item do jogo possui uma finalidade bem específica; granadas de gelo, por exemplo, fazem brotar uma parede de gelo para você se proteger. Com isso, você pode rushar ou simplesmente se proteger de disparos inimigos. Ou o air drop, item que envia loots decentes  e muitas vezes bons, para aqueles jogadores mais iniciantes ou que se sentem azarados ficarem mais armados durante a partida.

Alguns podem parecer inúteis aos seus olhos, mas saiba que todos eles tem um motivo para existirem; e quando combinadas, podem ter um resultado devastador sobre o jogo… ou vai te arrancar algumas risadas.

Um bom exemplo é combinar a granada de gelo com a mina terrestre. Você se pergunta: “eu ouvi isso direito?”, e sim, isso é possível, e é uma estratégia bem prática e “apelona”. Tudo que você precisa é desses dois itens – gelo e mina – combinados a uma escada. Coloque a parede na subida da escada, e logo acima da parede, plante uma mina. Pronto! Basta esperar essa parede derreter ou ser quebrada, por você, companheiros de squad ou inimigos. Uma desvantagem de se usar minas terrestres é que, caso detectada, basta apenas um disparo de qualquer arma para desarmá-la; e como geralmente ficam no chão, não é muito difícil que isso ocorra. No entanto, como você vai posicionar a mina acima do gelo, ela vai ficar “flutuando”, indetectável para pessoas do andar de baixo, que serão surpreendidas pelo dano repentino e abrindo brechas. Utilize essa estratégia quando for encurralado; lembre-se que você pode plantar duas minas no mesmo lugar para causar dano letal ao oponente.

Outro é ao combinar o air drop com o mascote que cria granadas de gelo periodicamente. Você que gosta de jogar solo e se meter em um squad já deve ter visto uma galera parando em cima de torres inacessíveis ou coisa do tipo e se frustrando, porque afinal de contas, você vai se sentir sozinho até… um bom tempo de partida. Essa estratégia se consiste em ficar parado em um local só esperando seu pet criar diversas granadas de gelo de forma segura para você e seu squad, enquanto que o air drop lhe garante armas, armaduras e itens no geral que vão te dar assistência ao decorrer do resto da partida. Geralmente você vai querer usar esta estratégia em um squad cheio com uma boa comunicação, então tome muito cuidado quando for jogar com aleatórios no time.

Um macetezinho que é um tanto quanto sombrio, é de que você pode se curar e levantar seu parceiro ao mesmo tempo. Basta iniciar a ação de reviver e, enquanto ela acontece, começar a se curar com kit médico. O Free Fire é um dos poucos jogos onde isso é possível! Ao mesmo tempo, saiba que você pode curar seu aliado através de paredes; basta estar dentro do range para iniciar a animação de levantamento do seu companheiro.

Outro item que pode ser facilmente utilizado é o própria safezone do Free Fire, e de forma muito simples: jogadores mais novatos e inexperientes irão na maioria dos casos correr desesperadamente para se safar do dano, mesmo que ele ainda seja muito pouco. Você também pode “camperar” ou realizar o “stalling”, que é nada mais nada menos do que a estratégia de se posicionar de modo que o oponente não possa reagir e simplesmente caia – geralmente isso ocorre com a Safe mesmo, em conjunto com a falta de recursos do sobrevivente. Aproveite do pânico para conseguir tiro livre sobre esses sobreviventes.!

  • Controles

Obviamente, não é nada muito secreto. Desde os primórdios, em todos os jogos de celular do estilo, os jogadores tentam encontrar o “modo correto” ou o mais “eficiente” de se jogar. De fato, a HUD ou o tanto de dedos na tela podem interferir na sua jogatina; então jogue bastante até chegar na configuração que mais te agradar.

A HUD, por exemplo, não precisa de muitas complicações; geralmente os jogadores não mudam nada dela, a não ser que sintam que os botões não estão sendo clicados, ou que a tela é muito pequena.

A quantidade de dedos para jogar também não difere muito na gameplay, visto que o Free Fire possui controles simples e muitos players – mesmo pro-players – estão acostumados a jogar com apenas 2 dedos. Mas isso é muito mais uma questão de costume, e sinceramente, quanto menos dedos bloqueando seu campo de visão em um jogo de tiro, melhor.

A sensibilidade, também polêmica, afeta sim o seu jogo; geralmente, existem configurações recomendadas por jogadores ou pela própria Garena. No entanto, o seu dispositivo pode acabar afetando a sense, tendo a tela pequena, ou por travar no meio da jogatina – o que é difícil para um jogo leve como Free Fire… Mas tente explorar ao máximo para descobrir qual a config perfeita para você.

No geral, os controles realmente são isso: experimentar e ver o que mais lhe agrada, e não tem muito segredo.

Compartilhe em suas redes socais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social menu is not set. You need to create menu and assign it to Social Menu on Menu Settings.

shares